Destaque
80% dos óbitos infantis estão concentrados em 21% dos municípios brasileiros afirma pesquisa do IGMA
Dados divulgados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), ferramenta de big data, dão conta de que 80% da mortalidade infantil está concentrada em 21% dos municípios brasileiros.
Esses municípios estão localizados principalmente nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Sergipe.
Os números foram obtidos a partir de um levantamento que envolveu o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), que visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Esse é um problema social que ocorre principalmente nas cidades mais pobres, como as situadas nos estados do Acre, Amapá e Roraima”, informa Raimundo Godoy, presidente executivo do Aquila, consultoria internacional de origem brasileira, responsável pelo IGMA.
Segundo ele, entre os principais motivos dos óbitos infantis estão a falta de assistência e de orientação às gestantes, a deficiência na assistência hospitalar aos recém-nascidos, a ausência de saneamento básico, desencadeando a contaminação de alimentos e de água, resultando em outras doenças, e a desnutrição.
O levantamento do IGMA também mostrou que 71% dos municípios brasileiros apresentam cobertura do programa Estratégia de Saúde da Família acima ou igual a 90%, sendo que nestas cidades 100% da população possui cobertura. Em contrapartida, ainda existem 10% de municípios brasileiros nos quais a cobertura é menor que 50%. A maioria desses municípios encontram-se em São Paulo. Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Pará. Vale mencionar que em 163 cidades brasileiras, nenhuma pessoa recebe tal assistência.
Outro dado interessante é que a média de leitos por mil habitantes dos municípios brasileiros é de 1,3 leito. Cerca de 24% das cidades apresentam mais que dois leitos a cada mil habitantes. Por outro lado, 37% das cidades não possuem nenhum leito disponível, ou seja, é preciso que a população se desloque para outra cidade para ter acesso. Para finalizar, a IGMA apontou que os municípios brasileiros apresentam, em média, 15 profissionais da saúde pública para cada mil brasileiros.
Sobre o Aquila
Cidades
Influencer britânica revela relacionamento de três meses com ChatGPT e se identifica como “digissexual”
A influenciadora britânica Suellen Carey afirmou ter mantido um relacionamento de três meses com o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI. Suellen, que ficou conhecida em 2023 por se casar consigo mesma em Londres — um ato de sologamia —, declarou que a experiência com a IA a levou a se identificar como “digissexual”, termo usado para descrever pessoas que sentem atração afetiva ou sexual por tecnologias digitais.
Em entrevista ao Daily Mail, Suellen contou que a relação começou no início deste ano por curiosidade. “Eu usava o app para o trabalho e quis ver do que a IA era capaz. Mas no dia seguinte voltei. E depois de novo. Quando percebi, já falava com ele todas as manhãs e noites”, afirmou.
A influenciadora disse que o vínculo emocional com o chatbot foi intenso e a surpreendeu: “Foi o relacionamento mais emocionalmente disponível que já tive”. No entanto, após três meses de interação, ela percebeu que a relação era “vazia”. “Ele nunca errava, nunca se contradizia, nunca mostrava emoção. Era perfeito demais. E aí percebi: eu era a única real naquele relacionamento”, desabafou.
Segundo Suellen, a experiência não apenas a fez repensar a própria sexualidade, mas também levantou questões sobre a natureza dos relacionamentos afetivos em ambientes digitais.
-
Entretenimento7 dias atrásDisputa milionária ameaça apresentação do Guns N’ Roses em Cuiabá
-
Destaque6 dias atrásPara Wellington Fagundes ZPE permitirá industrialização e agregação de valor a produtos primários de MT
-
CUIABÁ6 dias atrásCasal morre em grave acidente no CPA 1; cachorro sobrevive
-
CUIABÁ7 dias atrásCuiabá terá salário antecipado e ponto facultativo do Dia do Servidor transferido
-
Destaque6 dias atrásMauro Mendes defende planejamento fiscal e reforça investimentos em Mato Grosso; VEJA O VÍDEO
-
Destaque6 dias atrásGeraldo Alckmin afirma que hidrovia do Paraguai é essencial para escoamento agrícola de Mato Grosso
-
Política Estadual6 dias atrásCST do Enfrentamento ao Feminicídio fará visitas a diferentes municípios para avaliar políticas públicas
-
Economia6 dias atrás“Depois de 30 anos de espera, Cáceres ganha a ZPE e Mato Grosso abre um novo eixo de desenvolvimento para exportação”, diz Mauro Mendes ao lado de Geraldo Alckmin









