Geral

Veja o que é preciso levar para votar no 2º turno Devido às recomendações dos protocolos sanitários

Publicados

em

ELEIÇÕES 2020

Veja o que é preciso levar para votar no 2º turno Devido às recomendações dos protocolos sanitários para se evitar a exposição à covid-19, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indica recomendações específicas para a votação deste domingo (29.11). Levar documento oficial com foto e máscara são imprescindíveis na hora de votar no segundo turno. O TSE também orienta que se evite levar crianças ou acompanhantes no local. Mais de 38 milhões de eleitores em 57 cidades brasileiras voltam às urnas hoje para eleger prefeitos e vice-prefeitos.

Em Mato Grosso, Cuiabá é a única cidade mato-grossense a ter a disputa para o cargo de prefeito e vice-prefeito. Neste domingo (29.11), os candidatos que disputam em Cuiabá são: o vereador Abílio Júnior (Podemos), e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que concorre a reeleição. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cuiabá tem 378.097 eleitores aptos a votar no segundo turno das Eleições 2020, em 1.109 seções eleitorais.

Horário da votação

Assim como no primeiro turno, o horário de votação será das 7h às 17h, porém, o período das 7h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

Leia Também:  Governador e primeira-dama lamentam falecimento do pai do secretário de Ciência e Tecnologia

Documentos para votar

O eleitor que fez o cadastramento biométrico e tiver o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, poderá utilizá-lo para comprovar a identidade na hora de votar. Os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico também podem utilizar o aplicativo, mas, nesse caso, precisam levar junto um documento de identificação oficial com foto para identificação do eleitor.
Serão aceitos pelos mesários os seguintes documentos: carteira de identidade; carteira profissional emitida por conselho de classe; passaporte; carteira nacional de habilitação; carteira de trabalho e previdência social e certificado de reservista.
Nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório e o eleitor será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas, além de evitar qualquer contato físico. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

Além da máscara, se possível, cada eleitor deve levar a própria caneta para assinar o caderno de votação e levar anotado o nome e número do candidato para agilizar a votação.
No 2º turno, o eleitor votará em apenas uma das chapas concorrentes. É preciso digitar os dois números do candidato escolhido e teclar confirma. Em caso de dúvidas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou no site o Simulador de Votação, no qual o eleitor poderá treinar a votação no 2º turno.

Leia Também:  DNIT recupera ponte na BR-174/MT, após chuva

A Justiça Eleitoral orienta que, de preferência, o eleitor não leve crianças ou acompanhantes para o local de votação.
Os eleitores que não comparecer para votar no 2º turno devem justificar o voto neste domingo (29.11), até o fechamento das urnas, pelo aplicativo e-Título ou nos 60 dias posteriores pelo próprio app ou pelo Sistema Justifica, no site do TSE.

COMENTE ABAIXO:

Geral

Mauro Mendes desafia Macron em questões cruciais para o agronegócio brasileiro “Se é ruim para ele, é bom para os Brasil”

Publicados

em

Por

JB News

Da Redação

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, criticou a intervenção do presidente da França, Emmanuel Macron, em questões cruciais para o agronegócio brasileiro, particularmente em relação à construção da Ferrogrão entre Mato Grosso e o Pará. Em uma conversa com jornalistas nesta quarta-feira,03, de abril, ele desafiou Macron a apresentar argumentos técnicos que comprovem a inviabilidade e falta de sustentabilidade da ferrovia.

Mauro Mendes destacou que o governo francês age com interesses econômicos, buscando impedir o avanço do agronegócio brasileiro para proteger o mercado dos agricultores franceses. Ele ressaltou a disparidade entre a extensão das malhas ferroviárias da França e da Alemanha em comparação com a do estado de Mato Grosso.

“Vamos falar honestamente aqui, a França e a Alemanha, juntas, têm o mesmo tamanho que o estado de Mato Grosso, 900 mil quilômetros quadrados. A França e a Alemanha, juntas, têm 70 mil quilômetros de ferrovia. Nós em Mato Grosso, com o mesmo tamanho da Alemanha e da França juntas, nós temos pouco mais de 200 quilômetros de ferrovia e queremos construir aí mais mil quilômetros até os portos de Miritituba”, argumentou o governador.

Leia Também:  DNIT recupera ponte na BR-174/MT, após chuva

Mauro Mendes desafiou Macron a debater tecnicamente o projeto da Ferrogrão, afirmando que não existem argumentos sólidos que contradigam a sustentabilidade da ferrovia, que promete retirar milhares de caminhões das estradas e transportar mais carga com menor emissão de carbono.

“Vamos ver se eles têm argumento para demonstrar que essa ferrovia não é sustentavelmente, ecologicamente viável”, desafiou.

O governador avaliou que a França tem interesse em conter a expansão do agronegócio brasileiro devido à sua extrema dependência tanto do mercado europeu quanto dos subsídios pagos pela União Europeia aos agricultores franceses. Dados da CNN indicam que os agricultores franceses receberam cerca de R$ 262 bilhões em pagamentos da União Europeia entre 2015 e 2021, representando aproximadamente 18% do total gasto por todo o bloco em subsídios agrícolas.

“É uma agricultura ineficiente, que vive a base de subsídios. Nós, brasileiros, temos uma das agriculturas mais competitivas e eficientes do planeta. Como é que alguém que não tem eficiência compete com alguém tão produtivo como nós? Eles têm que barrar nosso crescimento […] Eles não querem deixar que nós fiquemos mais eficientes, porque se não eles vão ter que aumentar mais subsídios lá na Europa”, concluiu o governador Mauro.

Leia Também:  MP aciona Município para recuperação do Córrego do Barbado 

Veja Vídeo:

a153a2ec-1b55-4ee4-a15a-02567630fe1b

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA