Nacional
Setor mineral ganha destaque na transição energética global durante a EXPOSIBRAM 2025
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta quarta-feira (29/10), da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), em Salvador (BA), considerada a maior feira de mineração do Brasil e uma das mais relevantes da América Latina. O evento reúne empresas, especialistas, representantes do governo e da sociedade civil para debater o futuro do setor mineral e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável e tecnológico do país.
Representando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a secretária nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ana Paula Bittencourt, destacou o papel central da mineração brasileira diante dos desafios da transição energética global e da segurança das cadeias produtivas internacionais.
“É uma alegria e um prestígio representar o ministro nessa primeira edição sediada na Bahia, um estado que se consolida como referência nacional em minerais críticos e estratégicos, como terras raras, grafite, níquel e cobre. Esses recursos estão hoje no centro das discussões geopolíticas, que são fundamentais para a transição energética, para o desenvolvimento de tecnologias de ponta e para a segurança das economias. O mundo volta seus olhos para o Brasil como um parceiro confiável, com robustez institucional e relações internacionais sólidas”, afirmou.
A exposição, realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), se consolida como a principal vitrine de negócios e inovação do setor mineral brasileiro, promovendo o debate sobre cenários atuais, sustentabilidade, governança e o papel da mineração na transformação tecnológica e energética.
Ana Paula Bittencourt também ressaltou as ações do Governo do Brasil para fortalecer o setor e posicionar a mineração brasileira como vetor de desenvolvimento econômico, tecnológico e ambientalmente responsável. “Com a criação do Conselho Nacional de Política Mineral, o tema entrou definitivamente na pauta prioritária do governo. Dezoito ministérios apresentaram suas contribuições para a nova Política Mineral Brasileira e para o Plano Nacional de Mineração. O Brasil se mostra ainda mais forte, diversificando sua produção mineral e impulsionando a geração de energia limpa, o avanço tecnológico e a segurança alimentar. A mineração será vetor de crescimento econômico, ampliando empregos, renda e infraestrutura para os brasileiros”, destacou.
Na ocasião, a secretária também participou da entrega do Prêmio MINA, promovido pela iniciativa Women in Mining (WIM Brasil), que reconhece mulheres que se destacam na indústria mineral. A premiação busca valorizar a presença feminina no setor, incentivar a diversidade e a equidade de gênero, além de promover uma cultura de inclusão e reconhecimento profissional.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
Nacional
No Rio de Janeiro, Lewandowski anuncia criação de escritório emergencial de combate ao crime organizado
Rio de Janeiro, 29/10/2025 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, comunicou a criação de um escritório emergencial de combate ao crime organizado no estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29), no Palácio da Guanabara, após reunião com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e demais autoridades do governo fluminense.
De acordo com Lewandowski, o escritório emergencial facilitará o diálogo entre a União e o governo estadual desfazendo amarras burocráticas, além de unir os esforços das forças federais e estaduais de segurança pública para que a crise no Rio de Janeiro seja rapidamente superada. “Esse será um embrião do que queremos implementar nos estados com a PEC da Segurança Pública para enfrentar o flagelo que é a criminalidade organizada”, disse.
Dentro da estrutura emergencial criada, também atuarão o Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIFRA), com foco na descapitalização das organizações criminosas, mediante inteligência financeira, recuperação de ativos e assessoramento especializado em investigações de lavagem de dinheiro, e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO, uma estrutura de cooperação criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com órgãos estaduais e federais de segurança.
Segundo o ministro, o Governo Federal se colocou à disposição para apoiar a população do Rio de Janeiro neste momento de crise. “Nós vivemos em federalismo cooperativo. O problema de uma unidade federal é um problema de todos os estados membros”, afirmou.
Ricardo Lewandowski ainda ressaltou que colocou à disposição do Governo do estado do Rio de Janeiro as vagas necessárias para a transferência de lideranças de facções para presídios federais, aumento no efetivo da Força Nacional de Segurança Pública, de peritos criminais, a utilização de banco de dados de DNA, balística, entre outros. O ministro destacou ainda que a Polícia Federal vai intensificar as atividades de inteligência para a asfixia financeira do crime organizado.
Até o fim do ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) aumentará o efetivo no Rio de Janeiro em 50%, o que resulta em um total de 350 policiais a mais atuando no estado.
O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que, durante o diálogo, as ofertas do Governo Federal foram prontamente aceitas. De acordo com Castro, as forças federais e estaduais terão ações 100% integradas. “Dentro das competências de cada órgão, vamos atuar para fazer uma segurança pública voltada ao cidadão, que é o grande motivo da atuação estatal”, afirmou.
-
Entretenimento6 dias atrásDisputa milionária ameaça apresentação do Guns N’ Roses em Cuiabá
-
Destaque5 dias atrásPara Wellington Fagundes ZPE permitirá industrialização e agregação de valor a produtos primários de MT
-
CUIABÁ5 dias atrásCasal morre em grave acidente no CPA 1; cachorro sobrevive
-
CUIABÁ6 dias atrásCuiabá terá salário antecipado e ponto facultativo do Dia do Servidor transferido
-
Destaque5 dias atrásMauro Mendes defende planejamento fiscal e reforça investimentos em Mato Grosso; VEJA O VÍDEO
-
Destaque5 dias atrásGeraldo Alckmin afirma que hidrovia do Paraguai é essencial para escoamento agrícola de Mato Grosso
-
Política Estadual6 dias atrásCST do Enfrentamento ao Feminicídio fará visitas a diferentes municípios para avaliar políticas públicas
-
Economia5 dias atrás“Depois de 30 anos de espera, Cáceres ganha a ZPE e Mato Grosso abre um novo eixo de desenvolvimento para exportação”, diz Mauro Mendes ao lado de Geraldo Alckmin









