Nacional

Radioagência Nacional vence Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário

Publicados

em

A série de reportagens Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Radioagência Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi a vencedora na categoria jornalismo de áudio no eixo 3 do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – 35 anos da Constituição Cidadã. A premiação foi entregue nesta quarta-feira (24), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

De autoria de Eliane Pereira Gonçalves e equipe, a série aborda os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, completados em 2023, e como está sendo aplicada. O prêmio é dividido em cinco eixos, relacionados a diferentes tribunais superiores. O trabalho da Radioagência Nacional foi premiado no eixo 3, do Superior Tribunal de Justiça. 

Na cerimônia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, destacou o importante papel dos veículos de comunicação no combate à desinformação, aos discursos de ódio e teorias conspiratórias. “Nós nunca precisamos tanto da imprensa como nós estamos precisando agora”, disse. 

A EBC foi finalista em outras categorias, com quatro episódios do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, e um especial da Rádio Nacional de Brasília.

Leia Também:  Maior colégio eleitoral do país, SP tem 34,6 milhões aptos a votar

Ao todo, foram 261 trabalhos inscritos nas categorias disponíveis. As comissões julgadoras, constituídas pelos tribunais, foram compostas por ministros, juristas especializados e profissionais da imprensa. 

O prêmio é uma ação conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM) para celebrar o 35º aniversário da Constituição Federal de 1988 (comemorado em 5 de outubro do ano passado) e promover uma reflexão sobre os direitos que ela assegurou.

Fonte: EBC GERAL

COMENTE ABAIXO:

Nacional

Dia Internacional dos Museus: guia para celebrar a data na capital

Publicados

em

Por

Dia Internacional dos Museus: guia para celebrar a data na capital
Redação GPS

Dia Internacional dos Museus: guia para celebrar a data na capital

O Dia Internacional dos Museus, celebrado mundialmente desde 1977 no dia 18 de maio, visa sensibilizar o público para o papel crucial desses locais no desenvolvimento das sociedades. Este ano, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) é “Museus, Educação e Pesquisa”, destacando a importância dessas instituições como centros de aprendizagem e investigação.

Em celebração a data, a Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), organiza uma série de atividades que envolvem museus e centros culturais por todo o país.

Para celebrar a data, o GPS preparou uma lista de museus em Brasília que estão com exposições abertas ao público. Entre eles, destacam-se aqueles com acervos permanentes e os que promovem exposições temporárias, oficinas e eventos por temporada. Confira:

Museu Nacional da República

O Museu Nacional da República , localizado no coração de Brasília, apresenta uma programação diversificada. O espaço não possui uma exposição permanente, mas acolhe uma variedade de mostras itinerantes, incluindo exposições fotográficas, interativas e temas variados. As exposições atuais incluem:

Leia Também:  COP28: Marina diz que países ricos devem liderar abandono do petróleo

Aos ventos que hão de vir — Curadoria de Fernanda Lopes. Período: Até 7 de julho. Local: Mezanino.

ZIMAR Centro Cultural Vale Maranhão – Curadoria de Jandir Gonçalves, Sergileide Lima e Reinilda Oliveira: Até 9 de junho. Anexo Externo

REVOLUÇÕES Fotografias de Uliano Lucas – Curadoria Elisa Alberani, Miguel Cardina e Vincenzo Russo – Galeria 2

OSVALDO ORIAS — Cintilâncias – Curadoria Carlos Lin, a abertura acontece neste sábado (18) – Galeria 3

O Museu Nacional da República está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.

Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade)

O Museu Histórico de Brasília, também conhecido como Museu da Cidade, preserva a memória da construção da capital federal. Localizado no Centro Cultural Três Poderes, o museu está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

Museu de Arte de Brasília (MAB)

O MAB , situado às margens do Lago Paranoá, exibe obras de arte moderna e contemporânea. Com um acervo diversificado, o museu oferece exposições por temporada e funciona todos os dias, exceto às terças, das 10h às 19h.

Leia Também:  Sobreviventes de tragédia vivem medo de remoção em São Sebastião

O local também possui visitas mediadas para o público espontâneo, e acontecem aos sábados e domingos, sempre às 15h. A entrada é gratuita e não é necessário agendamento prévio.

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Além de suas exposições de arte, o CCBB realiza eventos educativos e culturais ao longo do ano.

Entre as próximas exposição do CCBB:

A.R.L Vida e Obra, a exposição traz a jornada do artista plástico e fotógrafo potiguar Antônio Roseno de Lima (1926-1998), A.R.L, é o nome pelo qual o artista é conhecido internacionalmente. A mostra vai até este domingo (19).

Tesouros Ancestrais do Peru de 28 de maio até 11 de agosto.

The post Dia Internacional dos Museus: guia para celebrar a data na capital first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA