Política Estadual
Água Boa recebe unidade do Corpo de Bombeiros com articulação do deputado Dr. Eugênio
A cidade de Água Boa passou a contar, a partir desta quarta-feira (16), com uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar, fruto de articulação do deputado Dr. Eugênio (PSB). Médico e ex-vereador do município, o parlamentar acompanhou a inauguração e destacou a importância da instalação da unidade para garantir mais segurança e agilidade no atendimento à população.
“A implantação da unidade representa um avanço significativo para o município, que cresce e precisa de um atendimento mais rápido e eficaz em situações de emergência. Todas as autoridades compreenderam a relevância do nosso pleito”, afirmou o deputado.
Deputado pelo Araguaia, Dr. Eugênio conhece de perto a realidade local, o crescimento econômico de Água Boa e dos municípios vizinhos, bem como a consequente demanda social e por segurança pública gerada por esse cenário de desenvolvimento.
Estudos apresentados por ele indicam que, nos próximos 10 anos, a população de Água Boa deve dobrar, passando dos atuais cerca de 35 mil habitantes para aproximadamente 70 mil pessoas, impulsionada pelos investimentos realizados no município e em cidades do entorno, como Canarana, que também deve receber uma unidade do Corpo de Bombeiros em breve, e também Querência.
O parlamentar destacou ainda que a instalação do quartel do Corpo de Bombeiros em Água Boa foi resultado de uma ação conjunta e contou com o apoio de diversas pessoas. “Temos agora ao nosso lado uma das instituições mais queridas pelos brasileiros, que é o Corpo de Bombeiros. E a inauguração dessa unidade é uma luta de muitas mãos”, afirmou o parlamentar.
Foto: JONAS DA SILVA
Durante a inauguração, o deputado Dr. Eugênio destacou o papel fundamental do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta para a concretização da unidade. Ele também agradeceu a todos que abraçaram a causa da instalação, mencionando a atuação decisiva do secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri (presente na solenidade), do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Glêdson, além do prefeito Dr. Mariano Filho e dos vereadores do município.
Corpo de Bombeiros na região – No Vale do Araguaia, até então, o Corpo de Bombeiros Militar contava com companhias independentes em Barra do Garças e Nova Xavantina, além de núcleos da corporação em Alto Araguaia e Confresa.
Em todo o Estado de Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros dispõe de 7 comandos regionais, localizados em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Garças e Alta Floresta, além de unidades nos municípios, estruturadas em companhias e batalhões.
Saiba mais sobre o mandato – https://bit.ly/3IAY4ge
Fonte: ALMT – MT
Política Estadual
ALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) participou, por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), do lançamento do programa “Mato Grosso em Defesa das Mulheres” e da assinatura do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, realizados nesta sexta-feira (17), em Cuiabá. A iniciativa do Governo do Estado reúne medidas estratégicas voltadas ao fortalecimento da rede de proteção e ao enfrentamento da violência de gênero e dos feminicídios em Mato Grosso.
A participação da ALMT reforça o compromisso institucional do Parlamento com a pauta dos direitos das mulheres, por meio da atuação da Procuradoria Especial da Mulher, que desenvolve ações de acolhimento e orientação, articulação de políticas públicas e incentivo à implantação de Procuradorias nos municípios.
O programa tem como diretriz a integração entre os poderes e instituições, fortalecendo o trabalho em rede e ampliando a efetividade das políticas de enfrentamento à violência de gênero.
A subprocuradora especial da Mulher da ALMT, Francielle Brustolin, disse que a iniciativa reúne demandas históricas da rede de enfrentamento e amplia a estrutura de proteção em diferentes regiões do Estado.
“O programa contempla avanços importantes construídos a partir de pleitos históricos da rede de enfrentamento. Entre eles estão a implantação da Delegacia da Mulher 24 horas em Várzea Grande, novas unidades em municípios como Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, além da abertura de novas Salas Lilás, que são espaços de atendimento humanizado e reservado para mulheres em situação de violência e outros serviços de atendimento”, afirmou.
Foto: MAYKE TOSCANO/Secom-MT
Ela também ressaltou ações voltadas à autonomia econômica das beneficiárias, com iniciativas de inserção no mercado de trabalho.
“Há um conjunto de medidas voltadas à autonomia financeira das mulheres em situação de violência, com oportunidades por meio de programas como o Empregos MT e ações direcionadas à inserção de jovens no mercado de trabalho, o que contribui para o rompimento do ciclo da violência”, pontuou.
Francielle destacou ainda o papel da Assembleia Legislativa no âmbito do pacto firmado entre os poderes.
“A participação da ALMT se dá pelo compromisso de fortalecimento e ampliação das Procuradorias da Mulher nos municípios. Trata-se de uma contribuição direta do Parlamento dentro do programa, com o objetivo de garantir mais acesso a orientação, acolhimento e encaminhamento”, completou.
Para a consultora da Comissão de Orçamento e Fiscalização e da Procuradoria da Mulher da ALMT, Rosângela Saldanha Pereira, a iniciativa consolida o caráter estruturante da política pública.
A atuação do Parlamento na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas, especialmente no processo orçamentário, também foi destacada por Rosângela. Segundo ela, a consolidação do Orçamento Mulher é fundamental para dar visibilidade às ações voltadas ao público feminino. “Sem orçamento, não há política pública”, afirmou.
Entre as medidas anunciadas pelo Governo do Estado estão a implantação da Delegacia da Mulher 24 horas em Várzea Grande no primeiro semestre de 2026, a criação de novas unidades em municípios como Lucas do Rio Verde e Sorriso e a instalação de núcleos especializados em diferentes regiões do Estado.
O pacote inclui ainda a ampliação da Patrulha Maria da Penha, o fortalecimento de estruturas nas forças de segurança, a criação de um portal estadual com informações integradas sobre violência de gênero e a oferta de teleatendimento psicológico às vítimas.
O deputado estadual Carlos Avallone, que acompanhou o lançamento, destacou a importância da atuação conjunta entre instituições e do engajamento da sociedade no enfrentamento à violência de gênero. Segundo ele, o enfrentamento ao problema exige ações contínuas e articuladas, com participação do poder público e mudança de cultura, especialmente por meio da educação.
A participação da ALMT no evento reforça sua atuação no fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência de gênero. Por meio da PEM, a Casa segue contribuindo na articulação de ações e na ampliação da rede de proteção às mulheres em MT.
Fonte: ALMT – MT
-
Policial6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
Policial6 dias atrásLíder religioso é condenado por enganar adolescentes e usar religião para cometer crimes sexuais
-
Economia6 dias atrásEm Cuiabá, Aldo Rebelo critica alta de gastos e impostos por parte do governo federal e diz que Brasil trava seu potencial de crescimento, VEJA O VÍDEO
-
Economia5 dias atrásEm Cuiabá, Meirelles faz alerta duro sobre guerra, dólar e gastos públicos, defende industrialização como saída para blindar o Brasil “Mato Grosso é o eixo estratégico”
-
CUIABÁ6 dias atrásPaula Calil diz que Plano Diretor de Abilio segue modelo “estilo Curitiba”, mas alerta: Cuiabá não tem o mesmo clima, transporte de qualidade, estrutura para levar polo ecoindustrial à Guia
-
Destaque4 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Destaque4 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Cidades3 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO








