CUIABÁ

Primeira-dama vai palestrar para gestores escolares sobre saúde ocular

Publicados

em

A vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, será uma das palestrantes do 1º Workshop sobre Saúde Ocular para Gestores Escolares, que acontece na próxima terça-feira (22), às 19h, no Centro de Formação da Escola Cuiabana. O evento é voltado para profissionais da educação da rede pública municipal e marca a estreia da Semana da Conscientização sobre as Doenças Oculares, instituída por lei de autoria da própria parlamentar.

A legislação, sancionada pelo prefeito Abilio Brunini, passou a integrar o calendário oficial da educação municipal e visa promover o diagnóstico precoce de problemas visuais em crianças. A iniciativa homenageia a deputada federal Amália Barros (em memória), referência nacional na defesa da saúde ocular.

“Essa semana é uma oportunidade para alertar professores, gestores e toda a comunidade escolar sobre a importância do cuidado com os olhos desde a infância. Muitas dificuldades de aprendizagem estão relacionadas à visão, e agir preventivamente pode mudar o futuro de uma criança”, destacou Samantha Iris.

Além da primeira-dama, o workshop contará com especialistas renomados. A oftalmologista Ana Luiza Rodrigues Silva vai apresentar dados sobre a acuidade visual de estudantes cuiabanos. O professor e médico Jair Giampani Junior abordará a prevenção de doenças oculares, enquanto Claudia Celina Siqueira, presidente do Instituto Lions da Visão, falará sobre a atuação da entidade em parceria com a UFMT no atendimento à população.

Leia Também:  Prefeito sanciona lei que cria nova agência de regulação de serviços públicos

A Semana da Conscientização será realizada anualmente em abril, em alinhamento com o “Abril Marrom”, campanha nacional dedicada à prevenção da cegueira. A expectativa é que a iniciativa alcance todas as unidades da rede municipal com ações educativas, triagens visuais e encaminhamentos especializados.

#PraCegoVer

A foto mosta Samantha ao lado do prefeito Abilio e do deputado federal Thiago Boava, viúvo da deputada federal Amália Barros. Eles seguram a nova lei que institui a “Semana da Conscientização sobre as Doenças Oculares” no calendário oficial das escolas municipais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Parceria entre Prefeitura e Estado prevê revitalização de 20 campos de futebol em Cuiabá

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso firmaram parceria para a revitalização de 20 campos de futebol na capital. A proposta prevê a recuperação completa de espaços esportivos em diferentes bairros, com foco na ampliação do acesso ao lazer e no incentivo à prática esportiva.

De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa busca levar infraestrutura adequada às comunidades, com melhorias que garantam segurança, iluminação e melhores condições de uso. A ação também é apresentada como estratégia de promoção da saúde pública e do bem-estar social, ao estimular atividades físicas em áreas urbanas. “Estamos dando mais um passo importante para cuidar dos nossos bairros. Firmamos parceria com a Prefeitura de Cuiabá para revitalizar quadras e campos de futebol, devolvendo esses espaços para famílias, crianças e jovens”, disse o governador Otaviano Pivetta.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, afirma que o convênio prioriza a requalificação de espaços atualmente degradados. Segundo ele, os campos receberão grama sintética, iluminação e estruturas de proteção, permitindo o uso em horários ampliados. “O convênio foi firmado para a manutenção e revitalização dos campos de futebol degradados da nossa cidade. Serão vinte novos campos de grama sintética, equipados com iluminação e proteção, permitindo que a prática esportiva ocorra durante as 24 horas do dia, se necessário”, declarou.

Leia Também:  Prefeito e bancada federal alinham envio de emendas para Cuiabá

A parceria entre município e Estado se soma a um conjunto de ações executadas desde o ano passado. Apenas em 2026, a Prefeitura já realizou a entrega de dezenas de espaços revitalizados. Um dos exemplos recentes é a Praça do Baú, que passou por limpeza, pintura, poda de árvores, reforço na iluminação e recuperação de estruturas, alcançando a marca de 36 áreas requalificadas.

Moradores relatam mudanças na rotina após as intervenções. A aposentada Joanete Cunha Matos Ajala, de 71 anos, destacou a melhoria na segurança e no uso do espaço público. “Agora está tudo iluminado, mais visível, o que ajuda a afastar pessoas mal-intencionadas”, afirmou. Outro morador, Túlio, avaliou que a revitalização permite a retomada de atividades esportivas e de convivência, especialmente entre jovens.

Apesar dos avanços, a própria gestão reconhece que parte dos espaços esportivos da capital permaneceu por anos sem manutenção, o que gerou demandas acumuladas em diferentes regiões. A continuidade das revitalizações e a manutenção dos equipamentos entregues são apontadas como desafios para garantir a efetividade das ações a longo prazo.

Leia Também:  Sine Municipal de Cuiabá oferece 440 vagas de emprego nesta sexta-feira

Com o novo pacote de intervenções, a expectativa é ampliar o alcance das políticas públicas de esporte e lazer em Cuiabá, especialmente em bairros que historicamente enfrentam carência de infraestrutura adequada para atividades comunitárias.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA