Policial
Investigações da PC apontam que operadora de crédito comprou aparelho de telefone e chip em nome de servidor, fez empréstimos sem seu conhecimento em seguida deu aparelho como brinde
FRAUDE DOS CONSIGNADOS
*Veja o vídeo*
JB News
Por Nayara Cristina
A Polícia Civil, realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira 28.05, na sede da Delegacia Regional de Cuiabá, para apresentar os números das investigações sobre os empréstimos consignados realizados pela empresa Capital Consig.
Uma crise se formou em torno dos empréstimos consignados aos servidores públicos do estado, que tem se transformado em um escândalo por parte da imprensa local. As investigações foram comandadas pela Delegacia do Consumidor.
As investigações iniciaram após uma denuncia feita na Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso.
Segundo a Polícia Civil, as empresas usavam de estratégias ilegais para conseguir seduzir os servidores a contraírem os empréstimos, através da contatação de cartão de crédito, ou até mesmo outras negociações de empréstimos com outras empresas. Fazendo com que os servidores aumentassem suas dívidas, e com isso a instituição lucrava ainda mais.
Ainda conforme os investigadores, outras empresas compraram inclusive aparelhos telefônicos em nome de servidores, e com o aparelho em mãos, habilitavam um chip novo, baixavam aplicativos financeiros e realizavam transações e negociações fraudulentas. Em outras estratégias presenteavam os servidores públicos no intuito de aliciá-los.
Para o delegado Rogério Ferreira da Delegacia de Consumidores, o numero de boletins de ocorrência ainda é pequeno diante da gravidade da situação. Mas que mesmo assim é possível identificar as fraudes nas ofertas de créditos.
Conforme apurado, as empresas por saberem que os servidores públicos possuem credito com margem legitima, para empréstimos de cartão consignados e estão atolados em dividas. Oferecem novo empréstimo ao servidor que acredita estar contratando uma nova operação, mas na verdade está adquirindo um cartão de credito consignado.
Com o cartão em mãos, as empresas oferecem saques em dinheiro, oque é proibido. Uma vez que os cartões de créditos só deveriam ser utilizados para compras. E neste caso os valores eram transferidos via pix para cada pedido de saque.
Para o delegado, essa transferência tem a aparência de empréstimo, mas é na verdade não é. “No contrato assinado há uma clausula que autoriza o pagamento de um valor mensal, que não é valor do empréstimo, mas sim o pagamento mínimo do cartão de credito do consignado. Que sem saber o servidor acaba pagando por anos o tal cartão. Enquanto os juros fazem com que o valor a ser pago não tenha tempo determinado”. Comentou o delegado Rogério Ferreira.
A PC identificou ainda outra fraude provocada intencionalmente pelas empresas. Elas entram em contato com o servidor oferecendo juros baixos, onde as negociações parecem ser vantajosas. E que o servidor acaba sendo induzido pelas ofertas, e acabam fornecendo os seus dados pessoais. E acabam assinando contratos que eles nunca viram ou leram.
Em alguns casos os servidores chegaram a passar inclusive as senhas do GOV.BR para as empresas. Que com os dados e senhas em mãos simulavam e contratavam empréstimos bancários em nome do servidor em dezenas parcelas.
Durante as investigações o Delgado afirmou ter detectado que uma das empresas comprou um aparelho de celular em nome de um servidor, e fez todas as transações de empréstimos, e em seguida deu o parelho telefônico a ele, como se ele tivesse ganhado um bride. “Já chegamos ao ponto de identificar que a empresa comprou um celular, habilitou um chip no CPF do servidor, baixou aplicativos de banco. E negociou uma série de empréstimos e ao final tiveram a capacidade de presentear o servidor com o aparelho”. Comentou.
Em agosto de 2023, a Seiplag recebeu quatro servidores relatando denuncias de valores divergentes em relação com operações de cartão de créditos consignados com a Capital Consig. Em seguida iniciou uma investigação que culminou com a suspensão de algumas operações realizadas pela instituição.
No dia 27 de agosto de 2023, o Sindicato dos Profissionais da área Meio do Governo de MT (Simpaig), foi notificado da investigação e das medidas tomadas, inclusive a suspensão da operadora de credito. Em 2024 a Seiplag encaminhou para a Controladoria Geral (CGE), um pedido de investigação mais detalhada, para responsabilizar a operadora por danos causados aos servidores.
Veja :
CUIABÁ
Vídeo mostra briga entre mulheres em condomínio de Cuiabá, VEJA
JB News
por Emerson Teixeira
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma briga entre mulheres na tarde deste sábado (18), em um condomínio localizado na região da MT-251, em Cuiabá.
A confusão foi registrada no condomínio Chapada da Costa, situado entre o Atacadão e o Fort Atacadista. Nas imagens, as envolvidas aparecem trocando agressões, enquanto outras pessoas presenciam a cena.
Segundo relatos de moradores, o episódio causou preocupação e rapidamente repercutiu entre os residentes. Até o momento, não há informações oficiais sobre o que teria motivado a briga.
A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência, mas não há confirmação sobre detenções ou encaminhamentos relacionados ao caso.
VEJA :
-
Estadual6 dias atrásOperação Pentágono desarticula atuação interestadual e responsabiliza envolvidos no ataque em Confresa
-
CUIABÁ6 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias
-
Policial5 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
Economia6 dias atrásLIDE e ALMT reúnem Henrique Meirelles, Hamilton Mourão, Aldo Rebelo Max Ruasi e gigantes da política e da economia nacional para discutir o futuro de Mato Grosso em Cuiabá
-
Policial5 dias atrásLíder religioso é condenado por enganar adolescentes e usar religião para cometer crimes sexuais
-
Policial6 dias atrás“Ela me deu três facadas”, diz idoso de 75 anos preso ao confessar morte brutal de jovem de 20 anos em Tapurah
-
Economia4 dias atrásEm Cuiabá, Aldo Rebelo critica alta de gastos e impostos por parte do governo federal e diz que Brasil trava seu potencial de crescimento, VEJA O VÍDEO
-
CUIABÁ5 dias atrásPaula Calil diz que Plano Diretor de Abilio segue modelo “estilo Curitiba”, mas alerta: Cuiabá não tem o mesmo clima, transporte de qualidade, estrutura para levar polo ecoindustrial à Guia








