Turismo
Ministro do Turismo preside primeira reunião do CNT em 2026
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, presidiu nesta quarta-feira (15) a primeira reunião de 2026 do Conselho Nacional do Turismo (CNT), realizada em São Paulo, durante a World Travel Market Latin America (WTM).
Na ocasião, ele deu as boas-vindas aos integrantes do colegiado e conduziu a posse dos novos conselheiros. “Declaro todos devidamente empossados e conto com a contribuição de cada um neste novo ciclo”, disse, na abertura.
Órgão que reúne representantes do governo e do setor produtivo, o Conselho Nacional do Turismo é o principal espaço de diálogo para discutir prioridades e construir políticas públicas para o setor no país.
Durante o encontro, o ministro destacou esse papel estratégico do CNT. “É aqui que conseguimos alinhar prioridades, ouvir quem está na ponta e transformar demandas em ações concretas para o desenvolvimento do turismo brasileiro”, disse.
Temas em debate
Na reunião, foram debatidos temas considerados prioritários para o fortalecimento do turismo no país, como ampliação do acesso ao crédito, qualificação profissional, modernização da gestão e organização da atividade turística.
Entre as iniciativas apresentadas, estão o fortalecimento do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), linha de crédito especial do Ministério do Turismo, voltada para o desenvolvimento do setor no Brasil; a modernização do Cadastur, sistema do Ministério do Turismo, que formaliza e legaliza empresas e profissionais da área turística no país; e a implementação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) digital, voltada a aumentar a eficiência e a qualidade das informações do setor.
Também durante o encontro, foi empossado o novo presidente da Embratur, Bruno Reis, que recebeu cumprimentos dos demais integrantes do Conselho.
A reunião contou, ainda, com manifestações de representantes do trade turístico, que levaram demandas relacionadas ao ambiente de negócios, qualificação da mão de obra e desenvolvimento de destinos.
O ministro reforçou o compromisso de manter o CNT como um espaço ativo de escuta e construção conjunta. “O que for discutido aqui precisa avançar. Nosso compromisso é dar encaminhamento às contribuições do setor”, destacou.
Ao final, Feliciano convidou os participantes para o Salão do Turismo, que será realizado entre os dias 7 e 9 de maio, pela primeira vez no Nordeste. “O evento é um momento importante para o turismo e para o governo do Brasil”, concluiu.
O Salão, a maior vitrine do setor no país, é organizado pelo Ministério do Turismo e acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Agenda
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, está cumprindo agenda, desde ontem, na WTM – o principal evento da indústria de viagens na América Latina.
Na abertura da feira, ele ressaltou recordes no número de turistas internacionais e o saldo positivo na geração de empregos no Brasil.
Nesta terça (14), o ministro participou do 1º WTM Latin America Ministers’ Summit, que reuniu ministros do Turismo e autoridades para discutir a construção de uma agenda conjunta para o setor.
No evento, ele apresentou ainda a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para enfrentar os impactos da alta internacional dos combustíveis no setor aéreo: a eliminação temporária de tributos sobre o querosene de aviação (QAV). A iniciativa foi compartilhada com autoridades latino-americanas, como resposta direta às tensões no Oriente Médio, que têm pressionado os custos e afetado o turismo global.
Gustavo Felicinano se reuniu, ainda, com a subsecretária de Turismo do Chile, Maria Paz Lagos Valdivieso, visando fortalecer a cooperação entre os dois países no setor.
Por Zeca Moreira
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Turismo
Brasil e Chile discutem ações para ampliar fluxo de turistas
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, se reuniu com a subsecretária de Turismo do Chile, Maria Paz Lagos Valdivieso, nesta terça-feira (14), visando fortalecer a cooperação entre os dois países no setor.
O encontro aconteceu durante o primeiro dia da WTM Latin America 2026, considerado o principal evento da indústria de viagens na América Latina, que está sendo realizado no Expo Center Norte, em São Paulo.
Na pauta, a ampliação do fluxo turístico e a criação de roteiros integrados que permitam atrair visitantes internacionais para conhecer Brasil e Chile em uma mesma viagem. A proposta foi bem recebida pela representante chilena.
Feliciano destacou o peso do turismo na economia brasileira, responsável por cerca de 7% do PIB. “Somos o quinto setor que mais emprega no Brasil. É uma forma de inclusão social muito grande. Empregamos do rico ao pobre, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sabe da importância do turismo para a economia Brasileira”, afirmou.
O ministro também defendeu o crescimento sustentável do setor e apresentou o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), uma linha de crédito do Ministério do Turismo, destinada a financiar empreendimentos turísticos com juros reduzidos e longos prazos.
Já Maria Paz Lagos ressaltou que o turismo também é estratégico para o Chile e apontou como desafio comum o fortalecimento do setor internamente.
A reunião abordou ainda o uso de inteligência artificial na promoção de destinos e a necessidade de ampliar a conectividade entre os países.
Gustavo Feliciano também destacou a importância de diversificar a imagem do Brasil no exterior, citando atrações de natureza e nichos como o turismo de observação de aves, por exemplo.
No campo cultural, o ministro convidou a subsecretária a conhecer as festas juninas brasileiras, ressaltando a força do evento, especialmente no Nordeste.
Por Zeca Moreira
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
Policial4 dias atrásPolícia conclui investigação contra quadrilha que investiu R$ 3,5 milhões em mega-assalto frustrado em Confresa; cerco terminou com 18 mortos
-
Policial6 dias atrásTRAGÉDIA EM DOSE DUPLA: sargento da PM morre com tiro na cabeça após contestar morte do filho e caso aprofunda mistério em Mato Grosso
-
Policial6 dias atrásPivetta aposta em polícia comunitária nos maiores municípios e a reorganização do efetivo para conter avanço do crime em MT, VEJA
-
Policial4 dias atrásAdolescente de 16 anos é atraído por falsa ligação da namorada, sequestrado em VG, espancado e jogado em praça de Cuiabá em estado grave e encontrado pela família cinco dias depois no Pronto Socorro
-
Policial4 dias atrásMotorista de carreta com 50 toneladas de soja diz não saber se moto estava parada ou em movimento em acidente que matou casal na BR-163, Vítimas são identificadas
-
Cidades4 dias atrásIdosos de 75 e 66 anos são presos em flagrante após assassinato brutal de jovem de 20 anos e tentativa de ocultação do corpo em Tapurah
-
Policial5 dias atrás“Estava doidão”, diz ex-companheiro que matou jovem estrangulada com toalha após consumo de cocaína, MDMA e álcool em Sinop, VEJA O VÍDEO
-
Destaque6 dias atrásDesembargador reverte absolvição e condena irmãos por desvio milionário na Assembleia Legislativa de Mato Grosso








