Estadual

Unemat implanta cinco novos doutorados e amplia captação de recursos para pesquisa

Publicados

em

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) consolidou, entre 2023 e 2025, um novo capítulo em sua história acadêmica. A instituição viveu um ciclo de expansão na pós-graduação stricto sensu, aprovando e implantando cinco novos cursos de Doutorado e aprovando Mestrado a ser implantado em 2026.

O avanço não foi apenas quantitativo. Em 2022, a Unemat elevou sua nota média geral na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), saltando de 3,47 para 4,09.

Esse crescimento qualitativo permitiu que a Universidade acessasse, pela primeira vez, fontes de financiamento federais antes restritas, como recursos específicos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) e editais da Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), garantindo mais verba para equipamentos e bolsas.

Novos doutorados

A estratégia da Unemat focou na redução das assimetrias regionais, levando a formação de doutores para além da sede. As aprovações recentes contemplaram:

  • Doutorado Profissional de História (Cáceres): Primeiro curso de doutorado profissional ofertado na Unemat
  • Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (Barra do Bugres): Consolidando o câmpus como referência na área de Exatas.
  • Doutorado em Educação (Cáceres): Fortalecendo a formação de pesquisadores na área de Humanas.
  • Doutorado em Geografia (Cáceres): Ampliando a pesquisa sobre território e meio ambiente.
  • Doutorado em Letras (Sinop): O primeiro curso de doutorado do câmpus de Sinop, atendendo uma demanda histórica da região Norte do estado.
Leia Também:  MT receberá comitiva chinesa em novembro e negocia evento internacional em Cuiabá

Além destes, a Unemat inovou ao aprovar o Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais em Rede – ProfEducatec (Alto Araguaia).

Com as novas implantações, a Unemat atinge uma capilaridade impressionante na produção científica. Atualmente, a instituição oferta 36 cursos de pós-graduação stricto sensu, distribuídos em 27 Programas de Pós-Graduação, sendo:

Mestrados (24 cursos):

  • 11 Acadêmicos
  • 01 Profissional
  • 12 Profissionais em Rede Nacional

Doutorados (12 cursos):

  • 08 Acadêmicos
  • 03 Acadêmicos em Rede
  • 01 Profissional em Rede

A expansão da pós-graduação representa o fortalecimento da ciência mato-grossense e beneficia diretamente a população, uma vez que as pesquisas desenvolvidas nesses programas buscam soluções para problemas locais, da saúde à agricultura, passando pela educação básica e preservação ambiental.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Adolescentes são apreendidos pela PM por homicídio de jovem em Cáceres

Publicados

em

Por

Policiais militares do 6º Comando Regional apreenderam, na tarde deste sábado (17.1), dois adolescentes, ambos de 17 anos, suspeitos de envolvimento no homicídio de Murilo Pessoa Teixeira, de 14 anos, e na tentativa de homicídio contra de um homem de 19 anos, em Cáceres.

A ocorrência foi registrada por volta das 14h, quando as equipes policiais foram acionadas para uma situação de homicídio no bairro Jardim Padre Paulo.

No local do crime, os policiais interviram em uma situação de linchamento contra um dos suspeitos, que apresentava diversas lesões corporais. O adolescente foi contido, detido e encaminhado ao Hospital Regional de Cáceres para atendimento médico.

Durante as diligências, os militares receberam informações de que uma segunda pessoa envolvida havia fugido do local em um motocicleta. No decorrer da apuração, testemunhas relataram ainda a participação de uma adolescente, apontada como possível mandante do crime. Com apoio do serviço de inteligência, a suspeita foi localizada em sua residência, onde foi apreendida e conduzida à delegacia.

Leia Também:  Fórum que vai debater sobre preservação do patrimônio histórico mato-grossense está com inscrições abertas

Ainda no local do crime, os moradores entregaram aos policiais as armas de fogo utilizadas no homicídio, que haviam sido descartadas durante a fuga. O local do homicídio foi devidamente isolado e preservado para os trabalhos da Polícia Judiciária Civil e da Politec.

Ao todo, foram apreendidos dois revólveres, munições de calibres .32 e .357, além de um aparelho celular. Todos os envolvidos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Cáceres, para as devidas providências que o caso requer.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA