Cidades

Sinfra é notificada a liberar rodovia com monitoramento contínuo

Publicados

em

FESTIVAL DE INVERNO
JB News
As informações são do MP
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães, notificou à Secretaria de Estado de  Infraestrutura e Logística (Sinfra) para que retome o tráfego normal na Rodovia MT-251 durante o 37º Festival de Inverno, que começa nesta sexta-feira (19) e vai até o dia 04 de agosto. Entretanto, devem ser adotadas medidas de gestão de risco, monitoramento contínuo, sinalização adequada e vistorias periódicas.
A Promotoria de Justiça recomenda ainda a liberação da capacidade de carga do viaduto para o tipo Classe III da Norma Brasileira (NB 06:1960) para 12 toneladas. Antes do início das obras de retaludamento (cortes no paredão), deverá ser apresentado um plano de mobilidade para os moradores do município, tendo em vista que existem pacientes em tratamento de saúde e emergências, estudantes que fazem o percurso todos os dias, abastecimento de mercadorias, turismo, dentre outras atividades essenciais à garantia de direitos básicos e fundamentais consagrados pela Constituição Federal.
De acordo com o Relatório Técnico da Fundação Uniselva da Universidade Federal de Mato Grosso, citado na notificação do MPMT, a ponte no Portão do Inferno está em condições estruturais adequadas para o tráfego atual, incluindo ônibus e caminhões de até 12 toneladas. O relatório aponta ainda que o sistema “siga e pare” aumenta o tempo de exposição dos veículos em áreas de risco.
O promotor de Justiça Leandro Volochko destaca que foram instaladas redes de contenção e apara na encosta, bem como realizada a remoção de blocos instáveis. Além disso, segundo ele, a região não está mais sob efeito do período de chuvas, que influenciavam para o aumento do risco da queda de blocos, e, ainda, que não há notícias de novos rolamentos de pedras ou blocos, tornando, portanto, o trânsito de veículos mais seguro.
Cita também que a cidade de Chapada dos Guimarães tem como principal atividade econômica o turismo. E que há moradores que estudam ou que dependem de atendimento à saúde na capital.  A rota alternativa para o deslocamento até Cuiabá  tem cerca de 200 km.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lara Silva promete lotar a Vitrinni Music Bar em comemoração de 1 ano da casa de show

Cidades

Vereador Samir promete solução e não descarta mudança de comando

Publicados

em

Por

*Veja vídeo*

JB News

Por AlissonGonçalves

*Crise no DAE/VG: Vereador Samir promete solução e não descarta mudança de comando

Em meio a uma onda de críticas e insatisfação popular, a administração de Várzea Grande enfrenta mais um capítulo conturbado com a crise no Departamento de Água e Esgoto (DAEVG).

Nesta terça-feira,22, o vereador Samir Japonês (PL), líder do governo na Câmara Municipal, garantiu que uma solução está em construção e será apresentada “nos próximos dias”.

Samir afirmou que vem mantendo diálogo constante com a prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito Tião da Zaeli — ambos do PL —, destacando que a dupla, que ele chamou de “os donos da caneta”, está empenhada em resolver os problemas da autarquia.

“Tião está à frente dessa questão e já tem trabalhado para apresentar uma resposta concreta. Estamos cobrando e confiamos que a solução está próxima”, disse Samir à imprensa local.

A permanência do coronel Sandro Azambuja na presidência do DAE também foi colocada em xeque.

Embora não tenha confirmado a exoneração, Samir não descartou a possibilidade, desde que uma substituição venha acompanhada de um nome técnico e qualificado.

Leia Também:  Após críticas, Botelho garante rever número de sessões na ALMT

“Se houver troca, precisa ser alguém preparado para assumir o desafio. A população quer água nas torneiras, e isso não pode mais esperar”, reforçou.

Durante a sessão desta manhã, vereadores fizeram duras críticas ao atual gestor, incluindo pedidos explícitos por sua saída imediata e até sugestões para instalação de uma CPI.

Samir revelou que já acionou o vice-prefeito para que seja marcada uma reunião com Azambuja, a fim de esclarecer os problemas enfrentados pela autarquia.

“Ele tem o direito de se explicar. Só assim poderemos compreender a real situação do DAEVG”, concluiu o parlamentar.

A crise no fornecimento de água e as críticas à gestão do DAE têm alimentado um clima de tensão política e social na cidade.

Moradores e vereadores cobram respostas urgentes, enquanto os bastidores da administração se movimentam à procura de soluções.

Veja :

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA