CUIABÁ

Toque de recolher em Cuiabá continua das 21h às 5h; ônibus circulam com 100% da frota

Publicados

em

Prefeito editou decreto 8.372 na tarde desta terça (30); medidas passam a valer a partir de quarta (31)

JAD LARANJEIRA

Davi Valle

O prefeito Emanuel Pinheiro estabeleceu, por meio do decreto de Nº 8.372, de 30 de março de 2021, que fica mantido a manutenção da totalidade da frota de ônibus do Transporte Coletivo Municipal, durante o período de quarentena coletiva obrigatória, a começar a partir desta quarta-feira (31) até o dia 9 de abril, em razão do aumento no número de casos ocasionados pela pandemia da Covid-19. A medida segue a determinação judicial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, para que os municípios sigam o que foi estipulado no decreto estadual.

Por meio de uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, Emanuel Pinheiro também afirmou que o toque de recolher continua sendo, das 21h às 5h, conforme o decreto, no artigo 24 do documento.

“Fica determinada a proibição de locomoção de qualquer cidadão no território do Município de Cuiabá, no período compreendido entre as 21h:00m às 05h:00m, de segunda-feira à domingo”, diz trecho do decreto.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá disponibiliza mais de 4 mil vagas para o Ensino Fundamental ainda não preenchidas

“Não é o que eu queria, eu queria que fosse das 23h às 5h, mas por força judicial é como vai ser até o dia 9 de abril. Nós vamos fiscalizar e exigir tolerância zero para quem descumprir as medidas de Biossegurança estabelecidas nesse decreto.

No mais, o prefeito ressaltou que continuará com seu trabalho em prol da população cuiabana e pede que as pessoas cumpram o que é descrito no decreto e respeitem as medidas de Biossegurança impostas nelas, pensando sempre no bem de todos.

“Temos que aprender a conviver nesse novo normal, com segurança, respeitando as medidas de restrição impostas pelos decretos municipais, estaduais, nacionais, usando máscaras, álcool em gel, mantendo o distanciamento social, não participando de aglomerações. A Prefeitura de Cuiabá orienta que se você puder fique em casa, ainda é a melhor forma de se proteger e proteger a sua família”, disse.

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Secretaria Municipal de Saúde e CRM unem esforços em prol da saúde pública

Publicados

em

Por

Na tarde desta quarta-feira (24), o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira participou de uma reunião no Conselho Regional de Medicina (CRM) para tratar de assuntos pertinentes à saúde pública municipal. O encontro foi coordenado pelo vice-presidente do CRM, Osvaldo César Pinto Mendes e teve a participação de representantes do município e do estado. A segurança dos profissionais de saúde nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foi um dos assuntos abordados e o titular da saúde revelou que as providências para a resolução do problema já estão encaminhadas.

“Estivemos reunidos nesta semana com a direção da Secretaria Adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, responsável pelas UPAs e Policlínica, além de equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde para tratar sobre a questão da segurança nas unidades. Ficou decidido que em todas as UPAs haverá um vigilante, 24h por dia, para controlar a entrada e saída de pacientes e acompanhantes nos consultório. Essa medida será implantada nos próximos dias. Também estamos verificando a possibilidade de um convênio com a Polícia Militar para fazer a segurança das unidades”, revelou o secretário.

Leia Também:  Direção do Hospital Municipal São Benedito comunica que está realizando a troca do misturador de oxigênio

Durante a reunião também foi discutida a questão da superlotação nas UPAs. O secretário explicou que Cuiabá tem passado por um aumento incomum de casos de doenças respiratórias e diarréicas, o que tem gerado uma sobrecarga nas unidades de saúde. Ele reforçou a necessidade de uma abordagem colaborativa entre os governos municipal, estadual e federal para garantir o atendimento adequado à população.

O atendimento nas unidades básicas de saúde foi citado como uma das formas para ajudar a desafogar as UPAs neste momento de aumento no fluxo de pacientes. “Estamos desenhando um plano de ação, no qual as unidades básicas passarão a auxiliar nos atendimentos de pacientes classificados como pouco urgente nas UPAs. Tão logo as equipes da Básica estejam alinhadas com o novo formato, começaremos a receber esses pacientes de demanda espontânea, para diminuir a superlotação nas UPAs”.

Uma das medidas acordadas ao final da reunião foi a elaboração de um Plano de Contingência que envolverá todas as instituições presentes no encontro, visando uma abordagem coordenada e eficaz para lidar com a crise atual. Além disso, ficou decidido que será convocada uma nova reunião, desta vez com a participação dos gestores municipais e estaduais, juntamente com representantes da vigilância municipal e estadual, para alinhar estratégias e ações, garantindo uma resposta integrada diante dos desafios enfrentados. Outra medida importante será a intensificação das comunicações pela Secretaria de Comunicação do estado, município e do CRM, com o objetivo de fornecer informações claras e orientações sobre as atribuições da Atenção Básica. Para isso, será ampliada a divulgação dessas informações nas redes sociais, buscando alcançar um público mais amplo e promover uma maior conscientização sobre a importância dos cuidados primários de saúde.

Leia Também:  Secretaria Municipal da Mulher promove "Blitz do Outubro Rosa" no Shopping Popular Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA