Nacional
Seminário sobre prevenção da violência escolar reúne especialistas dos governos brasileiro e norte-americano no MJSP
Brasília, 02/06/2025 – Avaliação de ameaças comportamentais e prevenção da violência escolar é o tema do seminário promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceira com o National Threat Assessment Center (NTAC), do serviço secreto do governo dos Estados Unidos da América (EUA), nesta segunda-feira (2) e terça-feira (3), no Palácio da Justiça, em Brasília (DF).
A ideia é promover a troca de boas práticas entre gestores escolares e autoridades de segurança pública sobre a metodologia de avaliação de ameaças comportamentais aplicada à prevenção de ataques violentos em ambientes escolares. Também serão compartilhadas as melhores soluções adotadas no contexto internacional.
O diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), Rodney da Silva, destacou que o seminário visa “compartilhar experiências, aprender com as autoridades e, principalmente, criar a nossa própria metodologia, os nossos próprios protocolos, para que possamos proteger com qualidade e eficiência a vivência das nossas crianças e adolescentes nas redes sociais”.
Proteger as escolas e as crianças
O agente especial do serviço secreto dos EUA, Andrew O’Donnell, disse acreditar que todos os presentes no seminário têm como prioridade proteger as escolas e as crianças. “A nossa equipe de especialistas viaja pelo mundo promovendo treinamentos para ajudar a conscientizar sobre esse assunto. Esperamos que este encontro possa ser útil para todos vocês em suas profissões”, explicou.
Promovido pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diopi, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o seminário conta com a participação de 120 profissionais de segurança pública, entre policiais civis e militares, representantes da Secretaria de Direitos Digitais (Sedigi), do MJSP, do NTAC, da coordenação-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Programa Escola Segura), do Ministério da Educação (MEC), além das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.
Difundir as boas práticas
O coordenador do Ciberlab substituto, Paulo Benelli, falou que “a troca de experiências permitirá que possamos aprender mais sobre como o serviço secreto atua no seu monitoramento e tentar replicar algumas ideias dentro da nossa realidade. Também será um momento para difundirmos as boas práticas que já adotamos por meio do Ciberlab”.
Segundo a coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas, do MEC, Thaís Dias Luz Borges Santos, acredita que a parceria entre as instituições de segurança pública, educação e saúde é o único caminho possível para lidar com as ameaças de violências extremas nas escolas. “Os Estados Unidos tratam esse problema de uma forma um pouco mais ostensiva e já está no imaginário dos pais norte-americano que isso pode acontecer de alguma forma”, avaliou.
Nacional
No Rio de Janeiro, Lewandowski anuncia criação de escritório emergencial de combate ao crime organizado
Rio de Janeiro, 29/10/2025 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, comunicou a criação de um escritório emergencial de combate ao crime organizado no estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29), no Palácio da Guanabara, após reunião com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e demais autoridades do governo fluminense.
De acordo com Lewandowski, o escritório emergencial facilitará o diálogo entre a União e o governo estadual desfazendo amarras burocráticas, além de unir os esforços das forças federais e estaduais de segurança pública para que a crise no Rio de Janeiro seja rapidamente superada. “Esse será um embrião do que queremos implementar nos estados com a PEC da Segurança Pública para enfrentar o flagelo que é a criminalidade organizada”, disse.
Dentro da estrutura emergencial criada, também atuarão o Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIFRA), com foco na descapitalização das organizações criminosas, mediante inteligência financeira, recuperação de ativos e assessoramento especializado em investigações de lavagem de dinheiro, e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO, uma estrutura de cooperação criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com órgãos estaduais e federais de segurança.
Segundo o ministro, o Governo Federal se colocou à disposição para apoiar a população do Rio de Janeiro neste momento de crise. “Nós vivemos em federalismo cooperativo. O problema de uma unidade federal é um problema de todos os estados membros”, afirmou.
Ricardo Lewandowski ainda ressaltou que colocou à disposição do Governo do estado do Rio de Janeiro as vagas necessárias para a transferência de lideranças de facções para presídios federais, aumento no efetivo da Força Nacional de Segurança Pública, de peritos criminais, a utilização de banco de dados de DNA, balística, entre outros. O ministro destacou ainda que a Polícia Federal vai intensificar as atividades de inteligência para a asfixia financeira do crime organizado.
Até o fim do ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) aumentará o efetivo no Rio de Janeiro em 50%, o que resulta em um total de 350 policiais a mais atuando no estado.
O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que, durante o diálogo, as ofertas do Governo Federal foram prontamente aceitas. De acordo com Castro, as forças federais e estaduais terão ações 100% integradas. “Dentro das competências de cada órgão, vamos atuar para fazer uma segurança pública voltada ao cidadão, que é o grande motivo da atuação estatal”, afirmou.
-
Entretenimento7 dias atrásDisputa milionária ameaça apresentação do Guns N’ Roses em Cuiabá
-
Destaque6 dias atrásPara Wellington Fagundes ZPE permitirá industrialização e agregação de valor a produtos primários de MT
-
CUIABÁ6 dias atrásCasal morre em grave acidente no CPA 1; cachorro sobrevive
-
CUIABÁ7 dias atrásCuiabá terá salário antecipado e ponto facultativo do Dia do Servidor transferido
-
Destaque6 dias atrásMauro Mendes defende planejamento fiscal e reforça investimentos em Mato Grosso; VEJA O VÍDEO
-
Destaque6 dias atrásGeraldo Alckmin afirma que hidrovia do Paraguai é essencial para escoamento agrícola de Mato Grosso
-
Política Estadual6 dias atrásCST do Enfrentamento ao Feminicídio fará visitas a diferentes municípios para avaliar políticas públicas
-
Economia6 dias atrás“Depois de 30 anos de espera, Cáceres ganha a ZPE e Mato Grosso abre um novo eixo de desenvolvimento para exportação”, diz Mauro Mendes ao lado de Geraldo Alckmin









