CUIABÁ
Prefeitura realiza nesta segunda-feira licitação para a compra de medicamentos para a Secretaria de Saúde
O edital para o pregão eletrônico foi lançado em 17 de março
ROBERTA PENHA
Luiz Alves
A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta segunda-feira (29) uma licitação para a aquisição de medicamentos, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ozenira Felix será realizado um pregão eletrônico, na modalidade registro de preço, para a compra de medicamentos usados na Atenção Secundária e Atenção Terciária, além de remédios usados no combate à COVID-19.
“Lançamos o edital no dia 17 de março e a divulgação foi feita nos jornais de maior circulação no município de Cuiabá. Nesta segunda-feira acontece o acolhimento de propostas para os 261 lotes agendados. Mesmo em meio à pandemia, optamos por realizar este pregão eletrônico pois é uma modalidade transparente, ágil e que possibilita uma negociação eficiente entre a administração pública e as empresas participantes”, explicou a secretária. Ozenira revela ainda que todas as empresas do ramo podem participar e que o contrato para fornecimento de medicamentos para o município terá a vigência de 1 ano.
“A última vez que a Secretaria Municipal de Saúde teve uma licitação para aquisição de medicamentos foi em 2019, também com vigência de um ano. Em 2020, quando a pandemia começou, a Prefeitura precisou agir com urgência para preparar a rede municipal de saúde para combater esse inimigo que até então era completamente desconhecido, por isso, não foi possível a realização de licitações na área da Saúde no ano passado. Hoje, apesar de ainda estarmos em plena pandemia, já conhecemos pelo menos um pouco sobre o vírus e estamos fazendo de tudo o que podemos para combatê-lo. Este pregão vai possibilitar a aquisição de vários medicamentos para continuarmos a nossa luta”, comentou Ozenira.
Ela disse ainda que existe um processo de licitação para a aquisição de insumos bem adiantado. “Este processo já está em fase de instrumentalização e deverá ser protocolado na Diretoria Especial de Licitações e Contratos ainda nesta semana, para análise e futura publicação em edital”, informou.
CUIABÁ
Parceria entre Prefeitura e Estado prevê revitalização de 20 campos de futebol em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso firmaram parceria para a revitalização de 20 campos de futebol na capital. A proposta prevê a recuperação completa de espaços esportivos em diferentes bairros, com foco na ampliação do acesso ao lazer e no incentivo à prática esportiva.
De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa busca levar infraestrutura adequada às comunidades, com melhorias que garantam segurança, iluminação e melhores condições de uso. A ação também é apresentada como estratégia de promoção da saúde pública e do bem-estar social, ao estimular atividades físicas em áreas urbanas. “Estamos dando mais um passo importante para cuidar dos nossos bairros. Firmamos parceria com a Prefeitura de Cuiabá para revitalizar quadras e campos de futebol, devolvendo esses espaços para famílias, crianças e jovens”, disse o governador Otaviano Pivetta.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, afirma que o convênio prioriza a requalificação de espaços atualmente degradados. Segundo ele, os campos receberão grama sintética, iluminação e estruturas de proteção, permitindo o uso em horários ampliados. “O convênio foi firmado para a manutenção e revitalização dos campos de futebol degradados da nossa cidade. Serão vinte novos campos de grama sintética, equipados com iluminação e proteção, permitindo que a prática esportiva ocorra durante as 24 horas do dia, se necessário”, declarou.
A parceria entre município e Estado se soma a um conjunto de ações executadas desde o ano passado. Apenas em 2026, a Prefeitura já realizou a entrega de dezenas de espaços revitalizados. Um dos exemplos recentes é a Praça do Baú, que passou por limpeza, pintura, poda de árvores, reforço na iluminação e recuperação de estruturas, alcançando a marca de 36 áreas requalificadas.
Moradores relatam mudanças na rotina após as intervenções. A aposentada Joanete Cunha Matos Ajala, de 71 anos, destacou a melhoria na segurança e no uso do espaço público. “Agora está tudo iluminado, mais visível, o que ajuda a afastar pessoas mal-intencionadas”, afirmou. Outro morador, Túlio, avaliou que a revitalização permite a retomada de atividades esportivas e de convivência, especialmente entre jovens.
Apesar dos avanços, a própria gestão reconhece que parte dos espaços esportivos da capital permaneceu por anos sem manutenção, o que gerou demandas acumuladas em diferentes regiões. A continuidade das revitalizações e a manutenção dos equipamentos entregues são apontadas como desafios para garantir a efetividade das ações a longo prazo.
Com o novo pacote de intervenções, a expectativa é ampliar o alcance das políticas públicas de esporte e lazer em Cuiabá, especialmente em bairros que historicamente enfrentam carência de infraestrutura adequada para atividades comunitárias.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Policial6 dias atrásPolícia conclui investigação contra quadrilha que investiu R$ 3,5 milhões em mega-assalto frustrado em Confresa; cerco terminou com 18 mortos
-
Policial5 dias atrásAdolescente de 16 anos é atraído por falsa ligação da namorada, sequestrado em VG, espancado e jogado em praça de Cuiabá em estado grave e encontrado pela família cinco dias depois no Pronto Socorro
-
Policial5 dias atrásMotorista de carreta com 50 toneladas de soja diz não saber se moto estava parada ou em movimento em acidente que matou casal na BR-163, Vítimas são identificadas
-
Cidades5 dias atrásIdosos de 75 e 66 anos são presos em flagrante após assassinato brutal de jovem de 20 anos e tentativa de ocultação do corpo em Tapurah
-
Policial6 dias atrás“Estava doidão”, diz ex-companheiro que matou jovem estrangulada com toalha após consumo de cocaína, MDMA e álcool em Sinop, VEJA O VÍDEO
-
Estadual4 dias atrásOperação Pentágono desarticula atuação interestadual e responsabiliza envolvidos no ataque em Confresa
-
Cidades6 dias atrásImagens de circuito interno expõem último homem visto com jovem antes de morte por estrangulamento em Sinop
-
CUIABÁ4 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias








