AGRONEGÓCIOS
Escritório da ApexBrasil será inaugurado em Cuiabá
Na segunda-feira (24) será realizada a solenidade de lançamento do Escritório da ApexBrasil em Mato Grosso (EA-MT).
A iniciativa é resultado da ação conjunta entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
A solenidade de lançamento acontece no Cenarium Rural, em Cuiabá, das 8h às 12h. A programação inclui rodada de reuniões entre os adidos agrícolas do Brasil e representantes do setor produtivo, reunião técnica ampliada e cerimônia com assinatura de atos.
Para detalhar o funcionamento do novo escritório e o apoio às exportações mato-grossenses, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana e o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, concedem entrevista às 12h.
Serviço
Lançamento do Escritório da ApexBrasil em Mato Grosso
Data: 24 de novembro (segunda-feira)
Horário: 8h às 12h (horário de Mato Grosso)
Local: Cenarium Rural – Avenida Dr Hélio Ribeiro, Centro Político Administrativo Cuiabá – MT
Credenciamento de imprensa: https://forms.cloud.microsoft/r/XgwrWzrpsa
Informações à imprensa
[email protected]
AGRONEGÓCIOS
MPA abre inscrições gratuitas para o curso “Requisitos higiênico-sanitários para embarcações pesqueiras de produção primária”
Estão abertas as inscrições para a primeira turma de 2026 do curso “Requisitos higiênico-sanitários para embarcações pesqueiras de produção primária”. Os interessados têm até o dia 21 de abril para garantir uma das 100 vagas ofertadas.
O curso é voltado a profissionais graduados em cursos superiores, devidamente reconhecidos pelo MEC, nas áreas de Aquicultura, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Pesca, Oceanografia, Medicina Veterinária, Nutrição, Zootecnia, entre outras correlatas à atuação em Controle de Qualidade e Segurança do Pescado.
A novidade deste edital é a inclusão de profissionais das áreas de Oceanografia e Oceanologia. A participação desses profissionais é incentivada como forma de promover uma visão sistêmica da cadeia, aliando conhecimento técnico às demandas de qualidade exigidas pelos mercados consumidores.
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Piúma. O objetivo é fortalecer a segurança alimentar e a conformidade na cadeia primária da pesca. Nesse sentido, o curso busca preencher lacunas técnicas na abordagem dos controles de conformidade higiênico-sanitária nas atividades a bordo.
A estrutura curricular foi desenvolvida para integrar os controles sanitários preventivos à realidade das operações durante a atividade pesqueira. O conteúdo programático inclui módulos que abordam temas como:
- conteúdos teóricos sobre as embarcações;
- modalidades de pesca;
- métodos de conservação do pescado;
- elaboração de documentos do programa de autocontrole.
Além disso, estão previstas atividades práticas que simulam o processo de certificação higiênico-sanitária das embarcações, permitindo que os participantes vivenciem todas as etapas reais desse processo na cadeia primária da pesca.
-
Destaque6 dias atrásGilmar Mendes defende em Cuiabá a regulação de benefícios e reacende discussão sobre salários no Judiciário, VEJA O VÍDEO
-
Policial6 dias atrásPolícia vê contradições e suspeita de conivência: esposa de homem que estuprou e matou a própria irmã muda versões e admite “mentiras”
-
Policial2 dias atrásCiúme doentio entre cunhadas levou o irmão a estrangular e matar própria irmã adolescente em Cuiabá, “Elas não se gostavam” diz delegado, VEJA O VÍDEO
-
Cidades4 dias atrásCaminhão mata mãe e filha e fere cinco crianças após perder o controle e invadir casa em Tangará da Serra
-
Cidades3 dias atrásJovem de 19 anos é atraída para casa do ex, executada a tiros e crime termina em suicídio no interior de Mato Grosso
-
Nacional6 dias atrásMJSP abre chamada para a 7ª edição da Revista Susp com foco no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas
-
Policial4 dias atrásQuadrilha do estelionato online e tráfico é desmantelada pela polícia no Lago do Manso; sete presos e arma usada em latrocínio apreendida
-
POLITICA4 dias atrás“Você anda em Cuiabá e não vê uma obra do governo federal, a picanha não chegou e fila dos ossinhos não acabou’: ironiza Abílio ao cravar que Fávaro nunca mais será eleito em MT, VEJA O VÍDEO









