CUIABÁ
Câmara de Cuiabá recebe alunos do CEI Victorino Monteiro da Silva

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Lei de Paula Calil que institui a campanha Maio Furta-Cor de prevenção à saúde mental materna em Cuiabá é sancionada

Nathany Gomes – Assessoria da vereadora Paula Calil
O prefeito da capital, Abílio Brunini (PL), sancionou a lei de autoria da presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), que institui a campanha de prevenção à saúde mental materna, o Maio Furta-Cor, no âmbito do município.
A iniciativa tem como objetivo garantir acolhimento, escuta ativa e o fortalecimento de redes de apoio para mulheres desde a gestação até o período pós-parto. A partir de agora, a campanha passa a integrar o calendário oficial de ações da Prefeitura de Cuiabá.
No Brasil, segundo uma pesquisa recente da Faculdade de Medicina da USP, divulgada pela Revista Veja, 66% das mães avaliam sua saúde mental como ruim, péssima ou apenas regular.
Paula agradeceu ao prefeito pelo apoio e pela sensibilidade em relação ao tema, destacando que o puerpério é considerado, por muitas mães, uma das fases mais desafiadoras da maternidade.
“Precisamos olhar para os filhos, mas também enxergar o alicerce das famílias, que são as mães. O apoio e o amparo emocional são fundamentais para que elas possam exercer o seu papel com excelência e para que a maternidade seja uma experiência satisfatória. Isso reflete diretamente na criação dos filhos: uma mãe feliz, filhos felizes. Obrigada, prefeito Abílio, por caminhar junto conosco neste momento tão importante para a nossa população”, disse Paula.
O prefeito reforçou a importância de implementar políticas públicas que realmente atendam às demandas da sociedade.
“As mães enfrentam uma dupla, muitas vezes tripla jornada, e merecem todo o nosso respeito e consideração. Esta lei da vereadora Paula é importante e certamente vai contribuir para uma gestão pública mais eficiente e atenta às necessidades de todos. Meus parabéns”, declarou.
A campanha Maio Furta-Cor é dedicada à conscientização sobre a saúde mental materna. O nome “Furta-Cor” faz referência ao fenômeno de algumas cores que mudam de tonalidade conforme a luz, simbolizando as diferentes fases e desafios enfrentados pelas mães, especialmente no período pós-parto. A proposta da campanha é desmistificar temas como a depressão pós-parto, a ansiedade e outros transtornos, além de promover o cuidado emocional e incentivar a busca por ajuda profissional.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Cidades5 dias atrás
Justiça marca para agosto o julgamento de autor de estupro e chacina de mãe e filhas que abalou a cidade de Sorriso
-
Cidades7 dias atrás
Vereador quer proibir crianças e adolescentes em eventos públicos que tenham apologia ao crime e uso de drogas no município
-
Cidades7 dias atrás
Vereadora Gisa Barros denuncia descaso do poder público com familiares que sepultam seus entes queridos nos cemitérios de Várzea Grande
-
Destaque5 dias atrás
Esquema de propinas para entrada de celulares na PCE resulta em condenação de três acusados pela Justiça de Cuiabá
-
Policial2 dias atrás
Mulher mata companheiro a facadas após discussão por ciúmes
-
CULTURA6 dias atrás
Grupo Flor Ribeirinha levará grande espetáculo para turnê internacional na Europa
-
Policial6 dias atrás
Veja o vídeo: Homem é executado a tiros dentro de loja em Sinop; polícia investiga ligação com crime organizado
-
Policial7 dias atrás
Saiba quem é o ex-perito investigado por cobrar R$ 2 milhões para fraudar perícia judicial