EDUCAÇÃO

CPOP: MEC divulga resultado final da 2ª etapa da seleção

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) concluiu a segunda etapa da seleção para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), com a aprovação total de 384 cursos em todo o Brasil. O programa, que inicialmente previa apoiar 130 iniciativas, foi ampliado, e agora passará a atender mais de 15 mil estudantes. A relação final com todos os cursinhos aprovados pode ser acessada na página da CPOP, no portal do MEC. 

A possibilidade de ampliação do número de selecionados estava prevista no edital do programa, que foi lançado em março. No certame, foram priorizados os cursinhos populares gratuitos que não recebem apoio financeiro direto ou indireto.    

Os principais objetivos da CPOP são: fortalecer cursinhos populares e comunitários; orientar a estruturação e a implementação de ações de formação nos cursinhos da rede focadas no  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ampliar a possibilidade de acesso ao ensino superior para pessoas de baixa renda e egressas das escolas públicas, negras, quilombolas, indígenas e com deficiência; contribuir para retomada do interesse do jovens brasileiros pelo Enem; e contribuir para a ocupação de vagas em cursos de graduação de instituições federais.     

Leia Também:  Projeto fortalece alfabetização de estudantes no Pará

A ampliação previa a possibilidade de contemplar até 393 cursinhos populares. Na fase recursal, que se encerrou nesta segunda-feira, 16 de junho, apenas 8 proponentes resolveram todas as pendências e foram aprovados. O MEC já tinha confirmado a seleção de outros 376 cursinhos. Com a ampliação, a fase 3 do Edital, que previa o anúncio dos 130 cursinhos contemplados, é antecipada com a publicação da lista final. 

Os alunos matriculados e com frequência satisfatória receberão uma bolsa de R$ 200 para incentivar a permanência em sala de aula. Haverá também suporte técnico e material didático, a fim de garantir a permanência e evitar a evasão escolar. A CPOP ainda prevê apoio de até R$ 163,2 mil por cursinho, que abrange auxílio financeiro para a contratação de coordenadores e professores por sete meses e apoio para atividades técnicas e administrativas.  

“À medida que concede esse apoio para professores e para coordenadores, o governo evita a rotatividade docente, a evasão dos professores, mas também dos estudantes. Então, isso gera um ciclo virtuoso sobre esse estudante vulnerabilizado”, explica a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo. 

Leia Também:  Dengue fora das escolas: MEC se mobiliza contra mosquito

CPOP – A Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) foi lançada no dia 10 de março e é regulamentada pelo Decreto nº 12.410/2025, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, em 13 de março. A CPOP apoia cursinhos populares no Brasil, garantindo suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública socialmente desfavorecidos que buscam ingressar no ensino superior por meio do Enem. A iniciativa é realizada em parceria pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), e pela Fundação Oswaldo Cruz, por meio de sua Coordenação de Cooperação Social. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi  

 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

PND: aberto prazo de recurso para obter isenção

Publicados

em

Por

Os participantes da Prova Nacional Docente (PND) que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição negado já podem interpor recurso. O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo Sistema PND, até o dia 11 de julho. 

Além dos concluintes em licenciatura inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas 2025, têm direito à isenção da taxa de inscrição da PND as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou doadoras de medula em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. 

As inscrições para a prova começam na próxima segunda-feira, 14 de julho, e seguem até 25 de julho. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará a primeira edição da PND em 26 de outubro.  

Poderão realizar a PND os estudantes concluintes inscritos no Enade. Além deles, podem participar as pessoas com formação em licenciatura interessadas em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios que adotarem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão. 

Leia Também:  Estudante de 16 anos conquista 920 pontos na redação do Enem e quer estudar astronomia

Enade Licenciaturas Realizado anualmente pelo Inep, o Enade das Licenciaturas é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de licenciatura em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. 

A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica e prática vinculados às áreas avaliadas, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital. O modelo do exame foi reformulado em 2024 com o objetivo de aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil. 

Com a reformulação, para além das provas teóricas já comumente realizadas, foi adotada uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. A avaliação da prática ocorre durante o estágio supervisionado do estudante de licenciatura. 

Mais Professores Instituído pelo Decreto n.º 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, por meio de recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. 

Leia Também:  Matrículas terminam na quarta-feira; escolas tradicionais têm vagas abertas

O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê, além da PND, as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios. 

Confira o cronograma da PND: 

  • Solicitação de isenção da taxa: 30 de junho a 4 de julho. 

  • Inscrição: 14 a 25 de julho. 

  • Solicitação de atendimento especializado e por nome social: 14 a 25 de julho. 

  • Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho. 

  • Aplicação: 26 de outubro. 

  • Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro. 

  • Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro. 

  • Resultado final: 10 de dezembro. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA