CUIABÁ

PL prevê parceria público-privada para manutenção de espaços municipais de esporte e lazer

Publicados

em

19/03/2025
PL prevê parceria público-privada para manutenção de espaços municipais de esporte e lazer
Carolina Miranda – Assessora de Imprensa da Vereadora Katiuscia Manteli
Com o objetivo de oferecer melhores condições e qualidade de vida à população cuiabana, a primeira-secretária da Câmara Municipal, vereadora Katiuscia Manteli, apresentou uma proposta para apreciação dos demais parlamentares sobre a viabilização de parcerias com empresas privadas para a manutenção e revitalização de espaços esportivos e de lazer nos bairros. A vereadora defende a busca por alternativas viáveis e de rápida aplicação.
“Temos ginásios que precisam de pintura, espaços que necessitam de manutenção. Um comerciante, dono de uma casa de tintas, pode doar o material um supermercado do bairro pode fornecer insumos como papel higiênico e água e fornecedores de material esportivo podem contribuir com equipamentos para a prática de esportes”, declarou.&nbsp
A proposta sugere que empresas possam fornecer materiais e serviços em troca da divulgação de suas marcas, sempre seguindo critérios definidos por edital da prefeitura, sem gerar custos adicionais para o poder público.
“Sabemos das dificuldades financeiras que Cuiabá enfrenta, mas também sabemos que muitos empresários estão dispostos a contribuir com a manutenção e revitalização desses espaços. Por isso, estou propondo um projeto de lei que autorize o uso de logomarcas de empresas parceiras do município nesses locais, sempre respeitando critérios previamente estabelecidos. A iniciativa proibiria a utilização de logomarcas de políticos com mandato”, explicou a vereadora.
A prática de esportes traz inúmeros benefícios para a população, e a manutenção desses espaços é essencial para incentivar atividades saudáveis. Além disso, Katiuscia ressaltou que a iniciativa se alinha a modelos já adotados em diversas cidades do país, onde parcerias público-privadas ajudam na instalação e manutenção de equipamentos urbanos, como bancos de praça e placas de sinalização.
“Peço que os nobres colegas analisem essa proposta com carinho. Cuiabá e sua população só têm a ganhar com esse modelo de parceria, que traz benefícios para a cidade sem onerar os cofres públicos”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Trabalhadores da Limpeza urbana entram em greve por reajuste salarial e melhores condições de trabalho

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Justiça suspende despejo de famílias em Cuiabá após agravo da Prefeitura

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá conseguiu uma liminar junto ao Poder Judiciário de Mato Grosso para suspender a desocupação de quase 500 unidades habitacionais no Residencial Villas das Minas e nos condomínios Lavras do Sutil I e II, em Cuiabá. A medida foi concedida pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo após recurso apresentado pela Prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral do Município e reunião do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini na tarde desta sexta-feira (17)

O Agravo de Instrumento com pedido de efeito suspensivo foi protocolado na tarde de hoje e acompanhado do procurador-geral, Luiz Antônio Araújo Jr, e do procurador-geral adjunto, Rober Caio Ribeiro. No encontro o gestor municipal defendeu a suspensão imediata da ordem de desocupação para garantir o avanço da regularização fundiária.

Ao analisar o pedido, o magistrado reconheceu o risco social da retirada coletiva e deferiu parcialmente a liminar. “Defiro parcialmente o efeito suspensivo pleiteado, exclusivamente para suspender a eficácia da ordem de imissão na posse coletiva contida na decisão agravada”, destacou na decisão.

Na prática, a medida impede, neste momento, a desocupação de cerca de 496 unidades habitacionais ocupadas há mais de duas décadas, evitando impacto direto sobre famílias em situação de vulnerabilidade.

Leia Também:  Após desacordo de garis e empresa, Limpurb reforça ações na área central e localidades com maior incidência de bolsões de lixo

O recurso apresentado pela Procuradoria também solicita a retomada do processo de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S), a suspensão de sanções impostas ao Município e o encaminhamento do caso à Comissão de Soluções Fundiárias, com base em diretrizes do Conselho Nacional de Justiça para garantir tratamento humanizado.

Apesar da decisão favorável quanto à suspensão do despejo, o desembargador optou por não analisar, neste momento, o mérito completo da ação, mantendo a paralisação da REURB até manifestação da relatora natural do caso.

Durante a agenda no Tribunal, o prefeito destacou que a prioridade da gestão é assegurar o direito à moradia. “Nós viemos ao Tribunal de Justiça apresentar o nosso recurso e reforçar que o nosso objetivo não é retirar ninguém. O que queremos é garantir a regularização dessas áreas, dar segurança jurídica para essas famílias e assegurar o direito à moradia”, afirmou.

A decisão está alinhada a recomendações da Corregedoria-Geral da Justiça e a entendimentos do Supremo Tribunal Federal sobre conflitos fundiários coletivos, priorizando soluções que evitem despejos em massa sem análise social prévia.

Leia Também:  Trabalhadores da Limpeza urbana entram em greve por reajuste salarial e melhores condições de trabalho

Com a liminar, o Município ganha fôlego para buscar uma solução definitiva para a área, enquanto o processo segue para análise da desembargadora relatora.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA