CUIABÁ

Servidores da Sorp são homenageados com música, palestra e práticas terapêuticas 

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Sorp), iniciou nesta quinta-feira (23) e segue até sexta-feira (24) uma programação especial em homenagem ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. As atividades incluem palestras, apresentações musicais e ações terapêuticas voltadas à promoção da saúde e ao bem-estar dos servidores.

Nesta quinta-feira, a homenagem ao servidor público contou com a participação da Associação Piano Gente, formada pelos pianistas Dario Scherner e Arthur Scharneski, e pela coreógrafa e professora de balé Natália Galvão. A apresentação do grupo também será aberta ao público frequentador do Parque Tia Nair, a partir das 17h.

Segundo a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o evento, denominado “Semana do Servidor Público”, é dedicado ao bem-estar, ao aprendizado e à valorização dos profissionais que se dedicam diariamente a servir a população.

“O servidor é o coração do serviço público, e essa programação foi pensada para valorizar, acolher e reconhecer o esforço de todos que, mesmo diante dos desafios, continuam desempenhando com comprometimento o seu papel. Teremos ainda a apresentação do Piano Gente, aberta ao público, às 17h, no Parque Tia Nair. É um momento de celebração e merecido reconhecimento pelo trabalho de cada servidor”, destacou Juliana.

Leia Também:  Interventora apresenta dívida trabalhista de 113,1 milhões, e diz que não tem recursos para despesas mensais da secretaria de Saúde de Cuiabá

A palestra “Saúde Mental e Emocional no Serviço Público”, ministrada pela terapeuta cristã e servidora da Sorp Francismary Amorim, trouxe uma reflexão sobre a importância do cuidado com a mente e das relações saudáveis no ambiente de trabalho. Ela compartilhou dicas e estratégias para lidar com as emoções, incentivando os servidores a buscarem apoio em amigos, familiares e profissionais da área da saúde mental, lembrando que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.

“Precisamos refletir sobre a saúde emocional, porque pessoas emocional e mentalmente saudáveis são mais fortes, mais felizes e mais produtivas em todas as áreas da vida. Podemos alçar voos mais altos, pois dentro de cada um de nós existe um enorme potencial, e todos os dias podemos buscar ser nossa melhor versão”, enfatizou Francismary.

Sílvia Bezerra, agente de regulação e fiscalização da Sorp, representou a secretária na abertura do evento e homenageou os servidores que estavam nas ruas desempenhando suas atividades. “Este é um momento para repensarmos o sentido do nosso trabalho e o que significa servir ao público. Servir é estar à disposição, é enfrentar desafios e imprevistos”, afirmou a servidora.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá faz treinamento com subprefeitos sobre o sistema Web Denúncia

Nesta sexta-feira (25), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, os servidores poderão participar das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que oferecem abordagens terapêuticas voltadas à prevenção de agravos à saúde. A programação inclui ventosaterapia, reflexologia podal e auriculoterapia.

#PraCegoVer

A foto que ilustra a matéria mostra os servidores e integrantes da Associação Piano Gente que participaram da “Semana do Servidor Público SORP”, realizada no auditório da Secretaria de Ordem Pública, localizada no Parque Tia Nair.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Câmara aprova projeto “Vereadora por um Dia” para incentivar mulheres na política

Publicados

em

Por

Fabiana Prado | Assessoria da vereadora Katiuscia Manteli 
A Câmara Municipal de Cuiabá deu um passo importante para incentivar a participação feminina na política com a aprovação do projeto de resolução que institui o projeto “Vereadora por um Dia”, nesta quinta-feira (23). A proposta, da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), será realizada anualmente, em março, durante o mês da mulher, e oferecerá a oportunidade para que mulheres conheçam de perto o funcionamento do Legislativo e sintam o que é ter voz e vez na política.
Ao apresentar o projeto, Katiuscia explicou com detalhes como a iniciativa pretende transformar a experiência política das mulheres.
“O número de mulheres na política ainda é pequeno, muitas vezes não por falta de competência, mas por falta de oportunidades. Com este projeto, cada vereador poderá indicar uma mulher para participar de uma sessão, conhecer a rotina do Parlamento e entender que ela também pode ocupar espaços de decisão. O objetivo final é que elas se sintam capazes e fortalecidas para atuar na política”, explicou. 
Em seguida, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) parabenizou a colega pela iniciativa e ressaltou o impacto simbólico e inspirador para as mulheres que sonham em ocupar espaços de poder.
“Há pouco tempo não tínhamos nenhuma mulher neste plenário, e era difícil para as mulheres se enxergarem aqui. Hoje somos oito vereadoras, e iniciativas como essa ajudam a despertar nas meninas e mulheres o desejo de participar da política e ocupar espaços de decisão”, comentou.
A vereadora Paula Calil (PL), presidente da Mesa Diretora, também elogiou a iniciativa e frisou a importância de promover experiências que aproximem as mulheres da política.
“Projetos como esse fortalecem o sentimento de pertencimento das mulheres e mostram que elas têm lugar na política. A democracia só será plena quando homens e mulheres ocuparem igualmente os espaços de decisão”, pontuou. 
Já a vereadora Dra. Mara (Podemos) reforçou o caráter inspirador e educativo da proposta.
“Dessa vez não tem como eu dizer que o seu projeto não é extraordinário. Ele representa todas nós e todas as mulheres que têm vontade de participar da política, mas ainda têm dúvidas se esse é o seu lugar. Que elas se sintam pertencentes a este espaço”, destacou.
O projeto prevê que cada vereador indique uma participante, que passará por consultoria, atividades simuladas e acompanhamento da Secretaria de Apoio Legislativo, vivenciando na prática o dia a dia parlamentar. As participantes também poderão apresentar propostas nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte, meio ambiente, mobilidade urbana, segurança e inclusão social, que poderão se transformar em projetos oficiais da Câmara.
“Quando conseguirmos mudar a percepção de que a política é distante, teremos mais mulheres nos espaços de decisão e em todos os níveis de gestão pública. Este projeto é um investimento na democracia, na igualdade de gênero e no futuro de Cuiabá”, concluiu Katiuscia.
A iniciativa reforça o compromisso da Câmara com representatividade, igualdade e formação de novas lideranças femininas, incentivando mulheres a acreditarem que podem transformar a política da cidade.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Decreto da prefeitura pede suspensão do corte de água e energia elétrica em Cuiabá por 60 dias

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA