Agricultura familiar

Pecuária de corte tem apoio do Sicredi para formação e desenvolvimento

Publicados

em

JB News

Pelo 2º ano consecutivo, instituição financeira cooperativa estará presente na Acricorte, uma das maiores feiras de negócios agropecuários de MT

Atento ao desenvolvimento e às ações para o fortalecimento do agronegócio, o Sicredi está ao lado deste segmento que é um dos principais pilares da economia brasileira. Além do apoio na concessão de recursos para o financiamento da safra, custeio e investimentos na atividade pecuária, a instituição financeira cooperativa contribui com a formação e informação dos produtores rurais, o que é importante para promover o desenvolvimento da atividade rural.

Uma das iniciativas nesse sentido é a participação do Sicredi na edição 2023 da Acricorte, uma das maiores feiras de negócios agropecuários de Mato Grosso, que será realizada nos dias 18 e 19 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O Sicredi participa do evento pelo 2º ano seguido, com objetivo de se aproximar ainda mais dos produtores rurais para entender suas necessidades e apresentar o portifólio de produtos e serviços adequados para o negócio.

Leia Também:  Presidente do Instituto do Agronegócio fala sobre a reforma tributária e as preocupações do setor

Com a proximidade o Plano Safra 2023/2024, que tem previsão de ser lançado pelo governo federal no próximo mês, a participação no evento é uma oportunidade para mostrar aos associados o portfólio de produtos e as condições que estão sendo preparadas para o novo ciclo.

A feira deste ano terá a participação de 50 empresas referências no setor. O evento é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e visa integra pecuaristas e produtores com grandes empresas, apresenta inovações e realiza negócios. Na programação constam palestras com especialistas de renome, que vão apresentar e debater assuntos importantes para o segmento.

COMENTE ABAIXO:

Agricultura familiar

Municípios de MT têm até 31 de dezembro para a adesão ao Sistema Integrado da Agricultura Familiar

Publicados

em

Por

Os 141 municípios de Mato Grosso têm até o dia 31 de dezembro para aderir ao Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar (SEIAF), da Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT), para garantir o recebimento de 2% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado no Estado, para investimento na agricultura familiar.

O SEIAF-MT foi criado com base na Lei Complementar n° 746, de 25 de agosto de 2022, que estabeleceu normas relativas ao cálculo dos Índices de Participação dos Municípios (IPM) para a distribuição dos recursos arrecadados com ICMS, beneficiando a agricultura familiar.

O Índice Municipal de Agricultura Familiar (IAF) será calculado considerando a adesão ao Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar, o cumprimento do Termo de Adesão e o índice de esforço municipal em dinamizar a agricultura familiar, apurados anualmente pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, e enviados à Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) até o dia 31 de maio de cada ano.

O SEIAF-MT vai coletar dados e informações sobre agricultura familiar dos municípios de Mato Grosso, incluindo números de produção e comercialização.

Leia Também:  Nespresso lançará cápsulas de café à base de papel compostável

“Essa coleta de informações sobre a agricultura familiar do Estado vai nos subsidiar na formulação, implementação e monitoramento de ações e políticas públicas para beneficiar o setor”, afirmou a secretária de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Teté Bezerra.

Os dados também serão úteis para a elaboração do Plano da Agricultura Familiar de cada município e atualização do Plano Estadual da Agricultura Familiar, que contribui para o desenvolvimento rural sustentável.

Para o trabalho ter o resultado almejado, é preciso o envolvimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, das prefeituras municipais, associações e cooperativas, instituições de ensino, pesquisa e extensão, ONGs, movimentos sociais, sindicatos, Câmaras de Vereadores, consórcios intermunicipais.

Depois de coletados, os dados serão organizados e disponibilizados na plataforma da agricultura familiar de Mato Grosso.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA