VÁRZEA GRANDE
Unidades de saúde 24h passam a contar com segurança reforçada para garantir mais proteção a pacientes e profissionais
Medida visa manter o ambiente hospitalar mais organizado, com controle de entrada e saída de pessoas, contribuindo para a prevenção de possíveis infecções e para o bom andamento dos atendimentos
Com o objetivo de garantir mais tranquilidade, controle e segurança para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, todas as unidades de saúde públicas que funcionam 24 horas em Várzea Grande — pronto-socorro e UPAs — passaram a contar com vigilância presencial durante todo o dia e a noite, desde a semana passada.
A medida visa manter o ambiente hospitalar mais organizado, com controle de entrada e saída de pessoas, contribuindo para a prevenção de possíveis infecções e para o bom andamento dos atendimentos nas unidades.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa também responde à necessidade de reforçar a segurança dentro das unidades, uma vez que já foram registrados episódios de conflitos e situações que colocaram em risco o bem-estar de quem busca atendimento médico.
Entre os casos recentes, houve uma ocorrência em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em que uma mãe, inconformada com a prescrição feita por uma médica pediatra para o tratamento do filho, partiu para a agressão física contra a profissional. Em outra situação, após a constatação do óbito de um paciente, um familiar, tomado pela emoção, quebrou equipamentos da unidade, incluindo um bebedouro.
“A presença da segurança reforçada tem o intuito de preservar o ambiente hospitalar, garantindo mais tranquilidade para os profissionais que atuam na linha de frente e para os pacientes que precisam de atendimento. É uma medida preventiva, de cuidado com todos, e inclusive, do patrimônio público”, explicou a secretária de Saúde, Deisi Bocalon.
Com a nova medida, foi contratada uma empresa especializada em segurança para atuar nessas unidades, com profissionais preparados para lidar com o ambiente hospitalar. O distrato dos colaboradores, que anteriormente atuavam nessas funções, ocorreu de forma legal e transparente.
LEGALIDADE – A contratação da empresa de segurança está em conformidade com a Lei nº 14.967/2024, que regulamenta a atividade de segurança privada no Brasil. A legislação define que a vigilância patrimonial — que compreende a proteção de bens, instalações e pessoas em estabelecimentos públicos ou privados — deve ser executada exclusivamente por pessoas jurídicas especializadas, devidamente autorizadas e fiscalizadas pela Polícia Federal (arts. 2º, 4º e 13).
A Prefeitura reforça que todas as unidades seguem funcionando normalmente, com acesso garantido à população, e que a presença dos profissionais de segurança tem caráter preventivo, visando um atendimento ainda mais humanizado e seguro.
VÁRZEA GRANDE
Interrupção de internet afeta unidades de saúde em Várzea Grande
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, devido ao rompimento de um cabo de fibra óptica de grande porte na Avenida da FEB, todas as unidades de saúde do município estão, neste momento, com o fornecimento de internet temporariamente interrompido.
Os atendimentos seguem normalmente, sendo realizados de forma manual pelas equipes.
A empresa responsável já está atuando no local para restabelecer o serviço o mais breve possível.
A Secretaria Municipal de Saúde agradece a compreensão da população.
Galeria de Fotos (1 foto)
-
Policial6 dias atrásPolícia conclui investigação contra quadrilha que investiu R$ 3,5 milhões em mega-assalto frustrado em Confresa; cerco terminou com 18 mortos
-
Policial5 dias atrásAdolescente de 16 anos é atraído por falsa ligação da namorada, sequestrado em VG, espancado e jogado em praça de Cuiabá em estado grave e encontrado pela família cinco dias depois no Pronto Socorro
-
Policial5 dias atrásMotorista de carreta com 50 toneladas de soja diz não saber se moto estava parada ou em movimento em acidente que matou casal na BR-163, Vítimas são identificadas
-
Policial6 dias atrás“Estava doidão”, diz ex-companheiro que matou jovem estrangulada com toalha após consumo de cocaína, MDMA e álcool em Sinop, VEJA O VÍDEO
-
Cidades5 dias atrásIdosos de 75 e 66 anos são presos em flagrante após assassinato brutal de jovem de 20 anos e tentativa de ocultação do corpo em Tapurah
-
Estadual4 dias atrásOperação Pentágono desarticula atuação interestadual e responsabiliza envolvidos no ataque em Confresa
-
Cidades6 dias atrásImagens de circuito interno expõem último homem visto com jovem antes de morte por estrangulamento em Sinop
-
CUIABÁ4 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias








