Turismo
Turismo em transformação: saiba as 5 tendências que vão guiar as viagens em 2025

Em 2025, o setor de turismo segue em plena transformação, impulsionado pelo crescente desejo dos viajantes por experiências mais autênticas, conscientes e em maior conexão com a natureza. A nova edição da Revista Tendências do Turismo, lançada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, destaca 19 tendências que devem moldar o futuro do setor. Entre elas, cinco se sobressaem por traduzirem o novo comportamento dos turistas.
Algumas dessas tendências já estão presentes no mercado; outras, começam a ganhar força e devem se consolidar em breve. Para aprofundar esse panorama, a Agência de Notícias do Turismo preparou uma série especial com cinco reportagens que detalham cada uma das 19 tendências apontadas pela publicação. Acompanhe e descubra o que está por vir!
AS CINCO PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PARA 2025
1. Destinos alternativos:
A superlotação dos locais considerados tradicionais tem levado muitos viajantes a buscar novas rotas, longe dos circuitos turísticos convencionais. Em 2025, a valorização dos chamados destinos alternativos se intensifica, oferecendo experiências únicas e menos massificadas. Segundo a Expedia, 63% dos turistas estão dispostos a explorar locais menos conhecidos e mais tranquilos.
A Geração Z lidera essa mudança: 68% dos jovens dessa faixa etária preferem descobrir algo novo a visitar pontos turísticos já consagrados, conforme aponta a Euronews Travel 2025. Exemplos dessa nova preferência são o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), São José dos Campos (SP) e Caruaru (PE), que conquistam os viajantes com autenticidade e tranquilidade.
2. Escolhas mais conscientes:
A sustentabilidade já não é apenas um diferencial — tornou-se obrigatória. A tendência de escolhas mais conscientes mostra um turista atento ao impacto ambiental e social de suas viagens. Em 2025, cresce a busca por transportes menos poluentes, hospedagens ecológicas e atividades que valorizam ecossistemas e culturas locais.
O Cerrado brasileiro desponta como um dos principais destinos, com iniciativas que envolvem o visitante na preservação ambiental e no fortalecimento das comunidades locais. Locais como a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é uma opção para quem busca esse segmento.
3. Conexão com a natureza:
Mais do que uma tendência, a busca pela natureza se torna uma necessidade, especialmente pós pandemia de Covid-19. Trilhas, mergulhos, observação de fauna e flora, e experiências ao ar livre ganham destaque entre os turistas, como mostra a publicação.
A valorização dos espaços verdes impulsiona práticas como o turismo botânico e a observação de pássaros, promovendo uma reconexão profunda com o meio ambiente. Segundo a pesquisa “Travel Trends”, do site Skyscanner, 72% dos viajantes gostam de visitar jardins, enquanto a prática de observar aves se consolida como forma de lazer e preservação, conforme destaca a Lonely Planet em seu “Best in Travel”.
E destinos para aprofundar essa conexão com a natureza é o que não falta no Brasil. A Amazônia é um exemplo disso e está entre as 10 florestas mais bonitas para se visitar. Outro santuário natural é o Pantanal, reconhecido por sua rica biodiversidade, foi incluído pelo Bradt Guides como um dos melhores lugares para viajar em 2025.
4. Imersão nos destinos:
Mas qual seria o sentido da busca por destinos alternativos e conscientes se não for para “se jogar” nessas experiências, não é mesmo? Mais do que observar, o turista de 2025 quer vivenciar. A imersão nos destinos aparece como uma forte tendência, refletindo o desejo por histórias autênticas e participativas.
“O turista de hoje quer mais do que ver, ele quer sentir, participar, interagir, com viagens que promovem vivências profundas com a cultura, a gastronomia e o cotidiano das comunidades locais” destaca o especialista em turismo, Richard Alves.
Cidades como Curitiba (PR), com vivências urbanas singulares e Salvador (BA), com sua rica herança afro-brasileira, são exemplos de locais que promovem essa integração. Com esse olhar, operadoras de viagem têm adaptado seus roteiros para incluir mercados, oficinas culturais e projetos comunitários, fortalecendo os laços sociais e econômicos.
5. Viagens nostálgicas:
Em tempos de mudanças rápidas, cresce também o interesse por viagens que proporcionam reconexão com o passado. Lugares que remetem à infância, filmes clássicos ou memórias de férias em família despertam o desejo por conforto emocional.
Essa tendência se manifesta em experiências como a gastronomia afetiva e as hospedagens chamadas “vintage”, que resgatam o charme e os sabores de outras épocas. Trata-se de uma viagem não apenas no espaço, mas também no tempo.
Com esse novo perfil, o turista de 2025 não busca apenas conhecer um lugar — ele quer fazer parte dele. As tendências revelam um perfil de público mais exigente, consciente do impacto de suas escolhas e em busca de experiências transformadoras. Seja conhecendo destinos alternativos ou optando por vivências mais sustentáveis, o turismo converge para um futuro em que propósito, autenticidade e natureza caminham lado a lado.
A REVISTA – Com mais de 60 páginas de conteúdo informativo e analítico, a publicação sintetiza as 19 tendências mais citadas por publicações internacionais para o turismo mundial em 2025, que revelam as principais mudanças no setor e no comportamento dos viajantes mundiais. A revista evidencia como os projetos do Ministério do Turismo estão alinhados com as tendências do setor, impulsionando o desenvolvimento turístico nacional.
A Revista Tendências do Turismo 2025 está disponível para download gratuitamente e servirá como fonte para reportagens, estudos e estratégias de planejamento no setor de viagens e turismo. Para acessar a publicação completa, acesse aqui.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Turismo
Secretária executiva do Ministério do Turismo cumpre agenda em Santarém e prestigia evento de moda sustentável

A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, esteve em Santarém, no oeste do Pará, onde participou de uma série de atividades voltadas para a agenda turística da região, entre elas a “Semana Fashion Revolution 2025”, com foco no fortalecimento do turismo sustentável, na valorização cultural e na promoção da moda circular indígena.
Um dos momentos mais marcantes da agenda foi a visita da ministra ao evento realizado na sede da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, em Alter do Chão. A programação destacou a força do empreendedorismo feminino indígena e a importância da moda como ferramenta de expressão cultural, inclusão e geração de renda.
Durante o encontro, as mulheres da associação apresentaram uma dança tradicional, como forma de agradecimento pelo apoio do Ministério do Turismo à iniciativa.
“A valorização da cultura local e o incentivo à sustentabilidade são fundamentais para promover um turismo que transforma vidas e comunidades. O que vemos aqui em Alter do Chão é um exemplo potente de como a moda pode ser um elo entre tradição, inovação e desenvolvimento”, afirmou Ana Carla Lopes.
A Semana Fashion Revolution 2025, que acontece simultaneamente em diversas regiões do país, tem como tema neste ano “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?”. No Pará, o desfile regional e demais atividades foram uma vitrine do potencial criativo amazônico, com destaque para tecidos naturais, técnicas ancestrais e a riqueza da identidade indígena local.
Com uma programação que inclui desfiles, painéis, oficinas e rodas de conversa, o evento reforça o papel do Brasil como destino de turismo cultural e de experiência. Em 2024, as ações da Fashion Revolution estiveram presentes em mais de 100 cidades brasileiras, promovendo uma moda alinhada à consciência ambiental e ao respeito aos direitos dos trabalhadores da cadeia produtiva.
Para Ana Carla Lopes, o fortalecimento do turismo sustentável passa pela valorização de iniciativas como a da Associação Suraras do Tapajós.
“Quando investimos em experiências autênticas e respeitosas com os saberes locais, promovemos não apenas o crescimento econômico, mas também o orgulho das comunidades em sua própria identidade. Essa é a verdadeira revolução”, avaliou.
AGENDA – Em Santarém, Ana Carla Lopes realizou diversas reuniões com lideranças e autoridades, entre os quais o secretário de turismo de Santarém, Emanuel Júlio Leite e o secretário municipal de governo da cidade, Ângelo Coelho, discutindo ações para reforçar o compromisso do governo federal com o desenvolvimento do turismo na região.
Durante a agenda, Ana Carla Lopes também teve a oportunidade de conhecer o mais novo ponto turístico de Santarém. Acompanhada de Geovane Farias, Ouvidor Geral de Santarém, ela visitou o mais novo mirante que permite ao visitante contemplar a belíssima vista da cidade e do Rio Tapajós, que banha toda a região e cujo encontro das águas com as do rio Amazonas formam um dos principais cartões postais da cidade chamada carinhosamente de “Pérola do Tapajós”.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
Policial4 dias atrás
Ex-servidor mandou matar enteada após descobrir mensagens entre a namorada e o ex-marido
-
Internacional4 dias atrás
Decreto de Paulo Protásio encerra o World Creativity Day 2025 com visão de liderança global em sustentabilidade
-
Policial4 dias atrás
Servidor do Estado é exonerado do cargo após ser detido por envolvimento na morte de sua enteada em Cuiabá
-
Policial3 dias atrás
“Mãe mandou matar filha por não aceitar filha ser lésbica”, diz Ex-servidor preso por assassinato
-
Destaque4 dias atrás
Presidente do Einstein afirma que Hospital Central de MT deve priorizar contratação local:” Previsão de 1.600 funcionários”
-
Cidades5 dias atrás
Vereador Samir promete solução e não descarta mudança de comando
-
Nacional3 dias atrás
Prefeitura do Rio apresenta calendário “Rio o ano inteiro” e projeta arrecadação de R$ 1,7 bilhão com eventos e turismo até 2028
-
Esportes3 dias atrás
Chapa de Dorileo Leal é protocolada na disputa pela Federação Mato-grossense de Futebol