Estadual
Corpo de Bombeiros captura porco-espinho em perímetro urbano de Alto Araguaia
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) capturou, nesta segunda-feira (2.2), um porco-espinho que estava em uma região central do município de Alto Araguaia (423 km de Cuiabá).
A equipe do 1º Núcleo Bombeiro Militar (1º NBM) foi acionada por moradores, que relataram a presença do animal em perímetro urbano.
Ao chegar ao local, os bombeiros militares realizaram a avaliação da situação e efetuaram a captura do animal de forma segura, utilizando técnicas e equipamentos adequados para o manejo de fauna silvestre.
Durante a avaliação, foi constatado que o animal não apresentava ferimentos ou lesões aparentes. Após a captura, ele foi devidamente acondicionado e encaminhado para soltura em local apropriado, afastado da área urbana e compatível com seu habitat natural.
O Corpo de Bombeiros ressalta que, em ocorrências envolvendo animais silvestres, a população deve acionar o telefone 193 para solicitar apoio. Em nenhuma hipótese o cidadão deve tentar capturar o animal por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes.
Os porcos-espinhos são mamíferos roedores de hábitos terrestres, com o corpo recoberto por pelos modificados, conhecidos popularmente como espinhos. Essas estruturas funcionam como mecanismo de defesa contra predadores e podem penetrar facilmente na pele ao contato.
A alimentação da espécie é composta principalmente por material vegetal, como folhas, caules, raízes, sementes, flores e frutos. Algumas espécies também podem se alimentar de pequenos insetos e répteis.
A foto é ilustrativa. Não representa a ocorrência. – CBMMT
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Vigia Mais MT auxilia na atuação das Forças de Segurança em duas prisão por violência doméstica em menos de 72 horas
A atuação integrada das Forças da Segurança Pública de Mato Grosso resultou no cumprimento de dois mandados de prisão em aberto por crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, em um intervalo de menos de 72 horas, com o apoio das câmeras do programa Vigia Mais MT. As ações reforçam a política de Tolerância Zero do Governo do Estado no enfrentamento à violência no âmbito familiar e na proteção das vítimas.
Um dos casos foi registrado em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), nesta segunda-feira (2.2), quando um homem de 28 anos foi identificado por meio do sistema de reconhecimento facial, durante monitoramento em tempo real. Após a confirmação da identidade, foi constatada a existência de mandado de prisão em aberto, expedido pela 2ª Vara Especializada de Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. As informações foram imediatamente repassadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Rondonópolis, que acionou equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar, resultando na prisão do foragido.
O outro caso ocorreu em Cuiabá, onde um homem de 44 anos, foragido da Justiça por violência doméstica e familiar contra a mulher, foi preso na sexta-feira (30.1), na região do Centro Político Administrativo, após ser identificado pelas câmeras do Vigia Mais MT. A leitura automática de placas identificou a motocicleta conduzida pelo suspeito e, após checagem nos sistemas de segurança pública, foi confirmado mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá. A abordagem foi realizada por equipes do 3º Batalhão da Polícia Militar.
Em ambos os casos, os suspeitos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Judiciária Civil e permanecem à disposição da Justiça.
Vigia Mais MT
Atualmente, 130 municípios aderiram ao programa Vigia Mais MT. Ao todo, 19.900 câmeras foram entregues, sendo 15.900 em operação no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O programa é uma das principais ferramentas do Estado no apoio às ações das forças de segurança e na promoção da segurança da população.
*Sob supervisão de Alecy Alves
Fonte: Governo MT – MT
-
CUIABÁ6 dias atrásOperação Gorjeta expõe suspeita de que seis vereadores teriam direcionado R$ 5,5 milhões em emendas para lavagem de dinheiro em Cuiabá
-
CUIABÁ6 dias atrásAbílio anuncia isenção do IPTU para ruas sem asfalto e R$ 120 milhões para pavimentação em Cuiabá, VEJA
-
CUIABÁ4 dias atrásGolpista explorava medo dos escândalos: homens casados eram os principais alvos da extorsão revela polícia
-
POLITICA6 dias atrás“Saiu de um canto e foi para o beco”: Paulinho da Força avalia que Caiado caiu no conto do vigário, e desistiu da disputa presidencial após ida ao PSD, VEJA
-
Policial4 dias atrásSargento da PM é afastado suspeito de roubo de moto em Várzea Grande; Justiça e Corregedoria intensificam apurações
-
CUIABÁ7 dias atrás“Operação mirou só o gabinete de Chico 2000; vereador segue afastado, recebendo salário e suplente só após 30 dias” diz procurador da Câmara de Cuiabá,VEJA O VÍDEO
-
Policial6 dias atrásMauro Mendes parabeniza forças de segurança após confronto com bandido morto em Sorriso e manda recado a bandidagem: “são duas opções, cadeia ou morte”, VEJA
-
Policial6 dias atrásIrmãs são detidas após tentarem registro no CRM-MT usando documentos falsos








