CUIABÁ

Vereadora Michelly Alencar homenageia Dr. Fábio Argenta e reforça alerta sobre os riscos da hipertensão

Publicados

em

Débora Inácio – Assessoria da vereadora Michelly Alencar
Durante sessão ordinária&nbsp desta terça-feira, (17), realizada na Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Michelly Alencar (União Brasil) concedeu o Título de Cidadão Cuiabano ao renomado cardiologista Dr. Fábio Argenta, em reconhecimento à sua contribuição à saúde pública e ao bem-estar da população cuiabana ao longo dos últimos 23 anos.
A homenagem ocorreu durante participação especial do médico na tribuna da Casa, onde ele ministrou uma verdadeira aula sobre prevenção e controle da hipertensão arterial, condição que atinge milhões de brasileiros e segue como uma das principais causas de morte no país.
“Hoje o Dr. Fábio Argenta nos trouxe dados importantíssimos para que possamos, de forma racional e responsável, entender como a hipertensão impacta a vida das pessoas. Um dado que me marcou foi o seguinte: no Brasil, a cada 90 segundos uma pessoa morre em decorrência da hipertensão”, destacou a vereadora Michelly.
Dr. Argenta, que é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e membro titular da entidade, ressaltou que, embora a hipertensão não tenha cura, ela pode e deve ser controlada com tratamento contínuo e mudanças no estilo de vida. Ele também explicou que os níveis ideais de pressão arterial devem estar em 13 por 8 ou menos, segundo as diretrizes mais recentes, das quais ele foi coautor.
“Controlar a hipertensão evita complicações como AVC, insuficiência renal e doenças cardíacas. Isso salva vidas e reduz a sobrecarga dos hospitais. A prevenção precisa começar na base”, afirmou o cardiologista.
Durante sua fala, Dr. Argenta elencou cinco pilares fundamentais para prevenir e controlar a hipertensão:
1. Combate à obesidade
2. Prática regular de atividade física
3. Alimentação saudável e equilibrada (pobre em sódio, gordura e açúcar)
4. Controle do estresse e cuidado com a saúde emocional
5. Evitar o tabagismo e reduzir o consumo de álcool
A vereadora Michelly agradeceu a participação do médico na tribuna e reforçou o compromisso de seu mandato com a promoção da saúde preventiva, especialmente nas áreas mais vulneráveis da capital.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura quita R$ 300 mil de sorteados ma Nota Cuiabana que não receberam na gestão de Emanuel Pinheiro

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Comissão de Educação da Câmara de Cuiabá delibera sobre projetos e recebe Técnicas de Desenvolvimento Infantil

Publicados

em

Por

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp
Durante a 3ª reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (09), a Comissão de Educação (CE) da Câmara Municipal de Cuiabá deliberou sobre três projetos de lei voltados à área educacional e recebeu representantes das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (TDIs), que reivindicam a mudança de nomenclatura do cargo para “Professoras de Desenvolvimento Infantil”.
A reunião foi presidida pela vereadora Michelly Alencar (União Brasil) e contou com a presença do vereador Mário Nadaf (PV). O presidente da comissão, vereador Daniel Monteiro (Republicanos), esteve ausente.
Rosilene Soares, presidente do Sindicato das Técnicas de Desenvolvimento Infantil (SINDTDI), defendeu que a alteração na sigla é uma forma de reconhecimento profissional.
“Já exercemos o ato de cuidar e educar. O que está errado é a nossa sigla. É preciso trocar o ‘T’ pelo ‘P’, para sermos referidas como Professoras de Desenvolvimento Infantil, que é o que realmente somos. Estamos anexando à Lei Orgânica todos os nossos anseios em relação à mudança da nomenclatura, que representa o reconhecimento jurídico do cargo. Trata-se de uma questão de identidade, valorização e reconhecimento da categoria”, afirmou.
A vereadora Michelly Alencar ressaltou a importância de dialogar com a categoria e lembrou que a demanda não é recente, tendo sido formalizada por meio de um projeto apresentado em 2019.
“As TDIs já vêm pleiteando essa mudança há anos. O projeto mencionado pelo vereador Mário Nadaf é de fevereiro de 2019. Essa conquista está próxima e, em breve, o Executivo deve enviar a proposta à Câmara. Hoje deliberamos sobre três projetos importantes para a educação, um de minha autoria, outro do vereador Ilde Taques e outro da presidente da Casa, vereadora Paula Calil, além de ouvirmos a Rose, representante das TDIs. É extremamente importante saber que esta comissão é ativa e está sempre dando retorno à população”, concluiu.
Projetos com parecer favorável
Durante a reunião, foram aprovados pareceres favoráveis a três projetos:
Projeto da vereadora Michelly Alencar: dispõe sobre a inclusão de mensagens educativas nos livros, cadernos e demais materiais didáticos fornecidos pelo poder público municipal, contendo informações e o número para denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Projeto da vereadora Paula Calil (PL): institui um programa de incentivo ao escotismo nas escolas municipais, com o objetivo de promover valores éticos, cívicos e habilidades de liderança entre os estudantes.
Projeto do vereador Ilde Taques (PSB): cria a Política Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Uso Adequado da Internet e das Redes Sociais nas escolas públicas municipais de ensino fundamental.
Agora, os três projetos seguem para votação em plenário na próxima Sessão Ordinária.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Atuação de Michelly Alencar contribui para definição de novo espaço para ambulantes no Centro de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA