POLITICA

“Tiro no pé”: Flávia Moretti rejeita aliança entre Wellington Fagundes e Jayme Campos e diz que não apoiaria chapa do PL em 2026,VEJA

Publicados

em

JB News

por Jota de Sá

A sucessão ao Governo de Mato Grosso em 2026 já provoca fissuras públicas no campo político antes mesmo do início oficial do calendário eleitoral. Articulações de bastidores, declarações diretas e reposicionamentos estratégicos vêm acirrando o debate, especialmente após a possibilidade de uma composição entre o senador Wellington Fagundes (PL) e o ex-governador Jayme Campos (União Brasil), movimento que tem causado forte reação dentro da direita e exposto divergências entre lideranças influentes do Estado.

O tema ganhou contornos mais contundentes após declarações da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, que se posicionou de forma clara e dura contra a eventual aliança. Para ela, a composição representaria um erro estratégico grave e um “tiro no pé” por parte de Wellington Fagundes. Flávia afirmou que, caso essa construção avance, não apoiaria a candidatura do senador ao Palácio Paiaguás, deixando explícito que não se sente confortável em dividir o mesmo palanque político com o grupo dos Campos.

As declarações foram feitas na manhã desta terça-feira, após a prefeita participar de um evento em Várzea Grande. Ao comentar o cenário político de 2026, Flávia foi enfática ao afirmar que, hoje, estaria muito desconfortável com a possibilidade de apoiar Wellington Fagundes caso ele avance em uma composição com Jayme Campos. Segundo ela, não há condições políticas de convivência nesse arranjo, destacando que “não dá para subir no palco com os Campos”, o que, na avaliação da prefeita, inviabiliza qualquer apoio ao projeto do PL nessa configuração.

Leia Também:  TJ mantém prisão de tenente da PM acusado de tentativa de homicídio em briga de trânsito e rejeita argumento de TEA

Nos bastidores, a conversa é de que Jayme Campos teria sinalizado apoio a Wellington Fagundes, caso o senador consiga viabilizar sua candidatura de forma mais sólida. Em contrapartida, Wellington também poderia apoiar Jayme, dependendo do cenário político e da leitura de viabilidade eleitoral. A articulação, no entanto, tem sido vista por setores da direita como um fator de desgaste, capaz de afastar apoios importantes e fragmentar ainda mais o campo conservador em Mato Grosso.

A reação de Flávia Moretti expõe uma insatisfação que não é isolada. Lideranças da direita avaliam que a possível aliança entre Wellington e Jayme não dialoga com parte significativa do eleitorado conservador e pode comprometer a construção de um projeto competitivo para a sucessão do governador Mauro Mendes. O desconforto é ampliado pelo fato de que a prefeita, em outros momentos, já havia declarado publicamente estar dividida entre apoiar o vice-governador Otaviano Pivetta ou o próprio Wellington Fagundes, evidenciando a falta de consenso dentro do grupo.

Enquanto a direita enfrenta dificuldades para unificar seu discurso e suas lideranças, a esquerda também começa a se movimentar de forma mais organizada. Um novo páreo começa a ganhar forma com a médica Natácia Islecharenco, que recentemente se filiou ao PSD e passou a ser citada como um dos nomes em discussão para a construção de uma chapa de esquerda visando as eleições de 2026. A movimentação indica que o campo progressista busca estruturar um palanque competitivo, reunindo outros nomes e lideranças que dialogam com esse espectro político.

Leia Também:  Kalil vai construir mais 04 clínicas odontológicas em Várzea Grande

A entrada de Natácia no debate amplia o tabuleiro eleitoral e reforça que a sucessão estadual não se restringirá a uma disputa interna da direita. Com vários grupos se organizando simultaneamente, a tendência é de uma eleição altamente polarizada, marcada por disputas de narrativas, alianças controversas e reposicionamentos estratégicos.

O cenário ainda está em formação, mas os movimentos antecipados já produzem efeitos concretos. Declarações como as de Flávia Moretti mostram que alianças costuradas nos bastidores podem enfrentar resistência pública e que a sucessão de Mauro Mendes promete ser uma das mais tensionadas dos últimos anos em Mato Grosso, com divisões claras tanto à direita quanto à esquerda.

VEJA:

 

COMENTE ABAIXO:

POLITICA

Max Russi acompanha agendas na região sul e fortalece parcerias com municípios

Publicados

em

Por

Agendas contemplaram quatro municípios com ações nas áreas de infraestrutura e assistência social

JB News

 

 Nesta sexta-feira (6), o deputado estadual Max Russi, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), acompanhou o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) em uma expedição pela Região Sul do Estado, cumprindo agendas institucionais com assinaturas de convênios, autorizações de obras e entregas de equipamentos.

A comitiva percorreu os municípios de Tesouro, Guiratinga, São José do Povo e Pedra Preta. O parlamentar tem atuação destacada na região, com destinação de emendas e articulação de projetos estruturantes junto ao governo do Estado. “Fico muito feliz de poder estar rodando por essa região e participando desses momentos importantes para os municípios. Nosso mandato é municipalista, feito para ouvir prefeitos, vereadores, lideranças e atender as necessidades de cada cidade”, afirmou Max.

Em Tesouro, a forte atuação de Russi foi evidenciada com uma série de assinaturas de convênios. Entre as ações estão o asfaltamento de ruas e avenidas do Distrito Batovi, a entrega de caminhão para a agricultura familiar e a  licitação da construção de pontes sobre o Córrego Avoadeira, Ribeirão Estrela e Rio Cassununga, na MT-260. Além disso, a construção da Escola Municipal 15 de Outubro e a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Leia Também:  Várzea Grande quita salário de outubro e fomenta a economia da segunda maior cidade de Mato Grosso

O prefeito Isaack Castelo Branco (PSB) destacou a parceria com o deputado. “Eu preciso dizer do carinho que Tesouro tem pelo Max. Ele teve quase 52% dos votos aqui na nossa cidade. É uma pessoa que está sempre presente nas nossas lutas, nas nossas reivindicações e sempre nos acompanhando junto ao governo quando é necessário”, afirmou.

Já em Guiratinga, foram chancelados o asfaltamento de ruas e avenidas, obras de pavimentação de 60,1 quilômetros da MT-270 e a con strução da Escola Municipal Tenente Daniel Aluízio Nazário. O município também recebeu a entrega de um caminhão basculante e de um trator para a agricultura familiar.

Durante a visita, Max recebeu o título de cidadão guiratinguense e também se reuniu com agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, ocasião em que firmou compromisso para a aquisição de bicicletas elétricas para auxiliar o trabalho das equipes.

No município de São José do Povo, foram autorizados o asfaltamento da Rua Lupério H. Assunção e de 16 quilômetros da MT-459, além da entrega de um caminhão-pipa e de uma retroescavadeira para a agricultura familiar. Também foi assinada a ordem de serviço para a conclusão de 5,8 quilômetros da MT-070. O prefeito Junior da Saúde (PSB) ressaltou a parceria do parlamentar com a cidade e o reconhecimento concedido com o título de cidadão são-josense-do-povo.

Leia Também:  Fabio Garcia deixa a Casa Civil e vai a Câmara Federal para inserir emendas parlamentar em seu nome

Em Pedra Preta, a agenda incluiu a autorização para recuperação de avenidas e para asfaltamento e construção de ponte sobre o Córrego Grotão, na MT-458, uma demanda antiga da população que contou com a articulação direta do presidente da Casa de Leis.

Também foram liberadas a construção de ponte sobre o Córrego Ponte de Pedra, na MT-458, o asfaltamento e construção de ponte sobre o Ribeirão Ponte de Pedra, na MT-040, a construção da Escola Cívico-Militar Estadual 10 de Dezembro e de uma quadra poliesportiva na Escola Estadual Ivonne Tramarim de Oliveira.

Além das assinaturas e entregas, em todos os municípios foram realizadas ações do programa SER Família, reforçando o compromisso social do Governo do Estado com a população da Região sul.

Crédito: Anny Gondim – Assessora de Imprensa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA