EDUCAÇÃO

TCE-MT e Sefaz assinam termo de cooperação e fortalecem rede educacional

Publicados

em

JB News

Foto :Danilo Lobato/TCE-MT

 

A assinatura de mais um termo de cooperação fortalece a rede educacional formada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Nesta quarta-feira (13), a Corte de Contas firmou parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para o desenvolvimento do Programa Estadual de Cidadania Fiscal.

De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, o termo prevê o desenvolvimento de ações mútuas para a capacitação de servidores de ambas as instituições e de gestores públicos. “Quem ganha é a sociedade, já que, se há melhora na receita, haverá recursos para executar as obras necessárias.”

Para o presidente, a proposta surge na hora certa. “O Tribunal de Contas está com dois programas em pleno andamento junto com as prefeituras e câmaras por meio do TCE em Movimento e o Interage. Então é uma grande oportunidade para a Sefaz, que vai poder levar esse conhecimento aos gestores.”

Danilo Lobato/TCE-MT

Na ocasião, o titular da Pasta, Fábio Pimenta, explicou que a abrangência que o TCE tem junto aos 141 municípios do estado será preponderante para o sucesso da iniciativa, que tem por objetivo fortalecer o programa e estimular o exercício da consciência fiscal.

Leia Também:  Seduc-MT contrata mais de 3,5 mil professores interinos

“Os técnicos da Secretaria de Fazenda, junto com os técnicos do Tribunal de Contas farão um trabalho conjunto e nos próximos meses já estaremos participando de eventos onde possamos exercer essa parceria, benéfica para todo Mato Grosso”, disse o secretário.

A assinatura fortalece uma rede de intercâmbio de atividades pedagógicas, uma vez o TCE-MT mantém acordos semelhantes junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT),  Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Ministério Público do Estado (MPMT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-MT).

 

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Pré-Enem Digit@l 2024 em Várzea Grande terá mais aulas durante a semana

Publicados

em

Por

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Várzea Grande, que está com 2.219 estudantes inscritos para o Pré-Enem Digit@l 2024, iniciou o projeto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com uma novidade este ano. A DRE ampliou as aulas com atividades presenciais e online de segunda-feira a sábado, além de plantão tira-dúvidas.

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação para Jovens e Adultos (EJA) inscritos são de 45 escolas espalhados em cinco municípios que contemplam a DRE, sendo 28 delas na cidade de Várzea Grande, três em Acorizal, quatro em Jangada e cinco em Nossa Senhora do Livramento e Poconé cada.

De acordo com a diretora regional de Educação, professora Maria Denise Souza Carvalho, em 2023 foram mais de 200 estudantes do polo aprovados apenas para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em diversos cursos. “A meta para a edição do Enem 2024 é chegarmos a 600 aprovações”, falou.

A responsável pelo Pré-Enem Digit@l da DRE, a professora técnica da Coordenadoria Pedagógica (Coped), Ana Carolina dos Santos, diz que teve o olhar sensível ao sugerir ampliar as aulas para cinco dias da semana e não apenas três, como em 2023.

Leia Também:  Adequação do Direito Penal ao mundo digital é necessária e desafiadora, apontam juristas

Ela contou que no ano passado as aulas aconteciam de acordo com o horário em que o professor tinha disponibilidade. Além disso, Ana percebeu que os jovens apresentaram interesse maior em aulas no período noturno.

“Atenderemos todos os dias os estudantes, com aulas online e presenciais. De segunda, quarta e sexta as aulas serão de forma online. Na terça, quinta-feira e sábado as aulas serão presenciais em uma escola polo. Isso nos mostrou que quando o estudante possui um local como referência para estudar, o aproveitamento no ensino é muito melhor”, explicou.

Para nenhum inscrito ficar sem participar das aulas, a DRE do polo Várzea Grande optou por realizar todos os aulões no período noturno, sendo online ou presencial. No formato presencial, as aulas ocorrerão na Escola Estadual Militar Tiradentes, em Várzea Grande, a partir da próxima quarta-feira (16.04). Também haverá aulões nos quatro municípios que contemplam a diretoria regional, sendo o primeiro em Poconé no dia 4 de maio.

“Decidimos realizar todos os dias as aulas por que eu, como professora, acredito no potencial dos nossos estudantes, tenho por missão proporcionar a melhor forma de aprendizado a eles. Nas lives estamos tendo respostas positivas, estamos tendo participação deles. Isso é muito gratificante. A meta esse ano é alcançar 600 aprovados”, finalizou Ana.

Leia Também:  Várzea Grande concede aumento de 12,84% para professores e gratificação para diretores, secretários e coordenadores

Pré-Enem Digit@l MT

A Seduc deu o pontapé inicial no Pré-Enem Digit@l 2024, no dia 23 de março, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com a presença de mais de 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino. Na oportunidade, foi entregue para cada estudante o kit de material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios e simulados.

Este ano, em Mato Grosso, foram 17 mil estudantes inscritos do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos no curso preparatório. Durante os nove meses do Pré-Enem vão ocorrer aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O curso faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA