EDUCAÇÃO

MEC discute ensino médio como política estratégica

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) realizou nesta quinta-feira, 29 de janeiro, o encontro online “Ensino Médio como política estratégica em pauta nas semanas pedagógicas: acesso, permanência e trajetória escolar regular das juventudes”. A iniciativa buscou apoiar o planejamento e a gestão das secretarias estaduais de educação durante suas jornadas pedagógicas. O foco foi integrar o Programa Pé-de-Meia à Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM), promovendo uma visão sistêmica do ensino médio público.  

Na abertura, foi transmitido um vídeo da secretária de educação básica do MEC, Katia Schweickardt. Ela destacou a importância do encontro para sanar as dificuldades comuns às equipes e garantir o direito de aprendizagem dos estudantes do ensino médio. “É preciso combater o abandono, a evasão, tornar o nosso currículo muito mais atrativo, a escola mais acolhedora, escutar mais esses estudantes, ajudá-los a estar mais presentes verdadeiramente na escola”, observou. 

Marisa Costa, diretora do programa Pé-de-Meia e diretora de Incentivos de Estudantes da Educação Básica, disse que o momento concretiza “o movimento formativo de 2026 para a equipe técnica que hoje atua com a política do ensino médio nos estados e também com o programa Pé-de-Meia”. 

O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube e teve como público 300 participantes, como: articuladores da Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem), equipes estaduais responsáveis pela Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM), operadores dos institutos federais, redes municipais de ensino e demais atores do Programa Pé-de-Meia.  

Leia Também:  Entenda como funciona o processo de abertura de uma faculdade privada

A programação abordou cinco eixos temáticos: Marco Conceitual da Formação, com a  discussão sobre o ensino médio como prioridade estratégica e o caráter integrado do Pé-de-Meia; Evasão, abandono e frequência escolar, abordando a evasão como características multidimensionais e a frequência escolar como indicador pedagógico; O papel do Pé-de-Meia na trajetória escolar do educando, que tratou das potencialidades estratégicas do programa e do sentido da experiência escolar; e Orientações operacionais para as redes, com foco em calendário e responsabilidades, critérios de elegibilidade, comunicação controlada e gestão de frequência com uso pedagógico de dados. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Sisu 2026: 99% das vagas são preenchidas na chamada regular

Publicados

em

Por

O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 teve 271.789 candidatos aprovados, sendo 129.386 na ampla concorrência, 124.064 na modalidade de cotas e 18.339 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de educação superior. Com isso, 99,14% das mais de 274 mil vagas ofertadas foram preenchidas na chamada regular. 

Esta edição é a maior da história do programa em relação ao número de instituições públicas de educação superior participantes — foram 136. O resultado individual do Sisu foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira, 29 de janeiro, e está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Ao todo, mais de 17 mil candidatos foram aprovados e são elegíveis ao Pé-de-Meia Licenciaturas — iniciativa do MEC que integra o programa Mais Professores para o Brasil e garante apoio financeiro para ingresso, permanência e conclusão de estudantes que desejam se tornar docentes. Ao todo, foram mais de 72 mil candidatos aprovados em cursos de licenciatura presenciais. 

Aprovados por UF– As cinco unidades da Federação com o maior número de aprovados foram Minas Gerais (33.778), Rio de Janeiro (30.533), Bahia (23.477), Paraíba (21.863) e Pernambuco (16.850). Confira a tabela abaixo com o número de aprovados por unidade da Federação (UF): 

UF das instituições de ensino superior Número de aprovados

AC 

                                            990  

AL 

                                        7.345  

AM 

                                        2.970  

AP 

                                        1.454  

BA 

                                      23.477  

CE 

                                      14.505  

DF 

                                        2.190  

ES 

                                        6.392  

GO 

                                        5.660  

MA 

                                        8.877  

MG 

                                      33.778  

MS 

                                        6.365  

MT 

                                        7.780  

PA 

                                        2.490  

PB 

                                      21.863  

PE 

                                      16.850  

PI 

                                      11.324  

PR 

                                        9.788  

RJ 

                                      30.533  

RN 

                                      14.076  

RR 

                                            800  

RS 

                                      12.319  

SC 

                                        7.621  

SE 

                                        6.395  

SP 

                                      14.686  

TO 

                                        1.261  

Total 

                                    271.789 

Leia Também:  Webinário apresenta curso Mais Ensino Médio

Números – Nesta edição, o Sisu recebeu inscrições de mais de 1,8 milhão de candidatos, que concorreram a mais de 274 mil vagas para 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios. O número de inscritos cresceu 39% em relação a 2025, quando mais de 1,3 milhão de pessoas participaram da seleção. 

Ao todo, o processo seletivo de 2026 registrou mais de 3,4 milhões de inscrições, já que cada inscrito pode escolher até dois cursos. Dos inscritos, mais de 1,4 milhão buscavam cursar graduação em universidades federais; outros 379 mil em estaduais; 463 mil em municipais; e mais de 357 mil em institutos federais. O curso com mais inscrições foi medicina. 

Além disso, mais de 438 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 73.630 vagas de licenciaturas presenciais ofertadas. A inscrição em cursos desse tipo aumentou em 42% do ano passado para cá, após o lançamento do Pé-de-Meia Licenciaturas. Do total de inscritos em cursos de licenciaturas presenciais, mais de 30 mil tiraram nota igual ou superior a 650 pontos e puderam concorrer ao Pé-de-Meia Licenciaturas. O número de inscritos nesses cursos com alto desempenho registrou um aumento de cerca de 57% em relação a 2025. 

Leia mais: Pé-de-Meia Licenciaturas: Sisu oferece 73,6 mil vagas em 2026   

Dados regionais – Em uma análise regional, o Nordeste registrou o maior número de inscritos, com 709.857 (39%), quando observada a origem de nascimento do estudante. A Região Sudeste fechou com 647.546 (35,58%) inscritos; seguida pela Região Sul, com 170.449 (9,36%); Norte, com 149.151 (8,19%); e Centro-Oeste, com 143.081 (7,86%). 

Cronograma – O sistema de inscrições do Sisu 2026 ficou aberto de 19 a 23 de janeiro no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula no período indicado em edital da instituição.  

Leia Também:  MP manda investigar seletivo da Educação de Várzea Grande após falhas na convocação e designação de aprovados

Certificação – A partir de 30 de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará, na Página do Participante, a declaração de atendimento às condições para a certificação de conclusão do ensino médio. O documento permitirá a pré-matrícula em instituições de educação superior de candidatos do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que, além de alcançarem os critérios para certificação do ensino médio por meio do Enem, também se enquadrarem nos pré-requisitos e prazos estabelecidos pelas instituições de ensino.    

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes é da rede federal de educação superior, com destaque para universidades e institutos federais. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA