Estadual
Bombeiros militares localizam e resgatam corpo de jovem de 17 anos que se afogou em represa
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou e resgatou, na tarde desta segunda-feira (29.12), o corpo de um jovem de 17 anos que se afogou em uma represa localizada no bairro Primavera, no perímetro urbano do município de Água Boa (639 km de Cuiabá).
A equipe do 2º Pelotão Independente Bombeiro Militar (2º PIBM) foi acionada por volta das 16h36 para atender à ocorrência. Ao chegar ao local, os bombeiros realizaram o levantamento inicial de informações junto a familiares e testemunhas, identificando o último ponto onde a vítima havia sido avistada.
Após avaliação da área, foi constatado que a represa possuía aproximadamente três metros de profundidade no ponto provável do afogamento. Diante disso, dois bombeiros militares iniciaram as buscas subaquáticas, executando varreduras sucessivas no perímetro indicado.
Após cerca de 15 minutos de mergulho, a equipe obteve êxito na localização e no resgate do corpo da vítima, que foi levado até a margem.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada e ficou responsável pelos demais procedimentos necessários.
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Integração entre Samu e Corpo de Bombeiros reduziu o tempo de resposta às emergências de 25 para 16 minutos
A implantação do Sistema Estadual de Atendimento Pré-hospitalar em Mato Grosso, prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) desde junho de 2025, fez o tempo de resposta às chamadas de emergência diminuir de 25 para 16 minutos. Com esta redução de 36%, as chances de salvar vidas aumentam.
A integração foi feita por meio da assinatura de um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), para oferecer um serviço mais rápido, completo e eficiente à população. O resultado foi o aumento em 30% no número de atendimentos prestados à população.
“É uma cooperação feita para fortalecer o Sistema de Atendimento pré-hospitalar em todo o Estado e melhorar o atendimento à população. De imediato, o serviço mais do que dobrou a cobertura, porque já haviam várias bases dos bombeiros no interior, que agora são operadas conjuntamente. Nós já temos resultados melhores: o tempo de resposta reduziu e a cobertura aumentou. Importante destacar ainda que não houve uma transferência de comando e de gestão do Samu, que continua sob responsabilidade da SES”, avaliou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, durante coletiva de imprensa no Palácio Paiaguás.
A integração das forças de atendimento também otimiza os recursos públicos e permite melhor aproveitamento da mão de obra especializada para atender as ocorrências. “O Estado uniu o trabalho dos bombeiros, que já fazem historicamente resgate em todo o Estado, ao dos profissionais de saúde, para o serviço ficar fortalecido e mais eficiente”, explicou o secretário.
“Não há déficit de profissionais no atendimento do Samu, não haverá redução na oferta do serviço, pelo contrário, a integração das equipes foi feita para melhorar a cobertura e diminuir o tempo de resposta dos atendimentos, que é o que vem acontecendo”, acrescentou.
Conforme a secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi, cerca de 50 contratos temporários do Samu venceram e não foram renovados, porque a equipe do Sistema Estadual de Atendimento pré-hospitalar já possui quantidade de profissionais suficiente para cobrir o serviço. O Corpo de Bombeiros conta com um processo seletivo válido para convocar profissionais, caso haja necessidade.
“Inclusive, parte destes profissionais desligados foi aprovada no processo seletivo dos bombeiros e pode ser chamada futuramente para reforçar a equipe da operação. O desempenho do atendimento melhorou muito desde que a cooperação foi firmada e essa é uma tendência que muitos estados seguem para fortalecer a política de Atendimento pré-hospitalar”, disse a secretária adjunta.
Com a cooperação entre as instituições, o Samu passou a fazer parte do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp). As chamadas para os números de emergência médica 192, do Samu, e 193, do Corpo de Bombeiros, são direcionadas para uma única central de atendimento, que envia a ambulância mais próxima da ocorrência, agilizando o resgate.
Em pesquisa de satisfação do cidadão realizada pelo Corpo de Bombeiros, a população tem demonstrado grande aprovação do novo modelo: mais de 91,3% consideram o atendimento prestado como excelente ou bom, e 87,8% avaliam como excelente ou bom o tempo de resposta das equipes de resgate.
Em Cuiabá, o número de ambulâncias para atendimento do Samu saltou de nove para 20 após a integração.
Fonte: Governo MT – MT
-
Policial6 dias atrásPolícia vê contradições e suspeita de conivência: esposa de homem que estuprou e matou a própria irmã muda versões e admite “mentiras”
-
Destaque6 dias atrásGilmar Mendes defende em Cuiabá a regulação de benefícios e reacende discussão sobre salários no Judiciário, VEJA O VÍDEO
-
Policial2 dias atrásCiúme doentio entre cunhadas levou o irmão a estrangular e matar própria irmã adolescente em Cuiabá, “Elas não se gostavam” diz delegado, VEJA O VÍDEO
-
Cidades4 dias atrásCaminhão mata mãe e filha e fere cinco crianças após perder o controle e invadir casa em Tangará da Serra
-
Cidades3 dias atrásJovem de 19 anos é atraída para casa do ex, executada a tiros e crime termina em suicídio no interior de Mato Grosso
-
Policial4 dias atrásQuadrilha do estelionato online e tráfico é desmantelada pela polícia no Lago do Manso; sete presos e arma usada em latrocínio apreendida
-
Nacional6 dias atrásMJSP abre chamada para a 7ª edição da Revista Susp com foco no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas
-
POLITICA4 dias atrás“Você anda em Cuiabá e não vê uma obra do governo federal, a picanha não chegou e fila dos ossinhos não acabou’: ironiza Abílio ao cravar que Fávaro nunca mais será eleito em MT, VEJA O VÍDEO









