Estadual
Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Matupá avançam na implantação de nova unidade no município
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) avançou nas tratativas com a Prefeitura de Matupá para a implantação de uma nova unidade da corporação no município, com previsão de início das atividades no primeiro trimestre de 2026. A proposta prevê a instalação de um núcleo com posto avançado, reforçando a presença do CBMMT na região Norte do Estado.
O tema foi discutido durante reunião realizada na tarde de terça-feira (17.12), em Cuiabá, entre o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra; o prefeito de Matupá, Bruno Santos Mena; e a presidente da Câmara Municipal, Andréia Varea.
Na ocasião, o prefeito manifestou interesse em formalizar um termo de cooperação entre o Governo do Estado, por meio do CBMMT e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com o objetivo de viabilizar a implantação da unidade e ampliar os serviços de atendimento à população local.
Atualmente, Matupá não integra o rol das 12 cidades que já firmaram termos de cooperação com o Governo do Estado para a implantação de novas unidades operacionais da corporação. Dessas, três já foram inauguradas, enquanto as demais se encontram em diferentes fases de implantação.
De acordo com o coronel Glêdson, o interesse demonstrado pela Prefeitura de Matupá representa um avanço significativo para a consolidação do projeto de expansão estratégica da corporação, que integra o planejamento definido pelo governador Mauro Mendes e pelo vice-governador Otaviano Pivetta, voltado ao fortalecimento de parcerias institucionais e à ampliação da presença do Estado nos municípios.
Ainda segundo o comandante, a cooperação com as prefeituras é essencial para reforçar a atuação do Corpo de Bombeiros Militar, pois permite maior agilidade no atendimento às ocorrências, otimiza o uso dos recursos públicos e reforça a segurança da população.
“O CBMMT tem se dedicado a ampliar sua presença em regiões estratégicas do Estado, e a parceria com os municípios, por meio dos termos de cooperação, é essencial para viabilizar novas unidades. Quando o Corpo de Bombeiros Militar chega a um município, leva consigo uma cultura de prevenção e ainda impulsiona o desenvolvimento econômico local. É um avanço que beneficia toda a região”, afirmou o comandante-geral.
Pelo modelo de cooperação, o município é responsável por ceder o terreno, executar a construção da unidade e disponibilizar profissionais de saúde para o atendimento pré-hospitalar em conjunto com os militares, além de fornecer medicamentos e insumos da área da saúde. Já o CBMMT fica encarregado de disponibilizar o efetivo, as viaturas e os equipamentos necessários para a operação.
Segundo o prefeito Bruno Santos Mena, o município já possui um local definido para a implantação da nova unidade, situado na principal avenida da cidade, com acesso rápido e facilitado às rodovias BR-163 e MT-322. Além disso, já está em andamento um processo seletivo para a contratação de profissionais da área da saúde.
Ainda conforme o prefeito, a chegada do Corpo de Bombeiros Militar representa um avanço significativo para Matupá, garantindo atendimentos mais rápidos e qualificados em situações de emergência, além de fortalecer as ações de prevenção e combate a incêndios, o atendimento pré-hospitalar e os projetos educativos nas escolas.
“Estamos empenhados em viabilizar esse projeto para garantir mais segurança e qualidade de vida à nossa população. O Corpo de Bombeiros Militar compreendeu a importância de estar presente em Matupá, e o município dará todo o suporte necessário para que a unidade seja instalada o quanto antes. A chegada do Corpo de Bombeiros representa inúmeros benefícios para todos nós”, pontuou o prefeito.
A presidente da Câmara Municipal, Andréia Varea, destacou que o Legislativo é parceiro dos projetos voltados ao desenvolvimento da cidade, que está em constante crescimento, e ressaltou que a chegada do Corpo de Bombeiros contribuirá ainda mais para esse avanço.
“A Câmara Municipal esteve presente, junto com o prefeito, nesta reunião para discutir a instalação dessa nova unidade. Sempre que o Executivo precisa do apoio do Legislativo, a Câmara é parceira, e é assim que deve ser. Para Matupá continuar crescendo, é fundamental que haja união e parceria entre os poderes. Estamos à disposição para analisar e apoiar tudo o que for necessário para viabilizar esse projeto, pois sabemos da importância do Corpo de Bombeiros para o município”, concluiu.
Também participaram da reunião o comandante-geral adjunto e chefe do Estado-Maior, coronel BM Rony Robson Cruz Barros; o diretor Operacional, coronel BM Heitor Fernandes da Luz; e o diretor de Saúde, coronel BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira.
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Bombeiros militares prendem em flagrante homem que invadiu batalhão em Sinop
Bombeiros militares detiveram em flagrante um homem de 29 anos que invadiu a sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), em Sinop, na madrugada desta sexta-feira (17.4). O suspeito foi conduzido pela Polícia Militar à Delegacia de Polícia Civil.
O homem foi contido pelos bombeiros de serviço por volta das 2h, após pular o muro do batalhão, localizado na Avenida João Pedro Moreira de Carvalho, no Setor Industrial Sul. A ação foi rapidamente identificada pela equipe por meio do sistema de monitoramento, que flagrou toda a movimentação.
Os militares realizaram a detenção do indivíduo ainda no interior da unidade e acionaram a Polícia Militar. O suspeito afirmou ser usuário de drogas e disse que estaria fugindo de um veículo que o perseguia. No entanto, a suspeita é de que ele tenha invadido o local com a intenção de cometer furto.
Diante dos fatos, a Polícia Militar conduziu o homem à delegacia de Polícia Judiciária Civil para os devidos procedimentos legais.
Fonte: Governo MT – MT
-
Policial7 dias atrásPolícia conclui investigação contra quadrilha que investiu R$ 3,5 milhões em mega-assalto frustrado em Confresa; cerco terminou com 18 mortos
-
Policial6 dias atrásAdolescente de 16 anos é atraído por falsa ligação da namorada, sequestrado em VG, espancado e jogado em praça de Cuiabá em estado grave e encontrado pela família cinco dias depois no Pronto Socorro
-
Estadual6 dias atrásOperação Pentágono desarticula atuação interestadual e responsabiliza envolvidos no ataque em Confresa
-
Cidades7 dias atrásIdosos de 75 e 66 anos são presos em flagrante após assassinato brutal de jovem de 20 anos e tentativa de ocultação do corpo em Tapurah
-
Policial7 dias atrásMotorista de carreta com 50 toneladas de soja diz não saber se moto estava parada ou em movimento em acidente que matou casal na BR-163, Vítimas são identificadas
-
CUIABÁ5 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias
-
Policial4 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
CUIABÁ7 dias atrásAbílio Brunini propõe redesenho da zona industrial de Cuiabá e aposta em polo ecoindustrial na Guia para atrair indústrias limpas, VEJA O VÍDEO








