CUIABÁ

Lúdio Cabral provoca adversários durante discurso de candidatura à Prefeitura de Cuiabá” tomem maracujina”

Publicados

em

JB News

Da Redação

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) gerou polêmica durante seu discurso após ser escolhido como candidato da Federação Brasil da Esperança para a disputa pela Prefeitura de Cuiabá.

Apesar de não citar nomes, mas aludindo aos principais adversários Abílio Brunini (PL) e Eduardo Botelho (União), o petista afirmou que o grupo formado pela Federação entrará com força total na disputa.

“Os adversários que estavam achando que iriam fazer campanha sozinhos, se preparem, como eu tenho dito em algumas ocasiões, tomem bastante maracujina, se eles estão quentes nós vamos entrar fervendo”, provocou Lúdio.

Lúdio Cabral contará com o apoio do senador e ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), um aliado próximo do presidente Lula (PT).

O PT tem planos de vencer em Cuiabá para se reaproximar do agronegócio em Mato Grosso, setor fortemente associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoia Abílio na campanha deste ano.

A disputa eleitoral promete ser acirrada e cheia de emoções, com os candidatos já demonstrando um tom combativo em seus discursos e estratégias de campanha.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Duplicação da BR-163 vai tirar o nome de "Rodovia da Morte" destaca Mauro Mendes

CUIABÁ

Justiça suspende despejo de famílias em Cuiabá após agravo da Prefeitura

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá conseguiu uma liminar junto ao Poder Judiciário de Mato Grosso para suspender a desocupação de quase 500 unidades habitacionais no Residencial Villas das Minas e nos condomínios Lavras do Sutil I e II, em Cuiabá. A medida foi concedida pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo após recurso apresentado pela Prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral do Município e reunião do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini na tarde desta sexta-feira (17)

O Agravo de Instrumento com pedido de efeito suspensivo foi protocolado na tarde de hoje e acompanhado do procurador-geral, Luiz Antônio Araújo Jr, e do procurador-geral adjunto, Rober Caio Ribeiro. No encontro o gestor municipal defendeu a suspensão imediata da ordem de desocupação para garantir o avanço da regularização fundiária.

Ao analisar o pedido, o magistrado reconheceu o risco social da retirada coletiva e deferiu parcialmente a liminar. “Defiro parcialmente o efeito suspensivo pleiteado, exclusivamente para suspender a eficácia da ordem de imissão na posse coletiva contida na decisão agravada”, destacou na decisão.

Na prática, a medida impede, neste momento, a desocupação de cerca de 496 unidades habitacionais ocupadas há mais de duas décadas, evitando impacto direto sobre famílias em situação de vulnerabilidade.

Leia Também:  MPF solicita anulação da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de MT

O recurso apresentado pela Procuradoria também solicita a retomada do processo de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S), a suspensão de sanções impostas ao Município e o encaminhamento do caso à Comissão de Soluções Fundiárias, com base em diretrizes do Conselho Nacional de Justiça para garantir tratamento humanizado.

Apesar da decisão favorável quanto à suspensão do despejo, o desembargador optou por não analisar, neste momento, o mérito completo da ação, mantendo a paralisação da REURB até manifestação da relatora natural do caso.

Durante a agenda no Tribunal, o prefeito destacou que a prioridade da gestão é assegurar o direito à moradia. “Nós viemos ao Tribunal de Justiça apresentar o nosso recurso e reforçar que o nosso objetivo não é retirar ninguém. O que queremos é garantir a regularização dessas áreas, dar segurança jurídica para essas famílias e assegurar o direito à moradia”, afirmou.

A decisão está alinhada a recomendações da Corregedoria-Geral da Justiça e a entendimentos do Supremo Tribunal Federal sobre conflitos fundiários coletivos, priorizando soluções que evitem despejos em massa sem análise social prévia.

Leia Também:  Deputado cobra transparência na renovação de contrato da Energisa e diz que Assembleia pode acionar a Justiça; VEJA O VÍDEO

Com a liminar, o Município ganha fôlego para buscar uma solução definitiva para a área, enquanto o processo segue para análise da desembargadora relatora.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA