EDUCAÇÃO

Conferência debate desafios e avanços no setor educacional

Publicados

em

Instrumento de política pública que estabelece metas e estratégias para garantir mais qualidade à educação básica do município, a Conferência Municipal de Educação acompanha e monitora o Plano Municipal de Educação

 

O Fórum Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação promoveram, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a Conferência Municipal de Educação de Várzea Grande. O encontro reuniu profissionais da rede pública municipal na modalidade presencial e online nos dias 13 e 14 de dezembro.

De acordo com a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, cerca de 150 profissionais presentes e quase 3.900 pessoas online, participaram dos debates que incluíram temas como a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, a valorização do profissional, a formação inicial, continuada e pós-graduação, além de temas relevantes como inclusão, diversidade, relações étnico raciais, educação ambiental, gestão democrática, entre outros.

A Conferência Municipal de Educação teve sua abertura no dia 13, no auditório do Anexo II da Smecel, no bairro Marajoara. A cerimônia de abertura contou com a participação da subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Alice Barros, da presidente do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, Eva de Paulo Vieira e da coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Vanilda de Carvalho Mendes.

Leia Também:  Secretaria executa serviços urbanos em diversos bairros nesta quinta-feira (11)

A abertura dos trabalhos contou ainda com a palestra “Participação e Cidadania” proferida pela secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania e coordenadora do Projeto 2 PDI do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Cassyra Lúcia Vuolo.

Conforme a subsecretária Maria Alice, a Conferência Municipal de Educação é o resultado do acompanhamento e monitoramento do Plano Municipal de Educação – PME no decorrer do seu decênio (2015/2025). Segundo ela, o Plano Municipal de Educação foi criado pela Lei 4.102 de 08 de outubro de 2015. Ele é um instrumento de política pública que estabelece metas e estratégias a fim de atender às necessidades da educação básica do município, cujo objetivo é garantir sua ampliação e qualidade.

“Desde a sua criação, uma coordenação e uma comissão técnica foram instituídas para fazer este monitoramento. O resultado desse trabalho foi passado para a coordenação do PME que, em seguida, passou ao Fórum Municipal de Educação e ao Conselho Municipal de Educação, que são os responsáveis pela realização desta Conferência. Essas instituições estão representadas pela sociedade civil e governo em um alinhamento entre estado, município e instituições de ensino privadas”, informou.

Leia Também:  Pé-de-Meia Licenciaturas: MEC divulga resultado preliminar

No dia 14, na EMEB Honorato Pedroso de Barros, no período matutino os temas propostos foram debatidos em grupos de trabalhos e os resultados enviados à plenária, no período vespertino no auditório da Anexo II da Smecel no Jardim Marajoara, para a votação e aprovação durante o encerramento da conferência.

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Fies 2026: abertas as inscrições para o 1º semestre

Publicados

em

Por

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem fazer as inscrições a partir desta terça-feira, 3 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até o dia 6 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato poderá se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o final do prazo de inscrição.   

Regulamentado pelo Edital nº 3/2026, o processo seletivo do primeiro semestre irá ofertar 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários, para 19.834 cursos e turnos. Em 2026, o total de vagas do Fies a serem ofertadas é 112.168. As demais vagas e aquelas eventualmente não ocupadas nesta edição serão ofertadas na edição do segundo semestre. O candidato poderá se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o final do prazo de inscrição. 

Poderão se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, tenham obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação. Também é necessário possuir renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.   

Classificação – A classificação no processo seletivo do Fies será realizada de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Ela respeitará a seguinte ordem de priorização: 

  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; 
  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado; 
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; 
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.   
Leia Também:  NOVO realiza reunião com o prefeito Kalil Baracat

Fies Social – O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social poderão solicitar a contratação do financiamento integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais. 

Os estudantes pré-selecionados com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos nas vagas do Fies Social, estão dispensados da comprovação da renda familiar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem comparecer à comissão para validação das demais informações. Caso a CPSA identifique, entre as informações prestadas, discrepância referente à renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação.  

No caso das vagas destinadas às pessoas com deficiência, independentemente de terem se inscrito para as vagas do Fies Social ou para as demais vagas do Fies, os candidatos deverão comprovar a sua situação por meio de laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).   

Leia Também:  Secretaria executa serviços urbanos em diversos bairros nesta quinta-feira (11)

Resultado – O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição de educação superior realizadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.  

Lista de espera – Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação. A pré-seleção ocorrerá de 26 de fevereiro a 10 de abril.  

Todos os inscritos e aqueles que venham a ser pré-selecionados devem ficar atentos aos prazos e aos procedimentos estabelecidos no edital para não perderem as oportunidades de ocupar as vagas ofertadas nessa edição do Fies.    

Confira o cronograma completo do Fies: 

Cronograma Fies_1.2026 1.webpFies O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderirem ao programa e possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA