Estadual

Secel realiza rodas de conversa para conhecer demandas do setor de economia criativa em Mato Grosso

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) realiza uma série de Rodas de Conversa Online para conhecer as demandas e planejar ações voltadas ao setor de economia criativa em Mato Grosso. Divididos nos segmentos de dança, circo, teatro, games e audiovisual, os encontros acontecem entre os dias 13 e 18 de julho.

“Queremos ouvir as trabalhadoras e trabalhadores da cultura, trocar ideias sobre experiências e desafios. O objetivo é construirmos, juntos, políticas públicas que atendam às necessidades do setor, no contexto da economia criativa”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Watila Fernando.

Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário online (link aqui), marcando a roda de conversa que deseja participar. No mesmo formulário, será possível acessar o grupo específico de mensagens, em que serão compartilhadas mais informações e o link para participar de cada encontro online.

Confira abaixo as datas e horários das rodas de conversa por segmento:

Dança: sábado (13.07), às 14h
Teatro: segunda (15.07), às 19h
Circo: terça (16.07), às 19h
Games: quarta (17.07), às 19h
Audiovisual: quinta (18.07), às 19h

Leia Também:  Arena Pantanal recebe primeira partida do Cuiabá como mandante na série B do Campeonato Brasileiro

Mato Grosso Criativo

A economia criativa corresponde ao uso de ideias e da criatividade como papel essencial na economia, sendo elementos indispensáveis na produção de mercadorias, bens e serviços com alto valor agregado.

O setor criativo é composto pelas atividades do mundo das artes, criações funcionais e negócios digitais, e seu fortalecimento é uma estratégia de diversificação da economia local, fomentando emprego e renda.

Por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Economia Criativa, a Secel-MT promove políticas públicas que visam a formação e capacitação profissional, fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento de territórios criativos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Exposição em homenagem à Osvaldina dos Santos segue em cartaz na Galeria Lava Pés

Publicados

em

Por

Segue em cartaz na Galeria Lava Pés, em Cuiabá, a exposição coletiva em homenagem à artista e professora Osvaldina dos Santos, falecida em 2010 e amplamente reconhecida por sua significativa contribuição à cultura e às artes no Estado de Mato Grosso. A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Com pinturas inspiradas no legado, na sensibilidade e na trajetória da homenageada, a exposição é composta por obras de Albina dos Santos, Adão Domiciano, Ari Carvalho, Bia Pinheiro, Cam Pére, Carlos Bosquê, Carlos Pina, Cleiton Matos, Clóvis Moura, Day Trindade, Elieth Gripp, Ellém Pelliciari, Gervane de Paula, Marcela Lopes, Nana, Linalva Alves, Marlene Kirchesch, Rimaro, Roberto Jorge, Rosylene Pinto, Rita Ximenes, Sofia Pinheiro, Télio Fernandes, Thelma Foster, Valdecy Feliciano, Vicente Paulo e Victor Hugo dos Santos.

Os trabalhos dos 27 artistas promovem um diálogo entre a produção contemporânea e a memória artística de Osvaldina, demonstrando sua importância como referência para novas gerações.

Leia Também:  Arena Pantanal recebe primeira partida do Cuiabá como mandante na série B do Campeonato Brasileiro

Com curadoria de Ari Carvalho, Bia Pinheiro e Albina dos Santos, filha da artista, a exposição propõe uma abordagem sensível que articula memória, história e criação artística atual. A participação de Albina na curadoria contribui para o fortalecimento do vínculo entre a obra de Osvaldina e sua permanência no cenário cultural mato-grossense.

A visitação é gratuita durante todo o período expositivo e inclui ações de mediação cultural, produção de catálogo e atividades educativas voltadas ao público. Além de valorizar a trajetória da artista homenageada, a iniciativa incentiva a produção artística contemporânea e fortalece o circuito das artes visuais em Mato Grosso.

Sobre a artista

Osvaldina dos Santos teve uma trajetória relevante nas artes visuais. Em Cuiabá, iniciou sua produção artística em 1978, ao frequentar o Ateliê da Fundação Cultural, espaço em que também atuou como orientadora na década de 1980, contribuindo para a formação de novos artistas.

Sua trajetória inclui a participação em importantes exposições, como o Jovem Arte Mato-Grossense, o Salão Nacional de Artes Plásticas, o Salão de Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul, a Bienal de Maringá, entre outras.

Leia Também:  Povos originários fortalecem segurança alimentar com Programa de Aquisição de Alimentos com produção local

Galeria Lava Pés

A Galeria de Artes Lava Pés é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Sece-MT), localizado no piso térreo da sede da Pasta Estadual, na Rua José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, Duque de Caxias, em Cuiabá.

O espaço possui 350 metros quadrados de área e está equipado para receber exposições nos mais variados suportes, de telas a esculturas e videoinstalações, entre outros. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

*Com supervisão Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA