Cidades

Vereador quer proibir crianças e adolescentes em eventos públicos que tenham apologia ao crime e uso de drogas no município

Publicados

em

*Veja vídeo*

JB News

Por Alisson Gonçalves

O vereador Sargento Galibert, de Várzea Grande, apresentou um projeto de lei que visa regulamentar a contratação de shows no município, estabelecendo medidas para proteger as crianças e adolescentes contra a influência negativa de músicas com apologia ao crime e a exposição a ambientes que favorecem o consumo de drogas e a presença do crime organizado.

Segundo o parlamentar, o projeto 100-205 determina que os eventos culturais contratados pela administração pública só poderão acontecer se estiverem alinhados com os interesses de proteção juvenil, destinando parte dos recursos para o Fundo de Desenvolvimento Juvenil.

Caso os organizadores não cumpram as normas previstas, o contrato será rescindido, e o show cancelado.

Galibert ressaltou que o problema não é restrito apenas aos shows, mas também à circulação de som em espaços públicos, onde frequentemente são reproduzidas músicas inadequadas para crianças, que acabam convivendo com adultos envolvidos em atividades ilícitas.

Ele lembrou ainda sua experiência na Polícia Militar, e especialmente quando foi no Rio de Janeiro, onde viu de perto como crianças em comunidades carentes acabam envolvidas em crimes e afastadas da educação.

Leia Também:  Moraes nega pedido de fraude, e pede abertura de procedimento administrativo contra o PL, por tentar tumultuar o segundo turno

“O objetivo é proteger nossas crianças, evitando que elas sejam influenciadas e afastadas do caminho correto”, destacou o vereador.

“Queremos impedir que o crime, as drogas e a apologia à violência façam parte do cotidiano dos nossos jovens.”

O projeto também prevê a proibição explícita da apologia ao crime em eventos públicos, buscando criar ambientes seguros e saudáveis para a infância e a adolescência de Várzea Grande.

Veja:

COMENTE ABAIXO:

Cidades

Centro Histórico de Cuiabá vira alvo de operação policial e ação social simultânea

Publicados

em

Por

JB News

Por Alisson Gonçalves

Foto Victor Ostetti

Na manhã desta terça-feira,08, uma intensa operação policial tomou conta do Centro Histórico de Cuiabá.

Batizada de Operação Aconchego, a ação coordenada por forças da Polícia Civil e Militar teve como principal objetivo desmantelar um esquema de receptação de produtos furtados em estabelecimentos comerciais da região.

A ação também se destacou por promover uma frente de assistência social voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade que habitam o centro da capital.

A operação foi deflagrada a partir de mandados expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em pontos estratégicos da cidade.

Segundo informações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), os alvos eram tanto residências quanto comércios suspeitos de envolvimento com atividades ilícitas, como tráfico de drogas, roubo e receptação.

Imagens registradas no local mostram a forte presença das autoridades, que se concentraram em áreas onde há maior circulação de pessoas em situação de rua, muitas delas vulneráveis ao aliciamento por redes criminosas. De acordo com o delegado Daniel Machado, a operação foi estruturada em duas frentes: repressiva e social.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre internação de menor envolvido em lesão corporal seguida de morte

“Estamos presentes principalmente nos pontos comerciais onde objetos furtados podem estar sendo trocados por mercadorias. Muitas vezes, isso envolve moradores de rua e dependentes químicos. Por isso, o enfoque também é social”, explicou.

A vertente social da Operação Aconchego montou uma base no Ginásio Dom Aquino, onde foi instalada uma triagem para atendimento humanizado.

Entre os serviços oferecidos estão banho, alimentação, vacinação, corte de cabelo, emissão de documentos e encaminhamento para o mercado de trabalho. O objetivo é não apenas combater o crime, mas oferecer alternativas e dignidade à população vulnerável da área central.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA