Estadual
Documentário com apoio da Secel revela protagonismo feminino na expedição Roncador-Xincu
Com previsão de ser lançado em março deste ano, o documentário de curta-metragem “Memórias de Alda” destaca o protagonismo feminino na Expedição Roncador-Xingu, lançada pelo governo Getúlio Vargas como parte da “Marcha para o Oeste” entre 1943 e 1961. Esposa do coronel Flaviano de Mattos Vanique, figura central nos anos iniciais da expedição, Alda Vanique ganha na obra relevância histórica até então pouco retratada num contexto marcado por profundas transformações sociais, políticas e territoriais. As narrativas oficiais estão sob a ótica do marido e dos irmãos Villas-Bôas, que assumiram depois a expedição e acabaram virando referência no trabalho indigenista brasileiro.
Dirigido por Fátima Rodrigues, o documentário é uma proposta pública aprovada no Edital nº 15/2023/SECEL-MT e financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A produção conta com apoio institucional do Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia. O curta é produzido no município de Barra do Garças.
A obra evidencia a história de uma jovem mulher da alta sociedade gaúcha, de vida social intensa, que, em 1946, deixou o Rio Grande do Sul para viver no interior de Mato Grosso, no município de Nova Xavantina, ao lado do marido. A narrativa destaca os desafios enfrentados por Alda em um contexto cultural profundamente distinto daquele em que foi criada. A história da protagonista permanece viva na memória dos moradores, onde integra a narrativa da criação do município. Alda é lembrada no imaginário popular como a “primeira-dama” da cidade.
O documentário também apresenta a trajetória de Diacui, indígena do povo Kalapalo, que, em 1952, casou-se com o sertanista Ayres Cunha. As histórias de Alda e Diacui se entrelaçam ao longo do documentário e revelam perspectivas distintas femininas em meio à tragédia pessoal, à conquista territorial e ao contexto histórico da Marcha para o Oeste, no eixo Sul-Sudeste-Centro-Oeste do país.
Produtores do curta realizaram entrevistas com moradores e historiadores de Barra do Garças, Nova Xavantina e Cuiabá, em Mato Grosso, além de Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Entre os entrevistados está Cláudio de Mello Sander, sobrinho de Alda Vanique, que esteve em visita ao município de Nova Xavantina em dezembro do último ano. Meses após a morte da esposa, em 1946, o coronel Vanique deixou a liderança da expedição, que teve a condução repassada aos irmãos Villas-Bôas. Outras cidades também foram criadas em pontos de entroncamento para servir de base à expedição. É neste contexto que, em 1961, foi instituído o Parque Nacional do Xingu.
Para a diretora Fátima Rodrigues, contar a história de Alda e de Diacui é resgatar narrativas femininas sem visibilidade na história oficial do país. “Alda tem uma relevância histórica ainda pouco retratada. A história da Expedição Roncador-Xingu quase sempre foi contada sob a ótica do coronel Vanique ou dos irmãos Villas-Bôas. Hoje, temos a oportunidade de apresentar a perspectiva dessas mulheres”, destaca.
*Com informações da assessoria do projeto cultural
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Escolas estaduais de MT têm até sexta-feira (24) para se inscrever na Olímpiada Brasileira de Estatística
Escolas estaduais de Mato Grosso podem participar da Olimpíada Brasileira de Estatística 2026, que está com inscrições abertas até esta sexta-feira (24.4). A competição nacional busca estimular o interesse dos estudantes do ensino médio pela análise de dados, raciocínio lógico e interpretação de informações.
A olimpíada é uma iniciativa educacional que integra projetos pedagógicos complementares e tem como foco preparar os alunos para compreender fenômenos sociais, científicos e tecnológicos em uma sociedade cada vez mais orientada por dados.
A participação ocorre exclusivamente por meio das escolas, que devem indicar um professor coordenador responsável pelo processo de inscrição e acompanhamento dos estudantes ao longo da competição.
O processo de inscrição é dividido em duas etapas: pré-inscrição e confirmação. A pré-inscrição deve ser realizada até o dia 24 de abril, com o envio dos dados da escola, do professor responsável e da planilha com os estudantes participantes.
Para escolas públicas, a participação é gratuita, com possibilidade de solicitar apoio para impressão das provas, conforme critérios da organização. Já as instituições privadas devem cumprir também o prazo de pagamento para validação da inscrição.
A competição é estruturada em duas fases presenciais. A primeira fase, de caráter eliminatório, será composta por uma prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase, classificatória, contará com questões dissertativas que exigem análise mais aprofundada dos conteúdos.
As avaliações são aplicadas nas próprias unidades escolares, sob responsabilidade da equipe pedagógica, garantindo organização, segurança e cumprimento das orientações da comissão organizadora.
A olimpíada também prevê premiação com medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados para todos os participantes. A classificação considera, de forma separada, estudantes de escolas públicas e privadas, promovendo maior equidade.
Além de reconhecer o desempenho acadêmico, a OBE contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico, tomada de decisão baseada em evidências e resolução de problemas, fortalecendo o ensino de Estatística na educação básica.
Cronograma
• 09/03 a 24/04/2026 – Período de pré-inscrição
• Até 24/04/2026 – Envio da planilha de estudantes
• Até 02/05/2026 – Prazo de pagamento (escolas privadas)
• Após validação – Confirmação das inscrições
• 24 a 30/05/2026 – Aplicação da 1ª fase (prova objetiva)
• 20 a 24/07/2026 – Divulgação dos classificados para a 2ª fase
• 30/08 a 05/09/2026 – Aplicação da 2ª fase (prova discursiva)
• 07 a 11/12/2026 – Divulgação dos resultados finais
Mais informações podem ser acessadas no site oficial da olimpíada.
Fonte: Governo MT – MT
-
Policial6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
Policial7 dias atrásLíder religioso é condenado por enganar adolescentes e usar religião para cometer crimes sexuais
-
Economia6 dias atrásEm Cuiabá, Aldo Rebelo critica alta de gastos e impostos por parte do governo federal e diz que Brasil trava seu potencial de crescimento, VEJA O VÍDEO
-
Economia6 dias atrásEm Cuiabá, Meirelles faz alerta duro sobre guerra, dólar e gastos públicos, defende industrialização como saída para blindar o Brasil “Mato Grosso é o eixo estratégico”
-
CUIABÁ7 dias atrásPaula Calil diz que Plano Diretor de Abilio segue modelo “estilo Curitiba”, mas alerta: Cuiabá não tem o mesmo clima, transporte de qualidade, estrutura para levar polo ecoindustrial à Guia
-
Destaque4 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso
-
Destaque4 dias atrásDesembargadora Maria Erotides recebe Diploma Bertha Lutz por atuação no combate à violência contra a mulher
-
Cidades3 dias atrásIncêndio de grade proporção atinge casa noturna Gerônimo West Music no centro de Cuiabá, VEJA O VÍDEO








