Estadual

Nova sede do Corpo de Bombeiros vai garantir maior integração e agilidade nos atendimentos

Publicados

em

A nova sede do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em Cuiabá, terá investimento total de R$ 60,8 milhões e prazo de execução estimado em 24 meses, sendo a primeira sede própria da corporação em seus 61 anos de atuação no Estado. A ordem de serviço que autoriza o início das obras foi assinada na tarde desta segunda-feira (02.02) pelo governador Mauro Mendes.

A obra será executada pela empresa Salver Construtora e Incorporadora Ltda. e o novo comando-geral será construído na Rua A, Setor D, no Centro Político Administrativo (CPA). A localização estratégica tem como objetivo fortalecer a integração do CBMMT com outros órgãos governamentais, ampliar a capacidade operacional da corporação, oferecendo um ambiente moderno, funcional e adequado às demandas do serviço. Além disso, também permitirá maior agilidade e prontidão no atendimento à região do Grande CPA.

Leia mais – Governador assina ordem de serviço para nova sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros de MT

Para o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flavio Glêdson Vieira Bezerra, esse investimento na nova sede é estratégico, pois contribui para a consolidação do patrimônio público, reduz custos futuros com manutenção e oferece melhores condições de trabalho aos profissionais da corporação.

O novo Quartel do Comando-Geral contará com um complexo com área construída de 10.442,39 metros quadrados, que inclui prédio administrativo de três pavimentos, posto avançado de atendimento operacional, palanque, arquibancada, guarita, subestação, casa de bombas, heliponto, estacionamento em subsolo e térreo, além de projeto paisagístico.

Leia Também:  Vice-governador destaca apoio técnico do Estado aos municípios na melhoria da gestão dos serviços públicos

“O Corpo de Bombeiros Militar nunca teve uma sede própria do comando-geral. São 61 anos de instituição e foi necessário que este governo olhasse com atenção para a corporação e realizasse um investimento robusto como esse. Para nós, isso muda tudo: todas as diretorias estarão reunidas em um único prédio; teremos auditório, sala de situação e todo o sistema de monitoramento via satélite concentrado no local, além de um heliponto, em uma área estratégica, próxima ao Centro Político Administrativo. Será um ambiente adequado para o trabalho”, ressaltou o coronel.

Ainda de acordo com o comandante, o projeto de construção do novo Quartel do Comando-Geral representa a concretização de um antigo anseio da corporação, que atualmente funciona em um prédio adaptado de uma antiga escola estadual, localizado no bairro Centro-Sul, em Cuiabá.

Segundo ele, a estrutura existente foi projetada originalmente para outra finalidade, o que obriga a corporação a adaptar suas atividades operacionais e administrativas. Além disso, o edifício não comporta todas as diretorias que integram o quadro administrativo da instituição, como a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico e a Diretoria de Administração Institucional.

Com a nova sede, a corporação passa a ter um ambiente moderno, funcional e alinhado às necessidades operacionais do CBMMT. “Uma sede própria do Quartel do Comando-Geral é, sem dúvida, a realização de um sonho para todos os oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso”, reforçou o comandante. A previsão é de que as obras iniciem já nas próximas semanas.

Durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras, o governador Mauro Mendes destacou que, apesar dos relevantes serviços prestados ao longo de mais de seis décadas, o Corpo de Bombeiros Militar ainda não contava com uma sede própria, funcionando de forma descentralizada, o que impactava a logística operacional. Situação que muda com o robusto investimento feito pelo governo.

Leia Também:  PM prende trio suspeito por associação criminosa, tráfico e porte ilegal de arma de fogo

“Nesse programa que o Governo de Mato Grosso desenvolve atualmente, voltado à melhoria da eficiência da administração pública, também está incluída a valorização das condições de trabalho de todos os nossos servidores. Nesse contexto, o Corpo de Bombeiros Militar vai ganhar uma nova sede, e tenho certeza de que isso contribuirá para aprimorar ainda mais o excelente serviço que eles prestam em todos os municípios, na capital e em todas as unidades onde estão presentes no Estado de Mato Grosso, salvando vidas e protegendo patrimônios”, destacou o governador.

Participaram da assinatura da ordem de serviço, o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário de Segurança Pública, coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, o comandante-geral adjunto do CBMMT e chefe do estado-maior-geral, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, além do diretor de Administração Institucional do CBMMT, coronel BM Marco Aurélio Aires da Silva, e do Diretor de Saúde do CBMMT, coronel BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira.

Estiveram presentes ainda as secretarias-adjuntas de Cidades e de Adjunta de Administração Sistêmica, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Rafaela Damiani e Fernanda Moreira, respectivamente.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Vigia Mais MT auxilia na atuação das Forças de Segurança em duas prisão por violência doméstica em menos de 72 horas

Publicados

em

Por

A atuação integrada das Forças da Segurança Pública de Mato Grosso resultou no cumprimento de dois mandados de prisão em aberto por crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, em um intervalo de menos de 72 horas, com o apoio das câmeras do programa Vigia Mais MT. As ações reforçam a política de Tolerância Zero do Governo do Estado no enfrentamento à violência no âmbito familiar e na proteção das vítimas.

Um dos casos foi registrado em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), nesta segunda-feira (2.2), quando um homem de 28 anos foi identificado por meio do sistema de reconhecimento facial, durante monitoramento em tempo real. Após a confirmação da identidade, foi constatada a existência de mandado de prisão em aberto, expedido pela 2ª Vara Especializada de Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. As informações foram imediatamente repassadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Rondonópolis, que acionou equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar, resultando na prisão do foragido.

Leia Também:  Politec procura por familiares de vítimas identificadas em Cuiabá e Nova Mutum

O outro caso ocorreu em Cuiabá, onde um homem de 44 anos, foragido da Justiça por violência doméstica e familiar contra a mulher, foi preso na sexta-feira (30.1), na região do Centro Político Administrativo, após ser identificado pelas câmeras do Vigia Mais MT. A leitura automática de placas identificou a motocicleta conduzida pelo suspeito e, após checagem nos sistemas de segurança pública, foi confirmado mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá. A abordagem foi realizada por equipes do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Em ambos os casos, os suspeitos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Judiciária Civil e permanecem à disposição da Justiça.

Vigia Mais MT

Atualmente, 130 municípios aderiram ao programa Vigia Mais MT. Ao todo, 19.900 câmeras foram entregues, sendo 15.900 em operação no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O programa é uma das principais ferramentas do Estado no apoio às ações das forças de segurança e na promoção da segurança da população.

Leia Também:  "Um benefício enorme para a nossa cidade", afirma comerciante após Governo de MT asfaltar avenidas em Porto Alegre do Norte

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA