Estadual

Ação integrada entre Polícias Civil e Militar prende dois investigados por tráfico de drogas em São José dos Quatro Marcos

Publicados

em

A Delegacia de São José dos Quatro Marcos da Polícia Civil, em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu dois suspeitos de tráfico de drogas no município. A Justiça já decretou a prisão preventiva de ambos.

Em um primeiro momento, na última quinta-feira (20.2), a Polícia Militar realizou a captura de uma das suspeitas, que foi conduzida à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Na ocasião, um segundo suspeito conseguiu fugir.

Com base nos elementos colhidos no inquérito e no auto de prisão em flagrante, a Polícia Civil obteve o mandado de prisão preventiva do fugitivo, cujo mandado foi cumprido pela Delegacia de São José dos Quatro Marcos nesta segunda-feira (23), após diligências para localização e captura do suspeito.

Investigação

Os dois investigados já tinham registros anteriores por tráfico de drogas, histórico que aponta para reincidência. Somadas às circunstâncias do flagrante e à tentativa de fuga de um deles, essas informações embasaram o pedido de prisão preventiva, considerado necessário para resguardar a ordem pública e garantir o andamento da ação penal.

Leia Também:  Polícia Militar prende autor de tentativa de feminicídio em Nova Ubiratã

Com o cumprimento dos mandados, os dois investigados foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para identificar outros eventuais participantes da atividade criminosa, bem como mapear a extensão do esquema de tráfico na região.

“Quem insiste em viver do crime e desafiar o Estado, fugindo de abordagem ou usando o tráfico como meio de vida, precisa entender que a resposta será firme e contínua. Não aceitaremos que integrantes de facção criminosa tentem transformar nossa comarca em território livre para o tráfico”, afirmou o delegado de São José dos Quatro Marcos, Kairo Ribeiro.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicados

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

Leia Também:  Gefron apreende 136 quilos de cocaína e leva prejuízo de R$ 2,9 milhões às facções criminosas

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Leia Também:  Três estudantes da rede estadual são eleitos para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA