Nacional
Brasil avança na modernização geocientífica com a retomada de levantamentos aerogeofísicos
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nessa quarta-feira (26/03), ao lado do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da empresa espanhola Xcalibur, da assinatura da ata de registro de preços para retomada dos levantamentos aerogeofísicos no Brasil. A ata representa um importante passo na modernização da infraestrutura geocientífica brasileira para aquisição de dados do setor mineral.
Durante o evento, representantes do setor destacaram a importância de estudos para o desenvolvimento sustentável da mineração e da transição energética por permitir a identificação de minerais estratégicos para novas tecnologias.
O levantamento aerogeofísico é fundamental para aprimorar o mapeamento do subsolo brasileiro, permitindo uma maior rastreabilidade dos dados geológicos e geofísicos. Além disso, a ata de registro de preços com a Xcalibur viabiliza a aquisição de um milhão de quilômetros lineares de levantamentos aerogeofísicos com vigência de um ano, podendo ser prorrogado durante esse período.
Na ocasião, foi apresentado o Plano Decenal de Mapeamento Geológico (PlanGeo 2025-2034), que busca intensificar o mapeamento e reduzir as lacunas de conhecimento geológico e o risco exploratório, promovendo a descoberta de novos recursos minerais, hídricos e energéticos. O Plano também orienta a definição dessas áreas prioritárias a serem mapeadas e estabelece metas claras.
O Programa de Exploração Geofísica Profunda (Deep Brazil), também apresentado, é uma iniciativa voltada para a investigação em profundidade da estrutura geológica do território nacional, utilizando métodos geofísicos avançados, como sísmica passiva e dados magnetotelúricos. Essas ações conjuntamente vão acelerar o conhecimento geológico e de recursos minerais do país, permitindo maior atração de investimentos ao país.
Para o diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral da Secretaria Nacional Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM), Jose Luiz Ubaldino, essas iniciativas visam modernizar a infraestrutura geocientífica do país. “Nós temos um conhecimento cada vez mais tecnológico para buscar uma solução mais participativa. Precisamos do conhecimento geológico para posicionar o Brasil como player do setor mineral e referência em geociências”, disse.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
Nacional
Curso da Senasp no Acre fortalece combate à lavagem de dinheiro com uso de tecnologia
Rio Branco, 17/4/2026 – A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), promoveu capacitação integrada voltada às forças de segurança do Acre (AC). A iniciativa ocorreu entre 6 e 17 de abril, em Rio Branco.
O curso é focado na identificação e no combate a crimes de lavagem de dinheiro com uso de tecnologia e análise de dados. Com carga de 80 horas-aula, a ementa incluiu disciplinas como rastreamento de ativos e análise financeira, entre outras.
A capacitação reuniu 40 profissionais da Polícia Federal (PF), da Polícia Civil do Acre (PCAC) e da Polícia Militar do Acre (PMAC). Os alunos também realizaram atividades práticas para simular situações de enfrentamento ao crime organizado.
O delegado adjunto da Polícia Civil do Acre, Martin Hessel, destacou a importância desse tipo de ação para a integração nas operações. “Nós agradecemos e avaliamos que essa iniciativa vai contribuir para o combate ao crime organizado no estado, pois traz atualizações e novidades aos profissionais”, disse.
Qualificação profissional
A ação reforça o compromisso da Senasp com a qualificação continuada dos profissionais de segurança pública e com o fortalecimento da atuação integrada entre União, estados e instituições federais, ampliando a capacidade de resposta do Estado em cenários críticos.
-
Policial7 dias atrásPolícia conclui investigação contra quadrilha que investiu R$ 3,5 milhões em mega-assalto frustrado em Confresa; cerco terminou com 18 mortos
-
Policial7 dias atrásAdolescente de 16 anos é atraído por falsa ligação da namorada, sequestrado em VG, espancado e jogado em praça de Cuiabá em estado grave e encontrado pela família cinco dias depois no Pronto Socorro
-
Estadual6 dias atrásOperação Pentágono desarticula atuação interestadual e responsabiliza envolvidos no ataque em Confresa
-
Cidades7 dias atrásIdosos de 75 e 66 anos são presos em flagrante após assassinato brutal de jovem de 20 anos e tentativa de ocultação do corpo em Tapurah
-
Policial7 dias atrásMotorista de carreta com 50 toneladas de soja diz não saber se moto estava parada ou em movimento em acidente que matou casal na BR-163, Vítimas são identificadas
-
CUIABÁ5 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias
-
Policial4 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
CUIABÁ7 dias atrásAbílio Brunini propõe redesenho da zona industrial de Cuiabá e aposta em polo ecoindustrial na Guia para atrair indústrias limpas, VEJA O VÍDEO








