Abastecimento

TAC garante investimento de R$ 70 milhões em saneamento básico para Primavera do Leste

Publicados

em

 JB News 

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), a concessionária Águas de Primavera e o Município de Primavera do Leste (a 231km de Cuiabá) garantirá o investimento de aproximadamente R$ 70,7 milhões no saneamento básico. O novo Programa de Obras Estruturantes do município será apresentado na próxima quarta-feira (24), às 15h, na sede das Promotorias de Justiça da comarca.

As obras são relativas ao contrato de concessão de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para o período 2021-2026 do município.  O programa será desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a agência de regulação e com a concessionária. O investimento está previsto para os próximos cinco anos, de modo a garantir o crescimento sustentável do município nas décadas seguintes.

A necessidade de investimentos no setor é resultado de problemas recorrentes o abastecimento, bem como de uma estiagem histórica e do aumento do consumo de água registrados no ano passado, o que fez com que o MPMT atuasse e o poder público repensasse o sistema de abastecimento e projetasse soluções para conter uma possível crise hídrica. Entre as obras previstas estão a implantação de uma nova adutora, que garante o abastecimento até o ano de 2040, a construção de um novo reservatório com capacidade para dois milhões de litros de água e melhorias no sistema de esgoto.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Juiz indefere pedido da CDL e mantém “passaporte ante-covid” para entrar no comércio em Rondonópolis

Abastecimento

Seciteci abre 270 vagas para o curso gratuito de Técnico em Agropecuária

Publicados

em

Por

Promovido em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos, o curso será na modalidade Mediotec

Camila Paulino | Seciteci

– Foto por: Seduc MT

A partir desta quinta-feira (20.05), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abre as inscrições para o curso gratuito de Técnico em Agropecuária, promovido em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos. Ao todo, serão ofertadas 270 vagas. As inscrições seguem até o dia 03 de junho e podem ser feitas AQUI.

Segundo o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, a ideia é capacitar o maior número de profissionais para o mercado de trabalho, diminuindo as desigualdades sociais e ampliando a geração de emprego e renda no Estado. Este curso, será ofertado na modalidade Mediotec, para alunos de pelo menos 15 anos que cursam o Ensino Médio.

“O Mediotec é um programa que oportuniza aos alunos da rede pública cursar ao mesmo tempo, um curso técnico. Esta ação é focada em oportunizar a estes jovens o ingresso ao mercado, logo após a conclusão dos estudos”, informou o gestor.

Leia Também:  Avião faz pouso forçado no Aeroporto Marechal Rondon

As turmas serão coordenadas por cinco Escolas Técnicas do Estado (ETE’s): Barra do Garças, Sinop, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra.

A coordenadora de Educação Profissional e tecnológica da Seciteci, Ana Flavia Derze Soares, explica que as aulas serão presenciais, com previsão de início do segundo semestre deste ano.

“As nossas unidades estão se preparando para dar início ao ensino presencial principalmente em cursos que não tem condições de colocar na modalidade de ensino a distância (EAD), e precisa de aulas em campo, atividades laboratoriais, etc. Para isso, adotaremos todos os devidos cuidados, para evitar possíveis contaminações em sala”, disse ela.

A Seciteci realizará o processo seletivo, conforme critérios definidos em edital e divulgará a lista com as matrículas deferidas no dia 17 de junho. A previsão para o início das aulas é dia 05 de julho. Os alunos receberão certificados após a conclusão do curso. O edital pode ser acessado AQUI.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA