Arquivos JB News 10 Anos

MPE usa estilo de ‘youtubers’ para dialogar com alunos da rede pública

Publicados

em

 

 

Para facilitar a comunicação entre estudantes e promotores de Justiça nas escolas em Mato Grosso, o Ministério Público, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada na área da Cidadania e Consumidor, lança nesta quinta-feira(08.06) às 09h, na Escola Estadual Senador Azeredo, cinco vídeos do projeto que tem como base a ‘Educação com foco na interatividade Ministério Público e Escola’.

Dois alunos de escolas públicas da capital são os protagonistas das estórias que têm em média 8 minutos de duração. Os temas tratados falam de cidadania e ética; saúde; trabalho, consumo e pluralidade cultural. Para que crianças e adolescentes tenham interesse por assuntos que geralmente são discutidos por adultos foi utilizada linguagem simples e informal muito usada pelos famosos ‘youtubers’. O material deverá subsidiar o trabalho de promotores que atuam na área da cidadania em todo Estado.


De acordo com o procurador de Justiça e coordenador do projeto, Edmilson da Costa Pereira, o Ministério Público de Mato Grosso definiu como prioridade na área da cidadania a atuação sintonizada com os temas transversais programadas pela gestão política pública de educação. Até o ano de 2023, a meta é que 80% das Promotorias desenvolvam medidas com esse escopo. “Esperamos que as unidades de execução se empenhem em desenvolver a efetiva interlocução com os adolescentes. A ousadia é entender o estudante como sujeito ativo na discussão do papel institucional e na compreensão dos objetivos da administração pública”, explicou o procurador de Justiça.

Leia Também:  Ministra recebe setor produtivo e garante apoio aos impasses da BR-163

VÍDEOS: No material produzido, os alunos mostram primeiramente o que é o Ministério Público e como a instituição está ao alcance da sociedade, a partir daí outros temas foram desenvolvidos.

Para mostrar a importância de se realizar licitações para construção de obras públicas, o exemplo utilizado foi a reforma da quadra da escola parada há mais de três anos e as obras da Copa do Mundo que até hoje não foram totalmente concluídas em Cuiabá. Já na abordagem do tema ‘Insalubridade’, o exemplo utilizado foi o da merenda escolar, que precisa ser observada desde a aquisição, armazenamento, prazo de validade e preparo.

Ao falar de saúde e de formas de evitar doenças, os atores mostraram como é importante ter alimentação equilibrada e realizar exercícios físicos periodicamente. O tema pluralidade cultural também foi tratado com exemplos que ensinam a importância em se respeitar as diferentes formas e hábitos de vida.


COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Deputados estaduais aprovam Mutirão Fiscal para MT

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA