EDUCAÇÃO
MEC promove Encontro de Gestores Estaduais da EPT

O III Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica está sendo promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), com programação até 12 de junho. A solenidade de abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira, 9 de junho, e contou com a participação dos secretários de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, e da Educação Básica, Kátia Schweickardt.
Bregagnoli destacou o diálogo e a parceria com as redes estaduais para a efetividade de políticas e programas em prol da sociedade. O secretário chamou a atenção para as metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) em tramitação na Câmara dos Deputados, que prevê o aumento da oferta de vagas da educação profissional e tecnológica (EPT) para a próxima década.
“A formação de professores é um ponto central de todo esse trabalho. Essa ampliação de vagas só vai acontecer com êxito e em atendimento aos anseios dos jovens se a gente tiver feito esse trabalho de qualificação de professores, de acordo com as nossas potencialidades e respeitando sobretudo as regionalidades”, afirmou o secretário.
Schweickardt lembrou que o ecossistema da educação profissional e tecnológica é bem consistente no Brasil e que o governo federal tem o compromisso de expandir cada vez mais a oferta de EPT. “Cada vez mais a educação profissional e tecnológica precisa ganhar a cara dos territórios, dos contextos, não é possível mais que sejam ofertados apenas cursos gerais para o país inteiro, ou muitas realidades não farão sentido”, acrescentou.
Também participaram da mesa de abertura o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Cláudio Alex, e a diretora de Programa, Luciana Massukado.
Agenda – Na programação, constam debates sobre o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag); Escola em Tempo Integral; ensino médio articulado com a EPT; Política Nacional da EPT; além de salas temáticas com assuntos relacionados ao tema.
Este ano, o evento está integrado ao III Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), que ocorre no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB).
Gestão – O Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica visa promover a atualização das políticas nacionais para área, discutir temas estruturantes e compartilhar estudos e pesquisas sobre as políticas de valorização e fomento. O objetivo é estimular a ampliação da oferta de vagas da EPT nas redes estaduais de ensino no contexto do programa Escola em Tempo Integral, além de promover o diálogo ao aproximar as redes estaduais para tratar das questões sobre a modalidade de ensino.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Setec
Fonte: Ministério da Educação

EDUCAÇÃO
Inscrições para cursos gratuitos nas Escolas Técnicas Estaduais terminam neste domingo (15)

Termina neste domingo (15.6) o prazo para inscrições no processo seletivo para os cursos gratuitos ofertados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em 15 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso. Foram ofertadas 1.160 vagas. Inscreva-se aqui.
Podem participar do processo seletivo quem já concluiu ou para quem está cursando o Ensino Médio.
As aulas serão realizadas no período noturno nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos: Administração, Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Agronegócio, Análises Clínicas, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Segurança do Trabalho e Zootecnia.
No site da Seciteci, há o manual para realizar inscrição para os candidatos de ampla concorrência e para os das ações afirmativas. Das vagas disponíveis, 60% são destinadas a candidatos que se enquadram nos critérios de ações afirmativas, assegurando prioridade de ingresso para estudantes negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e oriundos de escolas públicas.
Mais informações sobre os documentos necessários para inscrição em cada categoria, inclusive os procedimentos específicos para a verificação da autodeclaração racial e da condição de deficiência estão descritos no edital do processo seletivo disponível no site oficial da Seciteci (www.secitec.mt.gov.br).
Fonte: Governo MT – MT
-
Entretenimento6 dias atrás
Vendas de ingressos para show do Guns N’ Roses em Cuiabá enfrenta grande procura e reclamações por falhas no site
-
OPINIÃO7 dias atrás
Respeito ao próximo
-
Cidades5 dias atrás
Vereador quer proibir crianças e adolescentes em eventos públicos que tenham apologia ao crime e uso de drogas no município
-
Destaque7 dias atrás
Ufoturismo atrai caçadores de mistérios do Brasil e do mundo para Mato Grosso
-
Policial6 dias atrás
Servidora da Politec e ex-perito são investigados por cobrar R$ 2 milhões para fraudar laudo judicial
-
Destaque7 dias atrás
Justiça libera R$ 2,1 milhões a idosa em disputa por terra marcada por assassinato de advogado em MT
-
Destaque4 dias atrás
Esquema de propinas para entrada de celulares na PCE resulta em condenação de três acusados pela Justiça de Cuiabá
-
Cidades4 dias atrás
Justiça marca para agosto o julgamento de autor de estupro e chacina de mãe e filhas que abalou a cidade de Sorriso