Estadual

Trinta e oito novos agentes do Sistema Socioeducativo começam Curso de Formação Inicial

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Justiça iniciou o 7º Curso de Formação Inicial de 38 novos agentes do Sistema Socioeducativo convocados pelo Governo do Estado no mês de maio. As aulas começaram nesta segunda-feira (7.7) e serão conduzidas pela Coordenadoria de Educação e Formação do Sistema Socioeducativo.

Após formados, os novos servidores atuarão nas unidades masculina, feminina e de semiliberdade, em Cuiabá.

Na abertura do curso, o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, lembrou da qualidade estrutural que o Sistema Socioeducativo de Mato Grosso alcançou nos últimos anos, a exemplo, dos investimentos do governo que possibilitaram novas unidades nas cidades de Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop.

“O Sistema Socioeducativo de Mato Grosso é uma referência nacional e tudo começa aqui, com a capacitação, com a formação continuada. E com profissionalismo alcançamos a eficiência”, destacou o titular da Sejus, acrescentando ainda que a partir da entrada no serviço público, cada profissional recebe uma folha em branco para escrever sua história dentro da instituição.

Leia Também:  Governador inaugura 1º Colégio Estadual Integrado como novo modelo de escola pública

O diretor da Academia da Polícia Civil, Fausto Freitas, reforçou que reconhecimento alcançado pelo Sistema Socioeducativo ocorreu graças ao empenho dos servidores, que vem trazendo resultados positivos à área.

A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e Políticas sobre Drogas, Lenice Barbosa, pontuou que a formação dos servidores é uma dos pilares da gestão. “Cada servidor que fará a qualificação dos nossos novos agentes foi selecionado para transmitir o melhor da formação socioeducativa e conferir uma qualificação à altura do nosso sistema, o que se refletirá no trabalho diários nas unidades”, disse a adjunta.

Representando a diretoria da Polícia Civil, o diretor de Inteligência da instituição, Juliano Carvalho lembrou a criação da Secretaria de Justiça e a importância da pasta para dar respaldo as ações do sistema de justiça. “Instituições fortes fazem o crescimento e sustentam a gestão e evolução da secretaria, como é o Sistema Socioeducativo”, destacou o delegado.

A abertura do curso contou com a presença dos secretários adjuntos da Sejus: Thiago Damasceno (Corregedor-geral); Augusto Cordeiro (Administração Sistêmica), Daniel Nery (Inteligência) e Hermínia Dantas de Brito (Administração Penitenciária); secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Augustinho; diretor-geral adjunto da Politec, Renato Simões; representante da OAB-MT, Patrícia de Carvalho; servidores dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo.

Leia Também:  Seciteci promove nova rodada de curso gratuito "Do zero ao primeiro negócio" em Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Integração entre Samu e Corpo de Bombeiros amplia atendimento pré-hospitalar em Mato Grosso

Publicados

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reforça que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) segue ativo e não será interrompido em Mato Grosso. O serviço é essencial para a assistência à população e continuará operando normalmente, de forma integrada ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).

Firmada em junho de 2025, a atuação conjunta entre SAMU e Corpo de Bombeiros ampliou a capacidade de resposta no atendimento pré-hospitalar em todo o Estado. O tempo-resposta às chamadas já foi reduzido em 36%, enquanto o número de atendimentos prestados à população aumentou em 30%. A cooperação também possibilitou a ampliação em 100% da cobertura na região da Baixada Cuiabana.

A integração permite maior agilidade no socorro às vítimas, especialmente em ocorrências como acidentes de trânsito, emergências clínicas, resgates e situações de risco.

“O SAMU permanece como um dos pilares do atendimento de urgência e emergência em Mato Grosso. A integração com o Corpo de Bombeiros vem para somar esforços e garantir um serviço ainda mais eficiente à população”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.

Leia Também:  Governador inaugura 1º Colégio Estadual Integrado como novo modelo de escola pública

Com a cooperação entre as instituições, o SAMU passou a fazer parte do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) e as chamadas para os números de emergência médica 192, do SAMU, e 193, do Corpo de Bombeiros, são direcionadas para uma única central de atendimento, que envia a ambulância mais próxima da ocorrência, agilizando o resgate.

A SES faz a gestão direta do SAMU da Baixada Cuiabana – nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Poconé. Os 20 serviços de SAMU que estão ativos em outras cidades do interior são administrados pelos próprios municípios.

A Secretaria enfatiza que não há qualquer medida para o encerramento do SAMU. Ao contrário, o Estado tem promovido ações para qualificar o serviço, como a renovação da frota de ambulâncias, a capacitação de profissionais, o aprimoramento da estrutura de regulação e a implantação de pelo menos 20 novos serviços municipais do SAMU, com aporte financeiro do Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA