Destaque

Diretor da Petrobrás e da Caixa Econômica Federal no governo Geisel lança Biografia no próximo dia 24 

Publicados

em

JB News

No dia 24 de julho, das 09h às 12h, o Magrello Doce recebe o lançamento do livro “Eu estava lá – onde Paulo Cezar Figueiredo de Mattos narra algumas de suas memórias numa prosa afetiva, cheia de grande emoção”, escrito pelo jornalista Prof. Dr. Edwaldo Costa.
O evento contará com a participação do próprio Paulo Cezar, um dos poucos que ainda está vivo e sabe contar com lucidez sobre o governo militar e a Petrobras, um dos maiores produtores de petróleo e gás do mundo.
O livro custa R$ 30,00 (trinta reais) e todo o valor arrecadado será revertido em alimentos e doados para o Asilo Lar dos Vicentinos de Sinop-MT.
A obra tem cerca de 100 páginas, reviver de forma sucinta os bastidores da história do Brasil e da Petrobras, além de mostrar uma grande história de vida e superação. Mas engana-se quem pensa que é um livro sobre política, afinal, a obra também aborda a família, as missões no Brasil e no exterior, conta sobre o naufrágio do seu pai Oyama Sonnenfeld de Mattos, oficial da Marinha do Brasil, como foi contratado pela General Motors em cinco minutos, a posse inusitada na Caixa Econômica Federal, a presidência e fundação da FUNCEF, a palestra em inglês na ONU sobre correção monetária, a implantação da primeira bomba de combustível (álcool) em Cuiabá e outros estados brasileiros.
Apesar da pandemia prejudicar todo o processo, Paulo e a família acharam que não dava mais para esperar para lançar o livro. O evento será uma forma de homenagear o executivo aposentado, e presenteá-lo com flores em vida: “de certa forma, será uma grande homenagem para aquele que contribuiu com o desenvolvimento do Brasil.”

Leia Também:  TJ retira relatoria de Sérgio Ricardo e ordena redistribuição de contas da MT Par

Outras informações
(65) 99945-3290

COMENTE ABAIXO:

Destaque

Seminário em Cuiabá capacita gestores e contabilistas para a elaboração de orçamentos públicos

Publicados

em

Por

JB News

Cuiabá sedia nos dias 13 e 14 de maio o 2º Seminário de Contabilidade Pública – Orçamento Público: do planejamento à entrega de resultados, evento promovido pela Associação Mato-grossense de Contadores Públicos em parceria com a ATAME, assessoria especializada em ações de formação e capacitação no setor público.

O Presidente da AMCP, Luiz Mário de Barros, destaca a importância da elaboração correta do orçamento público, alicerce estratégico de qualquer gestão. “É por meio do orçamento que as diretrizes de governo se convertem em políticas públicas efetivas e o desenvolvimento local ganha materialidade. Contudo, a complexidade da execução orçamentária e a rigorosa pressão pela conformidade legal tornaram o ciclo PPA, LDO e LOA um desafio constante para contadores, planejadores e parlamentares. Lacunas no planejamento costumam resultar em baixa eficiência na aplicação de recursos, apontamentos pelos órgãos de controle e, primordialmente, na perda de oportunidades para a sociedade”.

O auditor do TCE-MT Francisney Liberato, palestrante e coordenador pedagógico do seminário, ressalta a importância desta capacitação focada na elaboração dos orçamentos públicos, que objetiva contribuir para que os gestores, auditores e contabilistas superem uma barreira fundamental: a distância entre o que se planeja e o que se entrega.

Leia Também:  Homem descobre que amante era casada e mata rival com 10 facadas

“Este seminário foi criado para fechar essa lacuna. Essa é a maior dor de quem trabalha com orçamento público pois um Plano Plurianual que não dialoga com a Lei de Diretrizes e a Lei Orçamentária Anual, está fora da realidade, contraria as recomendações e normas do Tribunal de Contas, e quem paga a conta é a população pois não terá os serviços e políticas públicas previstos no orçamento”, afirma o auditor.

Em dois dias de imersão, contadores, secretários de finanças, gestores municipais e auditores vão aprender, na prática, como estruturar um ciclo orçamentário sólido — com segurança jurídica e até inteligência artificial aplicada ao gasto público.

O seminário terá a presença de palestrantes do mais alto nível: Conselheiros do TCE-MT, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas e um Juiz do TJ-MT. E no segundo dia, três oficinas práticas intensivas — com vagas limitadas.

Entre os palestrantes estão o conselheiro do TCE-MT Antonio Joaquim; o conselheiro Waldir Júlio Teis, mediador de um dos painéis de debate; o auditor do TCE e professor Francisney Liberato; o Procurador-geral do Ministério Público de Contas, William Brito; o Contador Geral de Cuiabá, Eder Galiciani; a diretora técnica de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Cuiabá, Silvina Maria dos Anjos; o Secretário Adjunto do Orçamento Estadual da Sefaz-MT, Ricardo Capistrano; o juiz do TJ-MT, Vinícius Paiva Galhardo e o Gestor Governamental do Estado de Mato Grosso, Cícero Rodrigues Garcia.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA