CUIABÁ

Com clima competitivo, Jogos Estudantis 2025 são abertos em Cuiabá

Publicados

em

Com o Ginásio Dom Aquino lotado, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, abriu oficialmente a 48ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) neste sábado (17), estabelecendo o tom competitivo do evento. Brunini incentivou a disputa pela vitória, mas reforçou que vencer não significa “passar por cima dos outros”.

“O importante é isso: vencer com esforço, com coragem. Essa ideia de ‘prêmio de consolação’ que o mundo inventou, ensina o quê? Nada! Esporte é competição! É disputa! O mercado de trabalho também é disputa. A vida é disputa. Precisamos ensinar os nossos jovens a competir, mas com caráter! Disputar com honestidade, com dignidade. Pai, mãe: se o seu filho cair, ensine a levantar. Ensine seus filhos a serem vitoriosos. A lutar com honra, dignidade e respeito. Mas a lutar para vencer”, declarou o prefeito.

A cerimônia também foi marcada por muita vibração das torcidas, demonstrando o entusiasmo e antecipando o clima acirrado das competições, que terão início nesta segunda-feira (19) nas modalidades coletivas. A expectativa é que os Jogos deste ano sejam os mais disputados até agora.

O público também prestigiou atrações culturais que animaram a solenidade, com destaque para o Grupo São Gonçalo Beira Rio, a Fanfarra Mestre Inácio e a Banda Municipal de Cuiabá. Ao todo, 2.087 estudantes estão inscritos nos Jogos, representando 85 escolas das redes estadual e municipal.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, também discursou durante a solenidade, destacando a retomada do protagonismo esportivo na capital. “Nossa missão é fazer esse resgate com o apoio da Câmara, do nosso prefeito e da nossa equipe apaixonada, dedicada a recuperar nossos espaços esportivos, nossos projetos e a possibilidade de reacender o sonho da nossa juventude. Estamos vivendo uma nova fase. Por muitos anos, o esporte não foi levado a sério na nossa capital. Agora, neste novo tempo de protagonismo e renovação, queremos fazer esse resgate. Essa é a nossa missão”, afirmou.

Leia Também:  Campanha contra a poliomielite: 'Dia D' aplica mais de 6 mil vacinas e alcança cobertura vacinal de 20%

Os competidores se enfrentarão em diversas modalidades, como futsal, voleibol, basquetebol, handebol, vôlei de praia, atletismo, natação, judô, ginástica artística, xadrez, badminton, tênis de mesa, arco e flecha e ciclismo. Conforme o cronograma, as disputas de futsal e handebol ocorrerão no Complexo Esportivo Dom Aquino; o basquetebol será sediado no Ginásio da Lixeira; e o voleibol, no Ginásio Verdinho. As demais modalidades seguirão um cronograma específico, utilizando estruturas esportivas como o COT da UFMT, a piscina olímpica da universidade, o CT Juventus, o Centro de Treinamento de Ginástica, entre outros espaços.

Também participaram da cerimônia os secretários Andrico Xavier (Adjunto de Acessibilidade e Inclusão), Johnny Everson (Cultura), Ana Karla Costa (Comunicação), Murilo Bianchini (Assuntos Estratégicos), Pablo Queiroz (Adjunto de Esportes), Francyanne Siqueira Chaves Lacerda (Segurança Pública), além dos vereadores Marcus Brito Junior, Dra. Mara, Wilson Kero Kero e Dilemário Alencar.

Programação

Confira as datas e locais das competições do JECs, dividido em duas categorias: categoria A: alunos nascidos entre 2008 e 2010; e, categoria B: alunos nascidos entre 2011 e 2013

Leia Também:  Polícia Civil desmonta quadrilha especializada em furtos a apartamentos residenciais em Cuiabá

– Futsal: Complexo Esportivo Dom Aquino – a partir de 19 de maio.

– Voleibol: Ginásio Verdinho – a partir de 19 de maio

– Basquetebol: Ginásio da Lixeira – a partir de 19 de maio

– Handebol: Complexo Esportivo Dom Aquino – a partir de 19 de maio

– Vôlei de Praia: CT Juventus – 7 e 8 de junho

– Atletismo: COT UFMT – 24 e 25 de maio

– Natação: Piscina da UFMT – 31 de maio e 1º de junho

– Judô: Ginásio da Lixeira – 30 e 31 de maio (pesagem no dia 30)

– Ginástica Artística: CT de Ginástica – 14 de junho

– Xadrez: Salão da SMESP – 24 de maio

– Badminton e Tênis de Mesa: Complexo Esportivo Dom Aquino – 7 de junho

– Taekwondo, Caratê e Wrestling: Complexo Esportivo Dom Aquino – 21 de junho

Regulamentado pela Portaria nº 009/SMESP/2025, o JECs 2025 conta com um Comitê Dirigente e uma Comissão Organizadora, responsáveis pela condução de todas as etapas da competição, desde o planejamento e definição dos cronogramas, até a execução das partidas e atividades operacionais.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito Abilio e os estudantes posando para foto durante evento no Ginásio Dom Aquino. Abaixo tem uma galeria que registra outros momentos da solenidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Parceria entre Prefeitura e Estado prevê revitalização de 20 campos de futebol em Cuiabá

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso firmaram parceria para a revitalização de 20 campos de futebol na capital. A proposta prevê a recuperação completa de espaços esportivos em diferentes bairros, com foco na ampliação do acesso ao lazer e no incentivo à prática esportiva.

De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa busca levar infraestrutura adequada às comunidades, com melhorias que garantam segurança, iluminação e melhores condições de uso. A ação também é apresentada como estratégia de promoção da saúde pública e do bem-estar social, ao estimular atividades físicas em áreas urbanas. “Estamos dando mais um passo importante para cuidar dos nossos bairros. Firmamos parceria com a Prefeitura de Cuiabá para revitalizar quadras e campos de futebol, devolvendo esses espaços para famílias, crianças e jovens”, disse o governador Otaviano Pivetta.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, afirma que o convênio prioriza a requalificação de espaços atualmente degradados. Segundo ele, os campos receberão grama sintética, iluminação e estruturas de proteção, permitindo o uso em horários ampliados. “O convênio foi firmado para a manutenção e revitalização dos campos de futebol degradados da nossa cidade. Serão vinte novos campos de grama sintética, equipados com iluminação e proteção, permitindo que a prática esportiva ocorra durante as 24 horas do dia, se necessário”, declarou.

Leia Também:  Secretaria da Mulher e Núcleo da Primeira-dama impulsionam o empreendedorismo feminino

A parceria entre município e Estado se soma a um conjunto de ações executadas desde o ano passado. Apenas em 2026, a Prefeitura já realizou a entrega de dezenas de espaços revitalizados. Um dos exemplos recentes é a Praça do Baú, que passou por limpeza, pintura, poda de árvores, reforço na iluminação e recuperação de estruturas, alcançando a marca de 36 áreas requalificadas.

Moradores relatam mudanças na rotina após as intervenções. A aposentada Joanete Cunha Matos Ajala, de 71 anos, destacou a melhoria na segurança e no uso do espaço público. “Agora está tudo iluminado, mais visível, o que ajuda a afastar pessoas mal-intencionadas”, afirmou. Outro morador, Túlio, avaliou que a revitalização permite a retomada de atividades esportivas e de convivência, especialmente entre jovens.

Apesar dos avanços, a própria gestão reconhece que parte dos espaços esportivos da capital permaneceu por anos sem manutenção, o que gerou demandas acumuladas em diferentes regiões. A continuidade das revitalizações e a manutenção dos equipamentos entregues são apontadas como desafios para garantir a efetividade das ações a longo prazo.

Leia Também:  Cuiabá amanhece com frente fria, mas calor extremo retorna durante a semana

Com o novo pacote de intervenções, a expectativa é ampliar o alcance das políticas públicas de esporte e lazer em Cuiabá, especialmente em bairros que historicamente enfrentam carência de infraestrutura adequada para atividades comunitárias.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA