CUIABÁ

Abílio Brunini celebra patriotismo e memória afetiva no desfile cívico de 7 de Setembro

Publicados

em

_MAIS DE OITO MIL PRESENTES_

JB News

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, celebrou com entusiasmo o sucesso do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, realizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro Histórico da capital. O evento reuniu mais de oito mil pessoas e marcou os 203 anos da Independência do Brasil, resgatando uma tradição que há muito tempo não era vivenciada com tanta força na cidade.

“Esse desfile, no traçado original da Avenida Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura e à Igreja Matriz, é um marco. Valorizamos nosso Centro Histórico, o comércio local e toda a área central de Cuiabá. A população compareceu em peso, com famílias inteiras, pais, filhos, amigos e alunos. Foi lindo ver cada sorriso, cada foto tirada, cada criança empolgada com a festa da nossa pátria”, destacou o prefeito.

Abilio reforçou que o objetivo de realizar o desfile no coração da cidade foi também criar memória afetiva, especialmente entre as novas gerações. “Essa alegria das crianças acompanhadas de suas famílias traz lembranças de outros tempos. Eu mesmo fui levado pelo meu pai para assistir ao desfile quando era pequeno. Resgatar isso é restaurar laços familiares e o orgulho cívico”, completou.

Leia Também:  Programa tema Livre entrevista o empresário e presidente do Democratas em VG Julio Pacheco

O prefeito também expressou gratidão pela parceria institucional que tornou o evento possível. “Agradeço ao governador Mauro Mendes, ao comandante da 13ª Brigada, às forças de segurança, servidores públicos e todos os envolvidos na organização. Foi uma verdadeira união de esforços para proporcionar à população um momento de respeito, patriotismo e tradição”, comentou.

Apesar de reconhecer os desafios, Abilio afirmou que o desfile deste ano superou expectativas e já anunciou melhorias para a próxima edição. “Foi um grande passo, e ano que vem será ainda melhor. Vamos investir em mais estrutura, sombra, conforto e comodidade para o público. Queremos que o 7 de Setembro em Cuiabá seja cada vez mais forte, representativo e acolhedor”, disse.

Por fim, o prefeito ressaltou que a data vai muito além do simbolismo: “Celebrar a Independência é reafirmar nossos valores. Acreditamos em um Brasil soberano, com instituições fortes e representantes que inspirem confiança. E nada representa mais isso do que ver o nosso povo nas ruas, unido pelo amor à Pátria”, concluiu o prefeito.

*#PraCegoVer*

Leia Também:  Presidente da Câmara destina 200 mil à Associação de espinha bífida de Mato Grosso

Imagem mostra o prefeito Abilio Brunini acompanhando o desfile de 7 de setembro ao lado de autoridades militares

https://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias/prefeito-celebra-patriotismo-e-memoria-afetiva-no-desfile-civico-de-7-de-setembro

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Projeto contra conteúdo erótico em livros didáticos avança em Cuiabá

Publicados

em

Por

Antoniel Pontes – Assessoria do vereador Rafael Ranalli
O projeto de lei que proíbe a utilização e distribuição de livros com conteúdo erótico nas escolas municipais avançou na Câmara de Cuiabá após receber parecer favorável da Comissão de Educação. A votação ocorreu na manhã desta quarta-feira (10). A proposta foi apresentada pelo vereador Rafael Ranalli (PL) e, no final de agosto, já havia sido aprovada em plenário. Na ocasião, a votação registrou 21 votos favoráveis ereadores, derrubarando o parecer contrário emitido, anteriormente, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
De acordo com o texto, é considerado conteúdo erótico qualquer material com descrições ou representações gráficas de caráter sexual, explícito ou implícito, incluindo palavrões, órgãos genitais, relações sexuais ou atos libidinosos em textos, imagens, áudios ou vídeos. O projeto, no entanto, abre exceção para conteúdos de caráter científico-biológico, desde que adequados à faixa etária dos alunos.
A relatora da Comissão de Educação, vereadora Michelly Alencar (União Brasil), explicou que a iniciativa de Ranalli reforça a proibição dentro da rede municipal de ensino.
“Esse projeto vem para reforçar a proibição da distribuição de livros com conteúdos eróticos no município. Precisamos, principalmente no momento que estamos vivendo, estar atentos. Por isso, meu parecer é pela aprovação”, afirmou Michelly, que foi acompanhada pelos vereadores Daniel Monteiro(Republicanos), presidente da Comissão, e Mário Nadaf (PV).
No fim de agosto, o tema se tornou pauta de discussão após Ranalli verificar uma denúncia sobre um material considerado impróprio em sala de aula. A gestão do prefeito Abílio Brunini determinou a retirada de uma página do livro didático que trazia a obra “Le Rêve”, de Pablo Picasso, com conotação sexual. À época, a diretora da Escola Raimundo Conceição Pombo, no bairro Parque Cuiabá, Jovilany Gonçalves, relatou que a ordem foi cumprida imediatamente. “Acatamos de primeira e retiramos assim que recebemos a determinação”, disse.
Em vídeo, o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, confirmou que a imagem foi excluída de todos os materiais pedagógicos da rede. “Detectamos o problema e não quisemos correr riscos. Embora seja uma obra de um artista importante, não era adequada para crianças de 5 e 6 anos. Pedimos a retirada e o caso está resolvido”, declarou.
Ranalli também sugeriu que o prefeito crie uma comissão dentro da Secretaria Municipal de Educação para analisar os livros didáticos, com o objetivo de evitar conteúdos de sexualização e erotização nas escolas da capital.
O parlamentar defende que o projeto busca preservar o desenvolvimento pedagógico e emocional das crianças, garantindo um ambiente escolar livre de conteúdos considerados impróprios. Ele lembrou ainda que cidades como Londrina (PR) já aprovaram leis semelhantes.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Programa tema Livre entrevista o empresário e presidente do Democratas em VG Julio Pacheco

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA