Eficiência Energética

Treinamento nesta terça-feira vai abordar técnicas para redução do consumo de energia

Publicados

em

JB News

Por Nayara Cristina

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso realiza na próxima terça-feira (27), às 9h, treinamento virtual sobre eficiência energética. Nesta primeira etapa, o público-alvo é formado por membros, servidores, estagiários e terceirizados que atuam na sede das Promotorias de Justiça da Capital. Com a qualificação, o MPMT conclui a última etapa de implantação do projeto na referida unidade. O link de acesso ao evento será enviado pelo e-mail institucional.

O objetivo do treinamento, que será ministrado por consultor da empresa Eden Tecnologia, é difundir as práticas de eficiência energética utilizadas no prédio das Promotorias de Justiça de Cuiabá para redução do consumo de energia elétrica. Os conhecimentos que serão repassados poderão, inclusive, ser aplicados nas residências dos colaboradores para que possam multiplicar as boas maneiras, contribuindo para uma matriz energética mais sustentável e limpa.

De acordo com informações do Departamento de Engenharia, duas unidades do Ministério Público do Estado de Mato Grosso foram contempladas, por meio de seleção em Chamada Pública, com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) executado pela Energisa Mato Grosso, com base em critérios definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além da sede das Promotorias de Justiça, o projeto também está sendo desenvolvido na Procuradoria-Geral de Justiça.

Com investimentos da ordem de R$ 1,161 milhão, as melhorias que estão sendo efetuadas nos dois prédios proporcionarão um consumo mais eficiente de energia com benefício econômico anual de R$ 254.806,27. Com os dois projetos, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso deve “economizar” 684,93 megawats hora/ano (MW/h). A chamada pública que contempla esses dois projetos ocorreu em 2019.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A promoção de ações de sustentabilidade e de eficientização no uso dos recursos naturais é um dos objetivos estratégicos estabelecidos no Planejamento Institucional (2020-2023). Sob responsabilidade da Procuradoria-Geral de Justiça, por meio dos Departamentos de Apoio Administrativo (DAA) e Engenharia, o referido objetivo estratégico estabelece três macroações. Ao DAA compete o desenvolvimento de iniciativas que promovam a sustentabilidade socioambiental e a redução de custos administrativos e modernização e sustentabilidade da frota de veículos. E ao Denge, a substituição de energia não renovável por energia renovável.

O projeto de eficiência energética também vai ao encontro das metas estabelecidas pelo programa de qualidade de vida no trabalho “Vida Plena – MPMT pensando em você”, no que se refere à sustentabilidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador assina contrato com a Rumo e traz ferrovia a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA