CUIABÁ

Sugestão de pauta: Prefeito inaugura praça no bairro Campo Velho em homenagem a líder comunitário nesta sexta-feira (21)

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregará nesta sexta-feira (21) a Praça João Olímpio Valadares Lira, no bairro Campo Velho. A solenidade acontecerá às 18h30, no espaço localizado na Avenida Governador Pedro Pedrossian, paralela à Avenida Presidente Médici. A ação homenageará o líder comunitário João Lira, que atuou por anos na Associação dos Moradores do Bairro Campo Velho.

O espaço de lazer conta com iluminação LED, um parquinho para as crianças, academia ao ar livre, além de uma grande área arborizada.

João Olímpio Valadares Lira nasceu em Alto Paraguai, em 1949. Ainda jovem, mudou-se com seus pais para Cuiabá, onde permaneceu. João Lira, como era conhecido, foi militante e dirigente do movimento comunitário nos níveis municipal, estadual e nacional.

Considerado símbolo de uma era, o líder comunitário, além da atuação comunitária, era compositor, cantor e escritor. Escreveu em muitos veículos de comunicação inúmeros artigos sobre vários temas, especialmente os relacionados a movimentos populares. Ele foi presidente da Associação dos Moradores do Bairro Campo Velho e, na sequência, eleito com a maior votação proporcional, na época, para o comando da Federação Mato-Grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab). Como presidente da Femab, colocou em prática algumas ideias que eram consideradas “revolucionárias” para o período.

Leia Também:  Projeto de incentivo ao escotismo de autoria de Paula Calil é aprovado

João Lira foi autor do livro “Associação de Moradores – Instrumento de Conquistas e Garantias de Direitos Sociais”, que chegou a ser incluído no acervo da Biblioteca Pública de Mato Grosso e da Biblioteca Nacional.

Serviço:

Agenda: Prefeito inaugura praça no bairro Campo Velho

Quando: 21/06 (sexta-feira)

Horário: 18h30

Local: Avenida Governador Pedro Pedrossian, paralela à Avenida Presidente Médici

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Cuiabá realiza Dia D de vacinação contra influenza com foco em grupos prioritários no dia 25 de abril

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza no próximo dia 25 de abril o Dia D de vacinação contra a influenza, com atendimento em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 17h, em todas as regiões da capital, incluindo zonas urbana e rural.

A mobilização tem como foco principal a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, considerados mais vulneráveis às complicações da gripe.

Na rotina, fazem parte do público prioritário crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Já entre os grupos especiais estão puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação), povos indígenas (aldeados ou não, a partir de 6 meses de idade), quilombolas e pessoas em situação de rua.

Também integram esse público trabalhadores da saúde das redes pública e privada, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, além de integrantes das Forças Armadas.

A lista inclui ainda pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbanos e de longo curso), trabalhadores portuários e dos Correios, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Leia Também:  Educação vai fazer plantão "Tira Dúvidas"; veja como participar

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas também fazem parte do grupo prioritário, assim como pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Entre essas condições estão doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, além de diabetes, obesidade grave (IMC ≥ 40), pessoas com trissomias, transplantados e pessoas com imunossupressão.

A estratégia adotada pelo município busca garantir proteção antecipada à população mais vulnerável e ampliar a cobertura vacinal, reduzindo o risco de agravamento dos casos e a pressão sobre a rede pública de saúde.

Além da vacinação dos grupos prioritários, a Prefeitura informa que a ampliação da imunização para o público em geral ocorrerá de forma gradual, conforme o envio e a distribuição de doses pelo Ministério da Saúde, seguindo a logística nacional de abastecimento.

A influenza é uma infecção viral aguda com alta capacidade de transmissão e pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. A vacinação é a principal forma de prevenção, contribuindo diretamente para a redução de internações e óbitos.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação. Já os grupos prioritários devem apresentar também comprovantes que atestem a condição de inclusão no público-alvo.

Leia Também:  Lei que visa facilitar identificação de pessoas que tiveram AVC é sancionada

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população é essencial para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto das doenças respiratórias na rede pública.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA