TCE MT

TCE-MT realiza terceiro encontro da capacitação É da Nossa Conta: Orçamento Mulher

Publicados

em

Ilustração

A capacitação “É da Nossa Conta: Orçamento Mulher” realizou seu terceiro encontro online na manhã desta quarta-feira (16), sob condução da auditora pública externa do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Lidiane Anjos Bortoluzzi. A formação, que continuará nos dias 23 e 30 de abril, visa qualificar profissionais de diversas entidades para monitorar e fiscalizar o orçamento público sob a perspectiva da igualdade de gênero.

A auditora explicou as diferenças entre as auditorias de conformidade e auditorias operacionais, o funcionamento e condução de cada uma, bem como apresentou o trabalho da auditoria operacional sobre violência contra a mulher em Mato Grosso. “A auditoria operacional é mais contributiva e não exatamente para sancionar um gestor, então ela parte da colaboração do gestor e da vontade de melhorar aspectos da sua política e do seu governo. Chamar o controle social para atuar e exigir ações do gestor é muito importante”, explicou a auditora externa.

Lidiane Anjos ressaltou ainda que a atuação do TCE-MT não se restringe a apenas avaliar contas públicas e a legalidade de aquisições e despesas, mas também como indutora de políticas sociais. “O objetivo de trazermos esse assunto é de termos elementos nos municípios e nas unidades que trabalham com esse tema para avaliar e entender um pouco mais dessa temática olhando do ponto de vista do controle. E, no caso da auditoria operacional sobre a violência contra a mulher, dar uma pincelada no diagnóstico que foi realizado e os resultados que chegamos.” Clique aqui e confira a palestra na íntegra.

Leia Também:  Após resultados de auditoria, TCE-MT dá 120 dias para Estado estruturar políticas para mulheres

O curso conta com a participação de representantes de associações, conselhos municipais e estadual da mulher, servidores públicos, estudantes e pesquisadores interessados na temática. O 4º encontro será realizado na próxima quarta-feira (23), também de forma online. 

Aula inaugural e encontros

  Na aula inaugural da capacitação, o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, determinou a notificação das 142 prefeituras do estado quanto à obrigatoriedade da prestação de contas sobre as políticas públicas direcionadas às mulheres nos municípios. Clique aqui e assista na íntegra.

Já no primeiro encontro, o técnico de controle externo Haroldo de Morais Júnior buscou desmistificar o orçamento público e ampliar a compreensão sobre sua importância e funcionamento. Clique aqui e assista na íntegra.

O segundo encontro teve como facilitador o secretário-adjunto do Orçamento Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), Ricardo Roberto Almeida Capistrano, que  se debruçou sobre as políticas públicas direcionadas às mulheres no estado e abordou de que forma o orçamento público pode ser um instrumento eficaz na promoção da igualdade de gênero. Clique aqui e confira a palestra na íntegra.

Leia Também:  Tribunal de Contas se une à Seciteci para incentivar inovação nos municípios

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:

TCE MT

TCE-MT apresenta prática da LGPD em workshop do Governo do Estado

Publicados

em

Por

Ilustração
TCE-MT apresenta prática da LGPD em workshop do Governo do Estado. Clique aqui para ampliar

O processo contínuo de adequação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi destaque durante o II Workshop LGPD na Prática para Encarregados, promovido pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Governo Digital da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) na última semana.

O evento buscou fortalecer a governança em proteção de dados pessoais e promover a cultura institucional alinhada à LGPD, expondo aos encarregados de proteção de dados pessoais da administração estadual um modelo concreto de implementação que possibilita a consolidação da prática mesmo em estruturas públicas complexas.

Em sua apresentação, o encarregado de proteção de dados (DPO) e secretário-adjunto de Inovação e Inteligência Artificial da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI) do TCE-MT, Valteir Teobaldo Santana de Assis, destacou que a conformidade à LGPD não se resume à edição de atos normativos, mas envolve a consolidação de uma estrutura permanente de governança, gestão de riscos, capacitação institucional e revisão de fluxos internos de tratamento de dados, sempre com aval da alta gestão.

Leia Também:  Plenário emite parecer favorável com ressalvas às contas de três municípios
Ilustração
O II Workshop LGPD na Prática para Encarregados foi realizado pela Seplag.

“Ao inspirar confiança nos novos encarregados, alinhamos as expectativas em um ambiente regulatório ainda em processo de consolidação. A cultura de proteção de dados, quando internalizada como valor institucional, converte-se em mecanismo de redução de riscos, aumento da transparência e reforça a confiança da sociedade nas instituições públicas”, defendeu Teobaldo.

Para exemplificar, foram compartilhadas as etapas adotadas pelo TCE-MT no processo de adequação, como a criação de políticas internas, definição de responsabilidades, mapeamento de operações de tratamento e integração entre áreas técnicas e estratégicas. “A aderência à LGPD deve ser um processo dinâmico e evolutivo, orientado por critérios de accountability, um princípio que exige não apenas conformidade, mas capacidade de demonstrá-la de forma objetiva e documentada”, completou o DPO.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA