CUIABÁ

Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara debate melhorias para o centro histórico de Cuiabá

Publicados

em

01/04/2025
Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara debate melhorias para o centro histórico de Cuiabá

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

A revitalização do centro histórico da capital foi a pauta principal da reunião da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara de Cuiabá, realizada na manhã desta terça-feira (1º). Participaram os vereadores Cezinha Nascimento (União Brasil), Maria Avalone (PSDB) e Eduardo Magalhães (Republicanos).
Vice-presidente da comissão, a vereadora Maria Avalone destacou a reunião que teve com o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, visando o fortalecimento da parceria entre os órgãos na busca por melhorias para a cultura cuiabana. Também participaram dessa reunião o conselheiro Antônio Joaquim, o deputado estadual Carlos Avalone (PSDB), o presidente do Instituto Teotônio Vilela MT, Carlos Antônio de Borges Garcia, a deputada federal Gisela Simona (UB), o empresário Jandir Milan e o diretor do ITV e empresário Leonardo Maia.
“A gente está com muita esperança, pois sabemos da realidade triste do nosso centro histórico. O Instituto Teotônio Vilela é um instituto ligado ao PSDB, que é o meu partido, e nós estamos mostrando à sociedade, aos poderes, que isso aqui nos una para a gente poder fazer e transformar o nosso centro histórico. Temos uma capital que é rica, do agronegócio, mas nós temos um centro histórico abandonado que nos envergonha. Várias prefeituras já se passaram, governos se passam, e a gente continua com esse centro histórico que hoje em dia nós estamos perdendo muito, porque os casarões, toda aquela história, aquela vivência do povo, aquela raiz que tem, ela realmente está sendo destruída, eles estão degradados, e então temos que fazer uma política pública juntando todos”, afirmou a vereadora.
Maria Avalone também ressaltou a urgência dessa mobilização, considerando que no dia 8 de abril a cidade vai completar 306 anos.
“Esses poderes juntos, eu tenho certeza que a gente vai encontrar uma solução para o nosso Centro Histórico de Cuiabá. Dia 8 de abril é o aniversário de Cuiabá, e que a gente consiga mobilizar todos os poderes, toda a sociedade, para que a gente mude essa realidade tão triste que nos envergonha”, finalizou.
Presente em 26 estados, o Instituto Teotônio Vilela é uma entidade ligada ao PSDB que debate e propõe políticas públicas para diversas áreas da administração pública e privada.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura realiza Festival Paralímpico Loterias Caixa neste sábado

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Hospital Central poderá ter alas com nomes de profissionais da saúde; deputado manifesta apoio

Publicados

em

Por

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) declarou nesta quarta-feira (29) apoio ao projeto que nomeia as alas do Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso em homenagem a profissionais da saúde e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento social do estado.

De acordo com o parlamentar, a proposta foi construída em conjunto com os deputados Júlio Campos (União), Max Russi (PSB) e outros membros da Assembleia Legislativa. O objetivo, segundo ele, é valorizar pessoas que tiveram atuação marcante na saúde pública e no atendimento à população.

“Já que o governo decidiu não colocar o nome de uma única pessoa no hospital, optamos por homenagear quem trabalhou pela saúde e pela área social. São 11 nomes que representam essa história”, afirmou Wilson Santos.

Entre os homenageados estão o ex-secretário de Saúde Luiz Soares, o médico Ivens Cuiabano Scaff, a enfermeira — mãe do deputado Júlio Campos, idealizadora do projeto original do hospital — e o pastor Sebastião Rodrigues de Souza, líder religioso que teve forte atuação comunitária.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro afirma pagamento dos salários dentro do mês trabalhado em 2020

Wilson também lembrou que o governo do estado já definiu a nomenclatura oficial do complexo hospitalar, denominado Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso, e iniciou a instalação das placas de identificação nas alas.

“O importante é reconhecer quem dedicou a vida a cuidar do próximo. Essas homenagens simbolizam gratidão e respeito à história da saúde em Mato Grosso”, concluiu o deputado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA