Turismo
Brasil e Bolívia assinam acordo de cooperação turística durante agenda bilateral em Brasília
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, assinou nesta segunda-feira (16), em Brasília (DF), o Memorando de Entendimento entre o Ministério do Turismo e o Ministério do Turismo Sustentável, Culturas, Folclore e Gastronomia da Bolívia sobre cooperação turística. A assinatura ocorreu durante a agenda bilateral entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, e marca um novo passo na ampliação da parceria entre os dois países no setor.
A visita oficial do líder boliviano ao Brasil teve como objetivo fortalecer a cooperação regional e aprofundar as relações bilaterais em áreas estratégicas como energia, investimentos e turismo. No campo turístico, o acordo estabelece bases para ampliar o fluxo de visitantes, estimular investimentos e promover a integração de destinos na América do Sul.
Durante o encontro, os líderes também discutiram o avanço da chamada rota bioceânica, projeto de integração continental que busca conectar o Oceano Atlântico ao Pacífico por meio de corredores logísticos que atravessam países da região, ampliando o comércio, a circulação de pessoas e o potencial turístico regional.
Para o ministro Gustavo Feliciano, o fortalecimento da cooperação regional tem contribuído para ampliar a presença de visitantes internacionais no Brasil.
“Estamos batendo sucessivos recordes, com números históricos de chegadas de estrangeiros e de gastos deste público no país. E é uma satisfação constatar a crescente presença de turistas bolivianos no nosso país. Esse número saltou de 123,8 mil, em 2023, para mais de 129 mil no ano passado. Sejam sempre muito bem-vindos”, afirmou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também destacou a importância da relação entre os dois países. “É um enorme prazer e satisfação saber que o senhor escolheu o Brasil como o primeiro país a ser visitado no seu mandato. Isso demonstra a importância que um país tem para o outro, uma relação que estamos dispostos a fortalecer ainda mais. Conte conosco para isso e sejam bem-vindos ao Brasil”, disse.
Já o presidente boliviano ressaltou a relevância da integração regional. “Não há nada como a América do Sul no mundo. É uma força única e estamos felizes de estarmos aqui no Brasil hoje. Obrigado ao presidente Lula, ao Brasil e ao povo brasileiro”, afirmou Paz.
INTEGRAÇÃO TURÍSTICA
O memorando assinado pelos dois países prevê ações conjuntas para ampliar a cooperação no setor turístico, incluindo intercâmbio de informações e conhecimento, promoção conjunta de destinos, atração de investimentos, qualificação profissional e fortalecimento da oferta turística.
A iniciativa também contempla cooperação institucional entre autoridades de turismo, participação conjunta em eventos e feiras internacionais e o desenvolvimento de novos produtos turísticos voltados à integração regional. A expectativa é estimular o fluxo de visitantes, promover o intercâmbio cultural e consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e aproximação entre os povos da América do Sul.
Brasil e Bolívia mantêm uma relação estratégica na região. Os dois países compartilham a maior fronteira terrestre do território brasileiro, com 3.423 quilômetros de extensão, conectando os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ao país vizinho.
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Turismo
Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com o Ministério do Turismo
Mais de 3,4 mil meios de hospedagem formais de todo o Brasil – hotéis, pousadas, hostels, entre outros – já usam a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital, que agiliza consideravelmente o procedimento de check-in para o consumidor e elimina o uso de papel por estabelecimentos do ramo.
A modernização é fruto de um sistema desenvolvido pelo Ministério do Turismo e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que será integralmente adotado a partir de 20 de abril (segunda-feira). Mais de 1,71 milhão de fichas já foram feitas no novo modelo, por um total de 3.406 empresas hoteleiras.
Semelhante ao sistema usado no check-in de voos, a FNRH digital permite o preenchimento antecipado e online de dados via Gov.Br. Todo o processo pode ser rapidamente concluído a partir da leitura de um QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento.
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, afirma que a modernização vai qualificar ainda mais a experiência de viagem pelo Brasil.
“Hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem vão passar a oferecer um check-in muito mais ágil, confortável e seguro. Além de eliminar o uso de papel e contribuir para a sustentabilidade ambiental do nosso país, a nova ficha digital vai facilitar a vida de todos: do hóspede, que não perderá mais tempo com procedimentos demorados em balcões de recepção; e dos empreendedores do setor, que vão ter menos custos e poderão aprimorar seus negócios”, ressaltou o ministro.
Ações do ministério
O Ministério do Turismo vem orientando o setor quanto à transição para o novo sistema, implementado gradativamente desde novembro de 2025. A fim de auxiliar na preparação, o órgão tem organizado várias ações educativas, como um vídeo com as etapas do processo. Acesse clicando aqui.
O Ministério também criou uma página eletrônica de perguntas e respostas frequentes, onde é possível tirar dúvidas. Acesse clicando aqui.
“O Ministério do Turismo está à inteira disposição para ajudar nesta que é uma das maiores transformações do segmento no governo do presidente Lula. Portanto, você, hoteleiro, conte conosco e faça sua adesão. Este é mais um grande avanço do turismo brasileiro, cuidando ainda melhor de quem faz o nosso setor crescer e se consolidar como um dos grandes geradores de emprego, renda e inclusão social no Brasil”, acrescenta o ministro Gustavo Feliciano.
Adesões
A pasta reforça que o processo requer adaptações por parte dos 19.231 meios de hospedagem regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), independentemente de usarem sistemas de gestão próprios.
Os estados de São Paulo (693), Minas Gerais (313), Santa Catarina (311), Rio de Janeiro (305) e Rio Grande do Sul lideram (258) em número de estabelecimentos que já aderiram à nova FNRH digital.
Na região Norte, destaque para o Pará, com 57 empreendimentos adequados, seguido do Amazonas, onde o número chega a 53. Já no Centro-Oeste, o Mato Grosso saiu na frente, com 86 meios de hospedagem já adaptados, bem como Goiás, no qual 78 empresas do ramo já enviam fichas em formato digital.
Proteção de dados
A transição para a FNRH Digital – que, no caso de hóspedes estrangeiros, não exigirá a necessidade de uma conta Gov.Br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações sensíveis seja feito em ambiente criptografado e controlado.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
Policial7 dias atrásAdolescente de 16 anos é atraído por falsa ligação da namorada, sequestrado em VG, espancado e jogado em praça de Cuiabá em estado grave e encontrado pela família cinco dias depois no Pronto Socorro
-
Estadual6 dias atrásOperação Pentágono desarticula atuação interestadual e responsabiliza envolvidos no ataque em Confresa
-
Cidades7 dias atrásIdosos de 75 e 66 anos são presos em flagrante após assassinato brutal de jovem de 20 anos e tentativa de ocultação do corpo em Tapurah
-
CUIABÁ6 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias
-
Policial4 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
CUIABÁ7 dias atrásAbílio Brunini propõe redesenho da zona industrial de Cuiabá e aposta em polo ecoindustrial na Guia para atrair indústrias limpas, VEJA O VÍDEO
-
Economia6 dias atrásLIDE e ALMT reúnem Henrique Meirelles, Hamilton Mourão, Aldo Rebelo Max Ruasi e gigantes da política e da economia nacional para discutir o futuro de Mato Grosso em Cuiabá
-
Policial5 dias atrásLíder religioso é condenado por enganar adolescentes e usar religião para cometer crimes sexuais








