Estadual

SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove diversas ações de divulgação e capacitação durante o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos. Por meio da Central Estadual de Transplantes (CET), o Estado incentiva o gesto de doação, que simboliza a esperança e uma nova chance de vida para quem precisa.

“Temos que parabenizar a equipe da Central Estadual de Transplantes pelos transplantes e captações realizados em Mato Grosso. Nosso respeito também pelas famílias enlutadas que tomam a generosa decisão de doar órgãos para salvar vidas”, disse o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Segundo a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, os cursos promovidos em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-MT) são fundamentais para o processo de captação de órgãos e tecidos em Mato Grosso.

“Os funcionários dos hospitais notificadores de órgãos precisam estar constantemente preparados para que as ações necessárias sejam tomadas com muita celeridade e eficiência no serviço. As informações precisam ser repassadas à família dos potenciais doadores”, explicou Fabiana.

Conforme a coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, a equipe da Central fará panfletagem para os alunos e professores da Universidade de Cuiabá (Unic) nesta terça-feira (9.9), a partir das 9h. Já na quarta-feira (10), às 9h, distribuirá materiais impressos e prestará orientações na recepção da SES.

Na sexta-feira (12), das 8h30 às 17h, a SES promove um curso de comunicação em situações críticas para a equipe multiprofissional dos hospitais notificadores.

Leia Também:  Polícia Militar reúne 2.190 participantes na 25ª Corrida Homens do Mato

“O objetivo específico é capacitar os funcionários para o diálogo sensível e esclarecedor com famílias de pacientes em estado crítico. Isso favorece decisões conscientes sobre a doação de órgãos, para que cada vez mais pessoas autorizem que os órgãos e tecidos de seus parentes sejam captados e transplantados em alguém que precisa para sobreviver”, informou Anita.

Confira a programação das ações do Setembro Verde:

12/9/2025 – 18h às 21h – Curso de Gerenciamento do Processo de Doação e Transplantes
13/9/2025 – 8h30 às 17h – Curso de Determinação de Morte Encefálica
16/9/2025 – 7h30 às 9h30 – Panfletagem no Sinaleiro da Praça Ulisses Guimarães
23/9/2025 – 14h – Panfletagem Shopping/Hospital São Mateus
26/9/2025 – 8h30 – Dia de Celebrar & Conectar, no Conselho Regional de Medicina
26/9/2025 – 13h às 17h – Curso Introdutório: Processo de Doação e Transplantes
27/9/2025 – 17h30 às 19h30 – 3ª Caminhada Verde no Parque Das Águas
29/9/2025 – 8h às 18h – Curso Básico: Identificação de Potenciais Doadores de Órgãos e tecidos
30/9/2025 – 8h às 18h – Curso Intermediário: Identificação de Potenciais Doadores de Órgãos e Tecidos

SES salva pacientes que aguardam por transplante

A Secretaria realizou 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso em 2024, com 36 órgãos retirados, sendo 22 rins, 10 fígados e 4 corações. Também foram captadas 552 córneas e realizados 417 transplantes de córneas no Estado no ano passado.

Leia Também:  Polícia Civil apreende grande quantidade de droga e desarticula grupo voltado para o tráfico em Juara

Em 2025, a Central já realizou a captação de múltiplos órgãos de sete doadores. “Foram captados 20 órgãos: 14 rins, cinco fígados e um coração. De janeiro a 25 de agosto, foram feitos 232 transplantes de córneas em Mato Grosso”, concluiu Anita.

Existem dois tipos de doação de órgãos: a do doador vivo e do doador falecido. Desde que esteja saudável e concorde com a doação, o primeiro pode doar parte da medula óssea, rim, fígado ou pulmão. O segundo caso começa após a notificação de morte encefálica de um paciente, e mediante a autorização da família. O doador pode doar coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córneas, veias, ossos e tendões.

Antes da doação, é realizada uma entrevista familiar e o falecido deve ter manifestado, em vida, o desejo de ser doador. Em casos de óbito por parada cardíaca, somente a doação de córneas e tecidos é possível.

A captação pode ser feita em qualquer unidade hospitalar da rede pública ou privada de Mato Grosso. O Hospital São Mateus é o responsável por realizar transplante de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o Instituto de Olhos, credenciado e habilitado para a coleta de tecidos, para o transplante de córneas.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Polícia Civil prende homem por furtar loja e usar cartão de vítima em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande prenderam em flagrante um homem, de 36 anos, pelo crime de furto qualificado, na manhã de segunda-feira (20.4).

A vítima compareceu à Derf de Várzea Grande para registrar um boletim de ocorrência e relatou que os suspeitos invadiram a sua loja e subtraíram diversos produtos e um cartão bancário.

Conforme o comunicante, após o furto qualificado pelo rompimento de obstáculo, um suspeito passou a utilizar o cartão bancário da vítima em diversos estabelecimentos comerciais.

Diante das informações, a equipe da Derf passou a apurar o crime. Com base nas imagens de um estabelecimento comercial, entre outras diligências, foi possível identificar o suspeito usando o cartão da vítima.

Os policiais civis conseguiram localizar o investigado. Abordado, ele confessou que havia efetuado as compras com o referido cartão de crédito.

Em seguida, o homem foi conduzido à Derf de Várzea Grande, interrogado e autuado em flagrante delito por furto qualificado pela fraude em continuidade delitiva, já que havia utilizado o cartão da vítima por diversas vezes consecutivas.

Leia Também:  Polícia Civil apreende adolescente de 16 anos envolvido em homicídio em Colniza

Após a confecção dos autos, o preso foi encaminhado à audiência de custódia e colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA