COVID-19

Várzea Grande abre pré-cadastro para vacinar pessoas de 35 a 39 anos

Publicados

em

O planejamento estabelecido prevê que, a cada semana ou sete dias de vacinação, uma nova faixa de idade seja anunciada. Prefeito reafirmou disposição de vacinar toda a população de Várzea Grande, independente de idade ou condição de saúde.

 

Após superar 100 mil vacinados na semana passada, depois de reunião com equipes técnicas da Vigilância em Saúde, e análise criteriosa daqueles já inscritos para serem vacinados e do andamento da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, bem como avaliação da rotina de entrega de vacinação pelo Governo Federal, o prefeito de Várzea Grande,  Kalil Baracat, e o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, anunciaram de forma oficial a abertura de pré-cadastro para a população em geral, com idade de 35 a 39 anos, o que deve acontecer neste sábado, 3 de julho.

“Pelos dados apresentados pela equipe técnica, comandada pelo secretário Gonçalo de Barros, e pela rotina estabelecida, queremos baixar a faixa de idade a cada semana, já que temos uma média variável de vacinados em sete dias, pois vacinamos todos os dias em Várzea Grande, que oscila entre 13 até 15 mil pessoas, e isto nos permite planejar e avançar, lembrando que tudo isto depende exclusivamente da entrega de vacinas pelo Governo Federal”, disse o prefeito Kalil Baracat.

Gonçalo de Barros sinalizou que o planejamento estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande prevê o início da vacinação de 40 a 44 anos para este sábado, 3 de julho. “No sábado passado, dia 26 de junho, quando fechamos a semana com mais de 14 mil vacinados, decidimos abrir o cadastro de 40 a 44 anos e neste sábado agora vamos iniciar a vacinação desta faixa e abrir o pré-cadastro de 35 a 39 anos e assim sucessivamente”, disse o secretário Gonçalo de Barros.

Leia Também:  Várzea Grande sediou a abertura do Programa Federal Rios + Limpos

Para vacinar este novo público já cadastrado, de 40 a 44 anos, serão disponibilizados neste sábado, três pontos de vacinação, sendo eles no Ginásio Poliesportivo Fiotão – Ponto Fixo, Clínicas Médicas UNIVAG – Ponto-Fixo e Parque Berneck – Sistema Drive-Thru. Todos os pontos estarão abertos às 8h e encerramento às 16h.

Como explica o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, este novo chamamento foi necessário para que a imunização do município possa acelerar, uma vez que foi feita a contagem dos imunizantes, que são suficientes para completar a aplicação nas pessoas que fazem parte do grupo população em geral de 40 a 59, e ainda a continuidade das pessoas que ainda não se vacinaram da faixa etária de 60 anos acima, e pessoas com comorbidades.

“Acredito que a vacinação deste novo grupo possa ocorrer já na próxima semana. Porém, dependemos da entrega dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Temos toda a tranquilidade em avançar na Campanha de Imunização contra o novo coronavírus de forma gradativa e muito bem planejada, dentro das regras do Plano Nacional de Imunização – PNI, para que não ocorram problemas, e nem congestione a Plataforma online do Cadastro. Já superamos a marca de mais de 100 mil doses aplicadas no município, o que contribuiu para a redução do número de mortes por Covid-19 em nosso território. Mesmo assim, ainda têm muitas pessoas contempladas que não compareceram aos pontos de vacinação. É importante se vacinar. A vacina é a única forma de evitar morte por coronavírus”, disse o secretário Gonçalo de Barros.

Leia Também:  Almerinda e Duda Mezavila lançam bingo gratuito com prêmios em dinheiro neste domingo

Para realizar o pré-cadastro, as pessoas contempladas devem acessar o site oficial da prefeitura de Várzea Grande pelo endereço eletrônico, www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE. Após preencher corretamente os campos exigidos na inserção dos dados e das informações solicitadas dos documentos, como CPF, Cartão do SUS de Várzea Grande, endereço completo, entre outras informações, confirma o agendamento após três dias úteis. Para tanto é só acessar no mesmo endereço e digitar o CPF, na confirmação do agendamento que já indica data, horário e local de vacinação conforme escolha no ato do agendamento.

COMENTE ABAIXO:

COVID-19

Corujões e sextou vacina VG fará quatro estações de vacinação para todos os públicos inclusive jovens

Publicados

em

Por

JB NEWS

Quatro grandes ações de vacinação contra a COVID 19, três Corujões da Vacinação e o ‘Sextou Vacina VG’, serão desencadeadas desta quarta-feira dia 22 até segunda-feira dia 27 de setembro em Várzea Grande. O objetivo é acessar ao máximo de pessoas e oportunizar à população horários e locais diferentes facilitando o acesso à imunização, reforçando ainda a vacinação de jovens de 12 a 17 anos com comborbidades e de 15 a 17 anos sem comorbidades e que estavam pré-agendados e já confirmados, antes da decisão do Ministério da Saúde de suspender a vacinação para jovens.

“Serão quatro dias distintos com pontos fixos e de drive-thru com horários flexíveis e estendidos com o objetivo de facilitar ao máximo a vida das pessoas”, salienta o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, assinalando que a ordem do prefeito Kalil Baracat é dar continuidade, volume e vacinar o máximo de pessoas.

Nesta quarta-feira, dia 22, a vacinação será no ponto fixo do Miniestádio no bairro Jardim dos Estados, no Corujão da Vacinação das 16h às 22h, podendo se vacinar primeira e segunda dose agendadas, a dose de reforço ou terceira dose, para idosos e os adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos e sem comorbidades de 15 a 17 anos.

Dia 23, quinta-feira será a vez da vacinação no drive-thru do Parque Berneck, das 16h às 22h, podem se vacinar aqueles agendados para primeira e segunda dose, a dose de reforço para idosos e também os adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos e sem comorbidade de 15 a 17 anos

Leia Também:  Prefeito Kalil Baracat acompanha instalação de novas bombas de captação de água e da nova adutora que abastecerá a ETA Grande Cristo Rei

Dia 24, é dia do “Sextou Vacina VG”, ponto fixo no ginásio de esportes “Fiotão”. Serão 16 horas direto, das 8h à meia-noite, vacinando todos os públicos previstos no Plano Nacional de Imunização – PNI do Ministério da Saúde e contemplando os diversos programas implementados em Várzea Grande como o Resgate Cidadão; Plantão da 2ª Dose, Corujão, Corujinha entre outros.

“O ‘Sextou Vacina VG’ é o nosso destaque. Estamos na terceira edição dentro da campanha de vacinação contra a COVID 19, uma nova forma de oportunizar e abrir espaço para que durante o dia inteiro e até à meia noite, as pessoas possam ir vacinar e garantir a imunização que comprovadamente é eficaz. Os públicos contemplados pelos programas municipais de vacinação como o Plantão da 2ª dose; o Resgate Cidadão; Corujão, Corujinha, entre outros em que não há necessidade nem de ter cadastro, basta comprovar ter 18 anos e residir na cidade através do Cartão do SUS, além de ser uma oportunidade para os faltosos contemplam a todos os públicos. Estamos aqui de plantão recebendo de braços abertos a todos. Ainda iniciamos a vacina da população adolescente de 12 a 17 anos com comorbidades e a terceira dose dos idosos e a vacinação de jovens de 15 a 17 anos sem comorbidades”, pontua Gonçalo de Barros.

Leia Também:  Em Mato Grosso, 11 municípios estão com risco moderado de contaminação pela Covid-19

Já na segunda-feira, dia 27, a vacinação será em sistema de drive-thru e fixo na Clínica do UNIVAG, das 16h às 22h. Também vacinando primeira e segunda dose agendadas, a dose de reforço para idosos e os adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos e sem comorbidades de 15 a 17 anos.

“No ‘Sextou Vacina VG’ pessoas acima de 18 anos que não conseguiram fazer o cadastro no site, nós fazemos os cadastros, atualizamos o cartão do SUS e vacinamos. Para isso é necessário trazer documentos pessoais com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço”, lembrou o secretário, frisando que a decisão de manter a vacinação para jovens de 15 a 17 anos sem comorbidades é uma decisão de respeito para com aqueles que se cadastraram e desejam vacinas. “Aguardamos a manifestação oficial do Ministério da Saúde para retomarmos a vacinação dos jovens de 12 a 14 anos, que é uma decisão sensata, ainda mais quando a maioria dos países já analisam vacinar crianças de 5 anos acima”, disse Gonçalo Barros.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA